Toyota faz um dos recalls mais honestos da história da indústria automotiva

toyota sienna (1)
toyota sienna (1)

A Toyota anunciou o recall que deve ser um dos mais honestos de toda a história automotiva.

Após detectar, em testes internos, que 54.000 unidades da minivan Sienna 2025 tem uma falha de soldagem na estrutura do banco da segunda fileira, ela decidiu realizar o chamado.

Isso mesmo sem qualquer reclamação, sem qualquer registro de acidentes ou lesões, ou nada parecido, evidenciando uma postura muito mais ágil e proativa do que acontece em outras marcas.

O problema foi descoberto durante a análise de um protótipo interno de assento, que utilizava trilhos de banco retirados da própria linha de produção.

Veja também

toyota sienna (5)
toyota sienna (5)

No teste, o sistema não atendeu aos padrões internos de segurança da marca.

Ao investigar mais a fundo, engenheiros da Toyota perceberam que uma das máquinas de solda do fornecedor estava mal calibrada, fazendo com que a penetração da solda nos trilhos do banco fosse insuficiente, comprometendo a integridade da estrutura em caso de colisão.

Segundo o relatório enviado à NHTSA (agência de segurança viária dos EUA), todas as Siennas fabricadas entre 14 de janeiro e 24 de julho de 2025 estão potencialmente afetadas.

toyota sienna (2)
toyota sienna (2)

O defeito atinge tanto os modelos com bancos individuais quanto aqueles com banco traseiro inteiriço.

A montadora acredita que 100% dos veículos produzidos nesse intervalo têm a falha, mas garante que modelos feitos fora desse período estão livres do problema.

A solução será simples e gratuita: os trilhos dos bancos da segunda fileira serão substituídos por novos componentes, com solda adequada.

toyota sienna (3)
toyota sienna (3)

O comunicado aos concessionários foi feito no início de outubro, e os proprietários começarão a receber as cartas de recall a partir de 21 de novembro. O processo deve estar concluído até o início de dezembro.

A atitude imediata da marca contrasta com a resposta lenta dada durante o escândalo de aceleração não intencional entre 2009 e 2011, que envolveu dezenas de mortes atribuídas a problemas no pedal do acelerador e tapetes mal encaixados.

Dessa vez, a Toyota preferiu não correr riscos e agiu antes que o problema escapasse de seu controle.

toyota sienna (4)
toyota sienna (4)
📣 Compartilhe esta notíciaX FacebookWhatsAppLinkedInPinterest
📨 Receba um email com as principais Notícias Automotivas do diaReceber emails
📲 Receba as notícias do Notícias Automotivas em tempo real!Entre agora em nossos canais e não perca nenhuma novidade:

Canal do WhatsAppCanal do Telegram
Siga nosso site no Google Notícias
noticias
Autor: Eber do Carmo

Fundador do Notícias Automotivas, com atuação por três décadas no segmento automotivo, tem 20 anos de experiência como jornalista automotivo no Notícias Automotivas, desde que criou o site em 2005. Anteriormente trabalhou em empresas automotivas, nos segmentos de personalização e áudio.


formulario noticias por email

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.