Toyota Hilux elétrica será fabricada após governo “jogar um verde”

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A Toyota apresentou uma variante de propulsão elétrica da picape média Hilux no ano passado, mas desde então, o projeto ficou apenas num show car e isso incomodou as autoridades da Tailândia.

Como o governo de Bangcoc não pode obrigar a Toyota a fabricá-la, buscou uma alternativa para “estimular” a montadora japonesa e isso veio por meio de uma concorrente conterrânea, a Isuzu.

Após a Isuzu revelar sua versão elétrica da D-Max, ainda um conceito, o governo tailandês não perdeu tempo e anunciou para quem quisesse ouvir, que a marca nipônica estava adiantada no desenvolvimento de sua picape média eletrificada.

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Isso foi o bastante para a Toyota responder de imediato com a confirmação da produção da Hilux elétrica em 2025. Pelo visto, a estratégia de Bangcoc deu certo, já que a suposição de que a Isuzu poderia liderar o segmento mexeu com a rival.

Na Toyota, a Hilux com sistema mild hybrid de 48 volts já está em produção e atua em vários mercados pelo mundo, inclusive a Europa. Até mesmo uma versão com células de combustível de hidrogênio foi desenvolvida (foto abaixo).

Todavia, a opção elétrica atraiu a atenção da Tailândia, tal como também fez o produto da Isuzu. A D-Max é uma das maiores concorrentes da Hilux na região e a Toyota nem dormiria se a concorrente passasse sua picape.

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Importantíssima para a Toyota, a Tailândia é alvo da montadora para vendas expressivas, com 250.000 veículos sendo a meta para 2024. Ainda assim, o país do Sudeste Asiático quer 30% das vendas sendo de veículos elétricos em 2030.

Então, para jogar o jogo, a Toyota precisa eletrificar-se rápido e o governo da Tailândia “jogou um verde” para forçar esse movimento por parte do gigante automotivo japonês.

Com Hilux e D-Max elétricas, espera-se que outros fabricantes andem na mesma direção, estimulando ainda mais o mercado local, que recentemente viu um anúncio da BMW para uma grande fábrica de baterias.

[Fonte: Electrek ]

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Autor: Ricardo de Oliveira

Com experiência de 27 anos, há 16 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook, X