A Toyota assentou a pedra fundamental de sua segunda fábrica de automóveis em Sorocaba, que já conta com a unidade 1, que atualmente produz os modelos Yaris, Yaris Sedan e Corolla Cross.
Já a unidade 2 fará o Novo Yaris Cross e também uma picape cabine dupla monobloco, feita sobre a mesma plataforma TNGA GA-C do best-seller da Toyota.
Com capacidade para 100 mil carros por ano, a nova unidade irá complementar a gama de modelos da Toyota, que ainda receberá no complexo o Corolla da próxima geração, que deve assumir o espaço a ser deixado pelo Yaris e seu irmão sedã.
Com isso, a Toyota foca em produtos de maior apelo e também de valor agregado melhor. A planta 2 é parte dos R$ 11 bilhões que a Toyota colocará no Brasil até 2030.
Rafael Chang, CEO da Toyota na América Latina, disse ao site Automotive Business: “Essa nova fábrica representa a expansão das nossas exportações, das nossas vendas internas e, também, a criação de mais de 2 mil novos empregos”.
Ocupando uma área de 400.000 m², a planta 2 terá 500 funcionários e contará com capacidade 50% maior que a planta 1. Além disso, a Toyota terá, até 2026, um novo centro logístico de peças com capacidade para movimentação de 1,1 milhão de componentes mensalmente.
O Novo Yaris Cross chegará em 2025 como um SUV compacto com duas opções de motorização, sendo uma baseada no motor 1.5 Flex de 110 cavalos com CVT, enquanto a versão Hybrid terá o mesmo motor flex com ciclo Atkinson.
Este conta com 111 cavalos combinados, com transmissão transaxle CVT e também bateria de níquel ou lítio, com boa autonomia e também eficiência energética.
Além disso, a picape monobloco também será híbrida e pode vir com um motor a combustão, no caso um 2.0 turbo com mais de 250 cavalos e um híbrido 2.5 com tração integral, entregando na casa dos 200 cavalos.
Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!