Toyota inicia processo de recuperação da fábrica de Porto Feliz e plano emergencial para suas operações no país

toyota porto feliz 2
toyota porto feliz 2

A Toyota anunciou que, em conjunto com seus colaboradores e representantes sindicais, aprovou um plano emergencial voltado à preservação dos empregos e à continuidade de suas operações no Brasil.

Isto ocorre em função dos impactos gerados pelas fortes chuvas e ventos intensos em sua unidade de motores de Porto Feliz–SP, ocorridos no dia 22 de setembro de 2025.

Na unidade de Porto Feliz, a montadora japonesa segue com o levantamento detalhado dos danos e a elaboração dos planos de reparo, conduzidos com máxima cautela e sempre priorizando a segurança.

Como se sabe, a unidade iniciou sua operação com 108 mil motores por ano, mas já ampliou bastante esse volume de modo a atender uma demanda de mais de 250 mil propulsores.

Veja também

A Toyota, segundo comunicado, destaca que está trabalhando para minimizar os impactos em toda a cadeia e a seus clientes, especialmente pela marca ser a quarta mais vendida no país, perdendo somente para Fiat, VW e Chevrolet .

Paralelamente, a Toyota diz atuar intensamente para restabelecer, no menor prazo possível, as atividades de produção de veículos em Indaiatuba–SP e Sorocaba–SP, buscando alternativas de fornecimento de motores junto a unidades da Toyota em outros países.

A Toyota ainda não revelou quais plantas no exterior estarão envolvidas, mas a cadeia global da empresa é bem integrada e pronta para atender unidades em dificuldades operacionais.

Entre outras medidas já aprovadas pela Toyota, estão as férias emergenciais para equipes ligadas à produção das unidades Porto Feliz–SP, Sorocaba–SP e Indaiatuba–SP, no período de 1 a 20 de outubro.

Como já é sabido, existe a possibilidade de lay-off na sequência com período vigente de até 150 dias ou cinco meses.

Segundo a Toyota, essas ações foram definidas conjuntamente para garantir a proteção das pessoas e viabilizar a retomada segura das atividades.

A Toyota continua a agradecer às manifestações de solidariedade recebidas de fornecedores, concessionários, governo, fabricantes e clientes.

📣 Compartilhe esta notícia:🕊️ X 📘 Facebook📱 WhatsApp💼 LinkedIn📌 Pinterest
📲 Receba as notícias do Notícias Automotivas em tempo real!Entre agora em nossos canais e não perca nenhuma novidade:

✅ Canal do WhatsApp📡 Canal do Telegram
📰 Siga nosso site no Google Notícias
unnamed
Autor: Ricardo de Oliveira

Com experiência de 29 anos na área automotiva, há 18 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook


formulario noticias por email

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.