
A Toyota anunciou que, em conjunto com seus colaboradores e representantes sindicais, aprovou um plano emergencial voltado à preservação dos empregos e à continuidade de suas operações no Brasil.
Isto ocorre em função dos impactos gerados pelas fortes chuvas e ventos intensos em sua unidade de motores de Porto Feliz–SP, ocorridos no dia 22 de setembro de 2025.
Na unidade de Porto Feliz, a montadora japonesa segue com o levantamento detalhado dos danos e a elaboração dos planos de reparo, conduzidos com máxima cautela e sempre priorizando a segurança.
Como se sabe, a unidade iniciou sua operação com 108 mil motores por ano, mas já ampliou bastante esse volume de modo a atender uma demanda de mais de 250 mil propulsores.
Veja também
A Toyota, segundo comunicado, destaca que está trabalhando para minimizar os impactos em toda a cadeia e a seus clientes, especialmente pela marca ser a quarta mais vendida no país, perdendo somente para Fiat, VW e Chevrolet.
Paralelamente, a Toyota diz atuar intensamente para restabelecer, no menor prazo possível, as atividades de produção de veículos em Indaiatuba–SP e Sorocaba–SP, buscando alternativas de fornecimento de motores junto a unidades da Toyota em outros países.
A Toyota ainda não revelou quais plantas no exterior estarão envolvidas, mas a cadeia global da empresa é bem integrada e pronta para atender unidades em dificuldades operacionais.
Entre outras medidas já aprovadas pela Toyota, estão as férias emergenciais para equipes ligadas à produção das unidades Porto Feliz–SP, Sorocaba–SP e Indaiatuba–SP, no período de 1 a 20 de outubro.
Como já é sabido, existe a possibilidade de lay-off na sequência com período vigente de até 150 dias ou cinco meses.
Segundo a Toyota, essas ações foram definidas conjuntamente para garantir a proteção das pessoas e viabilizar a retomada segura das atividades.
A Toyota continua a agradecer às manifestações de solidariedade recebidas de fornecedores, concessionários, governo, fabricantes e clientes.
📲 Receba as notícias do Notícias Automotivas em tempo real!Entre agora em nossos canais e não perca nenhuma novidade:
✅ Canal do WhatsApp📡 Canal do Telegram
📰 Siga nosso site no Google Notícias