
Em parceria com a Pony.ai e GAC Motor, a Toyota iniciou a produção de robotáxis na China, numa ousada operação que entra para a história como o primeiro carro da marca japonesa feito em massa para rodar sem motorista.
Conhecido como Robotaxi Platinum 4X, o modelo é baseado no crossover elétrico Toyota bZ4X e sai de uma fábrica da GAC-Toyota na China para atender à demanda local por carros robotizados em serviços de aplicativo.
Essa tecnologia da Pony.ai integra as capacidades do veículo, validadas ao longo de um extenso período de testes nos ambientes mais complexos das chamadas “cidades de primeira linha”, como Pequim, Xangai, Guangzhou e Shenzhen.
Além disso, o Robotaxi Platinum 4X passou também por otimização ao nível de sistema para diversos cenários operacionais que se apresentam ou que porventura venham a se apresentar no futuro.
Veja também

A China avançou rapidamente em condução autônoma, autorizando a circulação de veículos robotizados nestas metrópoles chamadas de cidades de primeira linha, lembrando que existem muitas outras com dezenas de milhões de pessoas cada.
Dessa forma, parcerias como das empresas Pony.ai, Toyota China e GAC Toyota fornecem assim serviços de transporte autônomo seguros, convenientes e eficientes para mais usuários.
No país, existem outras redes que também atuam com carros robotizados que circulam livremente por estes grandes centros, porém, no exterior, a coisa está bem mais limitada.
Os avanços em condução autônoma se apresentam em muitos lugares, como EUA e Europa, mas a questão maior continua sendo a legislação e “santuários” como a Califórnia, garantem que tais serviços existam na prática.
Aqui no Brasil, a condução autônoma avança bem devagar, muito em parte pela falta de infraestrutura viária condizente e por investimentos privados do setor automotivo, com o combustível verde sendo o principal ativo que as montadoras investem por aqui, impulsionadas pelo governo.
📨 Receba um email com as principais Notícias Automotivas do diaReceber emails
📲 Receba as notícias do Notícias Automotivas em tempo real!Canal do WhatsAppCanal do Telegram
Siga nosso site no Google Notícias










