Comprar um carro novo com orçamento apertado nos Estados Unidos geralmente significa se contentar com o mínimo do mínimo.
Por volta de 18 mil dólares, as opções se resumem basicamente ao Nissan Versa ou a algum Mitsubishi Mirage 2024 encalhado no estoque de uma concessionária.
Mas com esse mesmo valor na China, é possível comprar um SUV elétrico moderno e bem equipado da Toyota. Sim, é isso mesmo.
A marca japonesa acaba de lançar oficialmente no mercado chinês o novo Toyota bZ5, um SUV elétrico compacto que chega com preço inicial de apenas 129.800 yuans — algo em torno de 18.100 dólares.
Isso dá em torno de 100.000 reais.
Isso é menos do que custa um Corolla usado com cinco anos de estrada nos EUA. E o mais impressionante: estamos falando de um carro zero quilômetro, com visual contemporâneo e recheado de tecnologia.
Fruto da parceria entre Toyota e FAW, o bZ5 é a versão de produção do conceito bZ3C e chega em quatro versões.
A mais acessível é a 550 Joy, seguida pela 550 Pro, pela 550 Pro Smart Edition e pela 630 Pro.
Mesmo a versão topo de linha custa apenas 159.800 yuans, cerca de 22.200 dólares — menos da metade do que se paga por um Tesla Model Y na China, que parte de 263.500 yuans.
Debaixo do capô, o bZ5 impressiona com um motor elétrico dianteiro que entrega 268 cv e 33,6 kgfm de torque. A recarga rápida de 90 kW permite ir de 30% a 80% da carga em apenas 27 minutos.
Nas versões 550, a bateria de 65,28 kWh garante autonomia de até 550 km (342 milhas) no ciclo chinês CLTC. Já a versão 630 Pro usa uma bateria de 73,98 kWh e promete até 630 km (392 milhas).
Nas dimensões, o bZ5 é maior que o bZ4X vendido no Ocidente. Com 4,78 metros de comprimento e entre-eixos de 2,88 metros, o SUV oferece bom espaço interno e um visual limpo, moderno e nada “barato”. Aliás, barato aqui só no preço mesmo.
Mesmo nas versões mais acessíveis, o modelo vem bem equipado.
A versão topo traz sistema de direção assistida com 33 sensores, incluindo LiDAR, sistema de som JBL com 10 alto-falantes, painel de instrumentos digital e uma enorme central multimídia de 15,6 polegadas.
Com preços que variam de 18 a 22 mil dólares e recursos que em outros mercados só aparecem em carros acima dos 40 mil, o Toyota bZ5 mostra como o jogo da mobilidade elétrica está mudando — e como a China está anos à frente quando o assunto é democratizar o carro elétrico.
Para os consumidores americanos, resta a frustração de ver que, por lá, até um Nissan usado pode custar mais do que um SUV elétrico zero km do outro lado do mundo.
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!