Comprar um carro novo com orçamento apertado nos Estados Unidos geralmente significa se contentar com o mínimo do mínimo.
Por volta de 18 mil dólares, as opções se resumem basicamente ao Nissan Versa ou a algum Mitsubishi Mirage 2024 encalhado no estoque de uma concessionária.
Mas com esse mesmo valor na China, é possível comprar um SUV elétrico moderno e bem equipado da Toyota. Sim, é isso mesmo.
A marca japonesa acaba de lançar oficialmente no mercado chinês o novo Toyota bZ5, um SUV elétrico compacto que chega com preço inicial de apenas 129.800 yuans — algo em torno de 18.100 dólares.
Isso dá em torno de 100.000 reais.
Isso é menos do que custa um Corolla usado com cinco anos de estrada nos EUA. E o mais impressionante: estamos falando de um carro zero quilômetro, com visual contemporâneo e recheado de tecnologia.
Fruto da parceria entre Toyota e FAW, o bZ5 é a versão de produção do conceito bZ3C e chega em quatro versões.
A mais acessível é a 550 Joy, seguida pela 550 Pro, pela 550 Pro Smart Edition e pela 630 Pro.
Mesmo a versão topo de linha custa apenas 159.800 yuans, cerca de 22.200 dólares — menos da metade do que se paga por um Tesla Model Y na China, que parte de 263.500 yuans.
Debaixo do capô, o bZ5 impressiona com um motor elétrico dianteiro que entrega 268 cv e 33,6 kgfm de torque. A recarga rápida de 90 kW permite ir de 30% a 80% da carga em apenas 27 minutos.
Nas versões 550, a bateria de 65,28 kWh garante autonomia de até 550 km (342 milhas) no ciclo chinês CLTC. Já a versão 630 Pro usa uma bateria de 73,98 kWh e promete até 630 km (392 milhas).
Nas dimensões, o bZ5 é maior que o bZ4X vendido no Ocidente. Com 4,78 metros de comprimento e entre-eixos de 2,88 metros, o SUV oferece bom espaço interno e um visual limpo, moderno e nada “barato”. Aliás, barato aqui só no preço mesmo.
Mesmo nas versões mais acessíveis, o modelo vem bem equipado.
A versão topo traz sistema de direção assistida com 33 sensores, incluindo LiDAR, sistema de som JBL com 10 alto-falantes, painel de instrumentos digital e uma enorme central multimídia de 15,6 polegadas.
Com preços que variam de 18 a 22 mil dólares e recursos que em outros mercados só aparecem em carros acima dos 40 mil, o Toyota bZ5 mostra como o jogo da mobilidade elétrica está mudando — e como a China está anos à frente quando o assunto é democratizar o carro elétrico.
Para os consumidores americanos, resta a frustração de ver que, por lá, até um Nissan usado pode custar mais do que um SUV elétrico zero km do outro lado do mundo.
Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!