Toyota lança sedã elétrico com sistema da Huawei e promete até 710 km de autonomia

toyota bz7 lancamento 2
toyota bz7 lancamento 2

A Toyota quer mostrar que está levando a sério a eletrificação na China, e sua nova investida não economiza em ousadia, tecnologia e autonomia.

Apresentado no Salão de Guangzhou 2025, o novo sedã elétrico bZ7 reforça a estratégia da GAC-Toyota de criar modelos cada vez mais conectados, inteligentes e adaptados ao público chinês.

Com desenvolvimento liderado pela equipe de engenharia da Toyota na China, o bZ7 é o segundo modelo dessa nova fase, após o SUV bZ3X.

O grande diferencial do bZ7 está na tecnologia embarcada: é o primeiro veículo da GAC-Toyota a contar com o sistema HarmonyOS da Huawei e com sensor LiDAR no teto.

Veja também

toyota bz7 lancamento 3
toyota bz7 lancamento 3

Essa combinação permite ao sedã oferecer um sistema avançado de condução semiautônoma com suporte tanto para vias urbanas quanto para rodovias.

No visual, o bZ7 segue a linguagem de design da linha bZ, com faróis divididos e para-choque frontal projetado para melhorar a aerodinâmica.

O capô fluido, os dutos de ar laterais e o perfil estendido com linha de cintura marcada reforçam o caráter futurista do modelo.

Com 5,13 metros de comprimento, 1,96 metro de largura e 3,02 metros de entre-eixos, o bZ7 se posiciona como um sedã grande, ideal para o mercado premium chinês.

toyota bz7 lancamento 4
toyota bz7 lancamento 4

Na traseira, o visual é arrojado, com estilo de cupê, teto panorâmico prolongado até o vidro traseiro e uma lanterna em peça única.

Um spoiler dinâmico e saídas de ar laterais completam o conjunto visual moderno, com foco na eficiência aerodinâmica.

O interior é dominado por uma enorme tela central sensível ao toque, integrando o sistema HarmonyOS com comandos intuitivos e conectividade completa.

Entre os destaques do cockpit estão o reconhecimento facial, projeção de informações no para-brisa (head-up display) e som ambiente distribuído por múltiplos alto-falantes.

toyota bz7 lancamento 1
toyota bz7 lancamento 1

A plataforma de assistência à condução é fornecida pela Momenta e utiliza inteligência artificial de ponta, com base em um modelo de aprendizado profundo integrado.

Esse sistema promete suporte robusto à condução assistida de nível elevado, com atuação precisa em diversos tipos de estrada.

Sob o capô, o sedã elétrico traz o conjunto motriz DriveONE da Huawei, capaz de entregar 278 cv de potência e velocidade máxima de 180 km/h.

As baterias são de fosfato de ferro-lítio (LFP), fornecidas pela CALB, com duas opções de capacidade: 71,35 kWh e 88,13 kWh.

A versão maior oferece três variações de autonomia no ciclo CLTC: 680 km, 700 km ou até 710 km, enquanto a menor garante 600 km por carga.

Com números tão expressivos, o bZ7 se posiciona como rival direto de modelos da BYD e até de versões da Tesla focadas no mercado chinês.

A produção e venda do sedã estão previstas ainda para este ano, reforçando a ofensiva da Toyota no segmento de EVs com foco local.

O bZ7 representa não só um avanço técnico, mas também simbólico: uma Toyota moldada na China, para o consumidor chinês, com tecnologias desenvolvidas por parceiros locais.

📣 Compartilhe esta notíciaX FacebookWhatsAppLinkedInPinterest
📨 Receba um email com as principais Notícias Automotivas do diaReceber emails
📲 Receba as notícias do Notícias Automotivas em tempo real!Entre agora em nossos canais e não perca nenhuma novidade:

Canal do WhatsAppCanal do Telegram
Siga nosso site no Google Notícias
noticias
Autor: Eber do Carmo

Fundador do Notícias Automotivas, com atuação por três décadas no segmento automotivo, tem 20 anos de experiência como jornalista automotivo no Notícias Automotivas, desde que criou o site em 2005. Anteriormente trabalhou em empresas automotivas, nos segmentos de personalização e áudio.


formulario noticias por email

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.