Toyota

Toyota nos manda uma carta de desculpas

carta-desculpas-toyota Toyota nos manda uma carta de desculpas

from Ricardo Machado de Bastos
to contato noticiasautomotivas.com.br
cc George Alberto Costa e Silva
date 2 May 2011 17:42
subject Carta da Toyota

Prezado Eber,

Boa tarde!
Estou enviando em anexo a esta mensagem, Carta da Toyota do Brasil referente ao assunto do Corolla S.
Adicionalmente, acabei de entrar em contato por telefone e retornarei ainda hoje, pois gostaria de falar-lhe.

(See attached file: 20110502194056980.pdf)

Atenciosamente,

Ricardo Bastos
Toyota do Brasil
Gerente-Geral de Comunicação, Relações Públicas e Governamentais

  • misterbass

    Volta o cão arrependido, com o rabo entre as patas………….

    • netto

      A Toyota trancou! Eles têm dimensão do prejuízo que iam ter por causa disso, não fizeram por puro arrependimento, pensaram que iam tratar o Eber dessa maneira estúpida e que ele não divulgaria! Vamos aguardar pra saber qual vai ser a próxima! Tanto trapalhada da Toyota, quanto próxima montadora a praticar uma ação ridícula dessas!

      • R_i_c_a_r_d_o

        Exatamente! Arrependimento? Não tem cara de ser. Para mim a Toyota do Brasil viu a dimensão que a censura imposta por ela estava tomando não só na mídia nacional, mas também em outros países, e ao ver que sua imagem seria (se é que ainda não foi) seriamente afetada, correu para pedir desculpas e tentar reaver com o prejuízo.

        Espertinha essa Toyota B) Que depois deste acontecimento o pessoal da Toyota pense com cautela antes de tentar intimidar algo ou alguém.

        • Galvão

          Bom,agora já não adianta mais pedir desculpas!!
          Eu mesmo,pra mim Toyota já era!
          Se ela faz isso com o MAIOR SITE AUTOMOTIVO DO BRASIL,imagina o que não faria com seus clientes!!

          • ThiagoLMC

            Em parte até concordo com voce!

            Nós reclamamos todos os dias aqui no NA dos carros do nosso Brasil por não termos carros com preços justos e nem qualidade adequada. Aí vem uma empresa que se acha a dona do mundo e tenta tapar não só a boca do site, mas os olhos de nós leitores.

            Porém, acho que a toyota fez bem em ter pedido desculpas pelo vexame que ela causou ao seu nome e aos leitores que gostam ou têem a marca.

            Espero que depois desta VERGONHA ela se torne uma empresa um pouco mais Tiozona (assim como seus carros), do que uma criançinha mimada em que ela tem que ser sempre elogiada por revistas e sites que ela paga.

            Cuidado Toyota. E vá pensando em algo bem criativo para tentar reconquistar nós leitores indignados com você.

            • ALEZAO2

              e ai como ficam os flagras de carros da toyota no futuro, o NA continuará postando segredos desta montadora?

              • misterbass

                quanto aos flagras, não tem como dizer, mas que pelo menos a toydiota chame o NA para os lançamentos….

        • mike_br

          foi uma ideia infeliz da Toyota… mas corrigiram rapidamente, que é o que importa no final das contas…

      • mmcinza

        O que parece é que a fulana advogada que mandou a primeira carta, não tinha idéia da dimensão que o NA tem perante ao leitor. No mínimo ela pensou que era apenas um blog amador.
        Coitada, Não tinha idéia do que estava mexendo.
        Porém, o fato de tirar as fotos do Corolla S (que não mostra quase nada), ainda é coisa para se discutir, pois isso mostra que se no futuro o NA mostrar outro "furo", eles vão solicitar a retirada da mesma maneira.

    • RafaelRabeloo

      hahaha verdadi ficou arrependido sabem que o NA é um site que ta so crescendo e viu tambem que nimguem gostou da notificação;papelao da toyota , inda bem que eles reconhecerão o erro .Poxa o NA o maior site automotivo eles fazer isso pura sacanagem da parte dela

    • schip624

      So se arrependeu pq viu sua imagem ser sériamente comprometida.. se nao fosse um site grande, ou o maior de todos os do brasil, duvido que teria sido considerado ter pedido desculpas.

      Eu realmente so nao entendi PORQUE que ela SÓ entrou com birra contra o NA, e nao a qualquer outro meio…

      • Nao entendeu? Simples…. Qual o site q lanca mais segredos ou tem assistencia de outros sites que mostram mtas informacoes? E outra coisa…. A empresa nao sabia do tamanho da imagem q iria lhe afetar. Isso pq o Eber nao esconde o q faz ou deixa de fazer. Bem feito Toyota, esta na hora de nos tratar com mais respeito.

    • danillob

      Isso é bom, torna o "nosso" site Noticias Automotivas mais forte.

    • flaviomm

      EBER, em tempo a Toyota reconhece o exagero da medida. Mas publicar fotos de produtos que a empresa quer esconder, dentro das suas instalações (se estiver circulando na via pública, mesmo disfraçado… ok), MESMO que enviado por um contato interno (que aliás comete uma deslealdade com o seu PRÓPRIO empregador), É ERRADO. Não importa se TODO MUNDO TAMBÉM FAZ (4R, A.E., BCWS, MOTORSHOW, ETC), OU SE O CARRO JÁ EXISTE LÁ FORA (ENTÃO PUBLIQUEM FOTOS TIRADAS LÁ FORA). Não importa. Acho que vocês querem fazer o certo (aliás, em tempo, VOCÊS RETIRARAM A IMAGEM, E FIZERAM A SUA PARTE EM NÃO INSISTIR NO ERRO). Estão de parabéns! Crescem a cada dia. Até a MAIOR MONTADORA DO MUNDO reconhece o bom trabalho de vocês. Então, continuem a fazer esse bom trabalho, SEMPRE COM NORTE naquilo que é CERTO, CORRETO, ÉTICO. Abrs! FLÁVIO – BARUERI – SP.

      • Fla3D

        Também acho, é sempre uma atitude nobre reconhecer o erro, mesmo que seja por medo.

    • _Hofmann_

      o fato é que a toyota não se arrependeu do fato, apenas teve receio da sua imagem ser muito comprometida no Brasil e no mundo…

      agora, que tenha a decência de chamar o NA para os eventos de lançamento e disponibilize um de seus carros para avaliação, o que eu acho difícil. mas depois dessa, a toyota deveria rever seus conceitos. Força NA.

      como proprietário de um toyota (fielder), acho que a marca tem ótimos carros, mas continuo com a mesma opinião: corolla, hilux, rav4 e sw4 são carros caros demais, defasados e extremamente mal-equipados pelo que custam.

      o camry até tem um preço razoável, um pouco acima do que deveria, mas pelo menos é muito bem-equipado e tem um sensacional motor 3.5 V6 de 284cv. por 131mil, não é o ideal, pois o cadenza, por exemplo, é maior, mais moderno, tem 290cv e é melhor equipado e custa 125mil com teto panorâmico…

    • V8_sempre

      A voz do povo… É a voz de Deus !

      Duvido q a teriam feito isto, se o Eber nao tivesse divulgado a "bronca" deles…

    • VictorHugo

      Se arrependimento matasse…

    • LuccasVillela

      MELHOR RESPOSTA EVER (L)

    • aprs

      O que mudou? Em partes a Toyota nem sofreu muito. A recomendação de tirar as fotos tá valendo. O período de repercussão foi curto, daqui uns meses ninguém lembra, se é que chegou ao grande público (ie, não fanáticos por carros). Já o Estadão comprou sua briga e vai levar o processo até o STF ou enquanto perdurar a dinastia Sarney.

      Sugiro o Eber a manter a faixa de censurado enquanto não liberarem as fotos, mesmo a Toyota tendo o direito sobre isso. A liberdade de expressão é maior que fotos de um Corolla com aerofólio. Se querem exclusividade, que aumentem a segurança de seus projetos secretos. Até na F1 as equipes copiam na cara dura.

    • break0701

      Deveriamos fazer isso , com o preço dos carros , nao comprandoos , a força do povo

    • marcelofalves

      hauhuahuaha, adorei esse post, cao arrependido huahuah ….quase certeza que veio ordens la de fora para colocar o rabo entre as pernas e pedir desculpe, as outras marcas agradecem…. eu ja nao gostava de toyota, agora que ta riscado do meu caderno de opções

    • wilsinhorp

      Já q é impossível ser perfeito, o mais próximo disso q uma empresa chega é, ao errar, reconhecer o erro e mudar de rumo.
      Parabéns a Toyota, e a vc Eber.

    • maiamachadoch

      abriu uma vaga no dpto jurídico da Toyota, quem estiver interessado, pode mandar o curriculo

    • jaydeero

      CHUPA TOYOTA!

    • Magno_p10

      Parabéns ao NA isso mostra que a união faz a força ainda da pra ter esperança que um dia teremos um pais mais justo com preços mais acessíveis para podermos sonhar mais alto.

  • RicardoBH

    Menos mal então. Situação ridícula para eles!

    • richard_sousa

      Sim foi uma situação ridícula mesmo, mas pelo menos a empresa reconheceu o erro. Pior se não tivesse dado nenhuma satisfação. Não esperava essa humildade. Não vejo esse recall com maus olhos.

    • Romulo_Max

      Ridicula com certeza, e o pedido de desculpa não foi dos mais sinceros e completo tendo em vista a proporção q o negocio tomou, foi um desrespeito à todos os blogs e a liberdade de imprensa.

      "…manifestamos aqui nosso desejo de estabelecer um relacionamento de confiança mútua e qualidade, que atenda os interesses de seu veiculo e leitores"
      Já q é assim, q tal começar convidando os blogs, inclusive o NA, pra eventos de lançamento da Toyota e cedendo veiculos para avaliação????

  • guto_poa

    Parabens a toyota por reconhecer o erro, mesmo que seja por medo das proporçoes que aquela censura poderia ter tomado.

    • _Pedroking

      Mas se eles nao tivessem feito a b****ta nao precisariam estar limpando agora

  • Agora sim, quem realmente se importa com a imagem da Toyota logo deu um jeito de arrumar as coisas.
    Parabéns a Toyota por ter a humildade de reconhecer o exagero, parabéns ao NA por ficar ainda mais forte no meio automobilístico.

  • marcosldesouza

    Acredito que mandaram alguém embora…sempre acham um "bode espiatório" nessas empresas.
    acho q aprenderam e dessa forma mostraram a relevância que o Noticias Automotivas está tendo no mercado brasileiro…

    • akrobatos

      Não se manda advogado embora.

      • sergiomenegaz

        Lógico que manda!

        A advogada em questão provavelmente feaz um contrato com a Toyota em que há possibilidade de rescisão!

        Então o que o Marcor falou não tem nada de errado, sem contar que o que ele disse foi: "Acredito que mandaram alguém embora"

  • O que a voz do povo não faz né?

    • Diego_LC

      VIVA A FAMÍLIA NA!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

      • NÃO COMEÇA COM ESSAS COISA D "FAMILIA" AQUI NÃO! HEAUEAHUEAHE

        • Diego_LC

          Metáfora: "Família" um grupo de pessoas unidos em qualquer situação, demonstrando força e compranherismo uns aos outros…. Me fala se isso não é o NA?!

          • gseverog

            Qria ver isso acontecer com a gasolina tb :P

  • diiogosilveira

    depois do que ela fez, essa com certeza foi uma das melhores maneiras de sair sem muito ''estrago'' com o consumidor.

  • Green_191

    Poderiam ter feito como qualquer empresa civilizada e mandado um email educado pedindo a exclusão das fotos, mas não, escolhem o jeito que dá mais trabalho E AINDA uma impressão negativa na web.

    • L.

      Em verdade estas notificações extra-judiciais são o meio padrão de grandes empresas fazerem esses pedidos. Dificilmente uma transnacional vai mandar algo muito diferente.

  • Marciliosp

    reconheceu o erro mas manteve o opinião quanto a estadia da foto neste site!

    existem coisas que sao irrevogaveis, ja nao cogitava um toyota por ver que seus preços sao bizonhos, agora, muito menos!

  • EduardoPGR

    Tomaram uma atitude infantil e precoce, perceberam que a maioria aqui iria começar a boicotar a marca e enfim pediram desculpas, reconhecendo a grandeza do NA!!!

    • macumba_online

      E eu que já trabalhei numa grande empresa posso dizer com toda a certeza… a primeira comunicação pode ter sido feita de forma equivocada, precipitada… qualquer coisa assim…. Mas essa carta, pode ter certeza que foi minuciosamente revisada e muito bem pensada antes de ser enviada… E ainda assim podem ter certeza que se alguma cabeça não rolou, com certeza uma belíssima mijada foi dada em quem fez hagada…

  • Heumessmo

    Reconheceu seu erro, muito bem toyota, agora vamos ver se nao vai pisar na bola novamente

  • OExcentrico

    Aprendeu foi Toyota? Pois e, mesmo assim a imagem negativa continuara, mas pelo o menos, voce reconheceram o erro.

  • jpmocellin

    Pelo menos reconheceram o erro. Como proprietario de um Corolla XLi 2003, gostaria de salientar que essa atitude infantil fez o conceito da Toyota cair muito para mim, apesar de saber construir otimos carros. Uma empresa capaz de fazer um carro, que ate hoje ja rodou 164.000 quilometros sem NUNCA apresentar um problema mecanico, nao poderia tomar uma atitude como essa.

    • flaviomm

      Então… não confunda as coisas… é a maior montadora do mundo. Produz Lexus. Produz Prius Hybrid. O Corolla é o mais vendido no mundo em todos os tempos. Fez um monte de recall… enfim, como todo mundo, ERRA E ACERTA. Não dá para ser reducionista. Seja feliz no seu Toyota. Lamente a reação exagerada neste caso. Abrs!

    • frturchetto

      Vamos enfatizar isso "Uma empresa capaz de fazer um carro, que ate hoje ja rodou 164.000 quilometros sem NUNCA apresentar um problema mecanico".. Tb tenho um corolla e acho absurdas certas críticas aqui no site. A empresa Toyota pode fazer algumas cagadas, mas dizer que seus carros são ruins só pode ser piada.

      • sergiomenegaz

        Quem aqui disse que os carros dela são ruins???

        O que vejo aqui são críticas em relação:

        _ aos preços exagerados dos seus modelos, ex. Corolla Altis 2.0 (mais de 80mil) contra 89mil de um Jetta 2.0 200cv com motor e câmbio AUDI e mais suspensão traseira moderna;

        _ aos seus produtos estarem defasados (suspensão traseira por ex.) ou em equipamentos de série oferecidos.

        –> Ressalto que CONCORDO com ambas críticas!!!!!!!

        P.S. – Sorte do colega que não teve nenhum problema mecânico no carro. O que não inclui problemas por desgate precoce de peças e tb na parte elétrica do mesmo. Olhando por esse lado, tenho um Clio 1.6 16v 2008 já com 80mil km rodados e só tive como problema mecânico problema na bomba da água do meu carro, a qual teve que ser trocada.

  • LucasHaughton_

    Pode pedir desculpas Toyota mais mesmo assim a primeira péssima e impressão é a que fica

  • vinicarioca

    humm…veremos então como a "montadora não citada" se comportará daqui pra frente

  • LuisRenatoJoia

    A toyota se arrependeu!Viva democracia.

    • nunes_01

      se arrependeu acho que não… apenas ficou com medo da proporção que tomou a censura….

  • Malbert24

    o classico tiro no pé, Sres da Toyota Brasil. Não é tentando censurar o trabalho de informação, mas respondendo ao que se acha correto ou incorreto. Isso ajuda a imagem de uma marca atenta a propria para com seus apreciadores. No entanto a repercussão desse caso antipatico até saiu das fronteiras brasileiras…

  • DiMais

    tinha maneira mais interessante pra chamar atenção né? agora deveria penar pra aparecer alguma informação da Toyota aqui..

  • wiliamp

    Claro que eles vão pedir desculpas! Quem não quer propaganda Gratuita? O NA podia aproveitar e pedir um carro para testar. =D

  • genghiskhanll

    É isso ai Toyota!Isso é para vocês aprenderem que a Web tem muito poder!Cuidado com o que vocês fazem,derrobou ainda mais a popularidade da marca e agora que a noticia até foi pros EUA então…
    E abaixem esses preços,pow!!!!!!!!Cobrar uma fortuna por um "Colorrossauro Rex" ¬¬
    E ainda tem gente que compra…

  • 000000000000000

    O pedido de desculpas da Toyota é mais um reconhecimento da força do NA e de nós, leitores.

    • Chlaralu

      Parabens ao NA e aos leitores!!

  • GuilhermeD.

    É isso aí!!!

    Isso mostra a força que tem o NA e seus leitores!!!

  • Leocasemiro

    kkk. Justo.

  • felipe98

    perceberam que o NA nao é pouca "porcaria"

    NA Rlz!!!

  • genghiskhanll

    É isso ai Toyota!Isso é para vocês aprenderem que a Web tem muito poder!Cuidado com o que vocês fazem,derrobou ainda mais a popularidade da marca e agora que a noticia até foi pros EUA então…

  • FabioEsp

    Ao menos se arrependeram. Um pouco de marketing negativo opera milagres!

    Bem, antes tarde do que nunca.

  • Edu_Airtrek

    Acho que a trapalhada já está feita, a Toyota está tentando limpar a imagem dela, mas não deve ter muito a se fazer

  • phaelrj

    hahahahaha
    cagou no pau…..pensou que fosse um blog amador….se ferrou….
    parabéns Eber….que isso dê mais força ainda pro NA……
    mas apesar de eu ter certezas que a toyota voltou atras pra não prejudicar sua imagem , parabenizo a por voltar a tras de uma decisão errada…parabéns…

  • MINQiz_

    agora eles vem pagar pau!

  • JHerzev_Potiguar

    Já era esperado, mas ri muito.

  • wesleyfuzatto

    Percebendo as milhares de views do seu post e a repercução, acho que deviam é conceder vários carros para avaliação no NA! kkkkk

  • Dupas

    Viram que iriam tomar pau na justiça e já correram pedir desculpas, hahahaha.

  • Sergin162

    Hahahahahhaha
    Tem que rir mesmo: é nosso firme propósito continuar contando com o NA na divulgação de notícias relacionadas à Toyota.
    #TOYOTANUNCAMAIS
    Eu sempre tive uma pontinha de aversão à marca, pois quando eu tinha uns 12 anos, fui junto com o meu pai ver uma Hilux (na época, ainda não era essa nova, era a antiga que tinha modelo 3.0TD e 2.8 aspirada, algo assim) e ele foi tratado como um pedinte, a mesma coisa aconteceu quando, ha uns 3 anos, fomos ver uma RAV-4. Também aconteceu comigo, no final do ano passado, quando fui ver um Corolla para mim e uma SW4 pro meu pai (acabou comprando uma Dakar: 10mil a menos por dezenas de itens a mais e design novo no br). Enfim, desisti definitivamente de algum dia adquirir um Toyota, reforçado por essa atitude imatura. Hoje tenho um C4 Hatch e sou extremamente bem atendido a cada revisão, quando vou conhecer algum carro novo, mesmo numa concessionária alheia a que eu comprei, ou com outro vendedor.

  • lucianorj

    Realmente é difícil entender o que se passou. No fim, fica parecendo que houve uma falha do departamento jurídico. Ora, ameaçar o maior blog automotivo nacional devido a publicação de fotos que circulam livremente pela internet, uma vez que o modelo referido já é vendido regularmente nos EUA… estranho. Ainda mais quando já temos várias informações de um lançamento "de fato", o Toyota Eitos, este sim, inédito no mercado, e um modelo que se pode conceber como tendo caráter estratégico para a empresa.

  • danielrava

    O que será que aconteceu com a advogada da primeira carta?? hahahahahaha

    • DCald

      Ela provavelmente vai ter que entrar na justiça para mudar de nome e depois se mudar do pais… hauhauhau

    • Acredito que alguem perdeu o emprego…

      • andre_0102

        A duvida é quantos?

    • MajorAutomotivo

      Eu disse que ela seria, possivelmente, demitida.

    • landocar

      comeram. com shoyu.

    • Euzi0

      O problema, é que alguem deve ter mandado ela fazer a carta, ao meu ver, foi mais de uma pessoa…

      abraços

  • felipe98

    Acho que agora depois dessa repercussao, as grandes montadoras vao dar ainda mais atenção para os grandes blogs automotivos do Brasil. Acho que podemos esperar mais testes de carros de grandes marcas aqui no NA. Parabens NA, mais uma barreira vencida.

  • DCald

    Eber, qual o carro que eles vão mandar pra vc avaliar? :)

    • Diego_LC

      Corola S :p

      • expresso222

        Ironia bem colocada!KKKK!!!

      • João Paulo Vizioli

        KKKKK…. Num guentei depois dessa….xD

    • rBvix

      tinham q dar um carro como pedido de desculpas…

  • hpeluffo

    cagão '-'

  • Sias

    Olhem a força que a opinião pública tem… Rapidinho mudaram o discurso. Acho que tem uma advogada precisando de emprego agora…

    E sobre estes "lançamentos"… Flagraram o Civic 2012 todo camuflado rodando no Brasil. É o mesmo carro que já está em outros lugares, não é novidade nenhuma, bem diferente do novo Palio, por exemplo. Fazem isto mais pra chamar a atenção mesmo.

  • AutoBuzZ

    Toyota do Brasil MORDEU e ASSOPROU…

  • JSimpsonBrazil

    #desculpaesfarrapada #toyotanuncamais

  • GarfieldMix

    Ok, mas minha Hilux continua com os mesmos problemas. Paguei 122 mil e o carro tá com problemas mas a concessionária faz DESCASO.

    E ai, Toyota?!

  • Gabriel_Nint

    Rindo muito aqui. Bem feito pra Toyota. A noticia se espalhou internacionalmente muito rapido e causando danos a imagem da empresa no mundo inteiro, principalmente aqui.

    Essa atitude de voltar atrás vai evitar que a marca fique mais exposta negativamente e põe um ponto final na história. Em uma semana ninguém mais vai lembrar da atitude patética deles, será?

    Não tem nada pior do que ter sua imagem manchada. Estraga-la é rapido e qualquer besteira o faz, agora para recuperar o dano, isso leva um tempo maior.

    Parabéns ao NA e aos leitores que se uniram e fizeram a notícia se espalhar pelo mundo todo.

    • andre_0102

      Muitas cartas azuis devem ser distribuídas…

  • RFCAR

    E ai toyota??? Tomou????
    kkkkkk
    mas agora nao adianta chorar, o estrago ja foi feito…. agora Aguenta!!!
    Abs ao Eber e parabens….

  • Wikle

    Então está liberado postar imagens do Corolla com aerofólio? Muito inovador o carro a ser lançado somente no ano que vem e que rendeu toda essa polêmica.

    Lamentável Toyota! Se pelo menos tivessem dado de bandeja a cabeça do "gênio" que inventou essa interpelação extra-judicial.

  • ChalMust

    Conheço bem esses Japas, é só voce bater o pé forte e eles se cagam de medo …tugo igual …valeu NA.

  • Sinceramente, isso não deveria nem ter acontecido… Fail monster da Toyota. Agora… Bem que o tio da Toyota poderia mandar um Toyotinha para o Eber avaliar :D

    • Galvão

      Não só pra avaliar,mas pra tentar "passar uma pano na sujeira",poderia ter DADO um corolla pra ele!
      kkkk

      • DCald

        Quem sabe um Exclusiviiiiiiiiiissimo Corolla S??? hehe

      • aprs

        Aí não né, mas talvez anunciar no site do NA. Acharia natural, uma forma de validar a importância de um site honesto.

  • AndersonDak

    kkkkkkkk ela viu que ia dar errado paro o lado dela e saiu antes que o circo pegasse fogo. kkkkkkk

  • diegowyvern

    Too late Toyota, tooooo late….

  • Galvão

    Ah..depois não adianta chorar pelo leite derramado…
    Eu ainda continuo apoiando a hastag #ToyotaNuncaMais !
    O que foi feito,tah feito Toyota!!
    hahaha

    • DCald

      vamos fazer igual aquela campanha do boicote aos postos… só que de boicote a Toyota… até o final do ano, ninguem compra mais nada da toyota (nem usado)…. vai fazer o preço despencar! hauhauhau… e ia ser legal ver o grafico de vendas… Corolla de lider pra lanterna… e a explicação: "advogadinha da Toyota falou besteira" huahauhauhau

  • Armando_Perez

    Olha.. achei valido os pedidos de desculpas, mas agora como demonstração insatisfação da atitude infantil de ter mandado a primeira carta não publique mais nada sobre a marca.
    mas… eles não esperavam que a repercussão ia ser tão grande que foi para a midia internacional..
    "toma toyota"

  • mandabala

    Que atitude mais descabida, passou pela cabeça que fosse até a sacanagem de alguém, mas pelo visto a Sra. que subscreveu o documento anterior deve ter levado uma daquelas, pois demonstrou total falta de tato com a situação, o mínimo de ética e postura que uma marca deve ter com a imprensa, seus consumidores quem quer se seja. Infelizmente o Direito acaba subindo à cabeça de algumas pessoas que o utilizam da pior maneira possível. No Brasil tudo pode, e isso é uma m#rda!

  • mmuniz75

    Tudo por causa de um Corola com aerofolio. Acho que e Toyata estava com vergonha de uma lançamento tão fraco que não queria mostrar para ninguem. Devem estar preparando um conorrente para o Elantra, coitados

  • megarafael

    isso é uma palhaçada!:(

  • traveller_jpa

    A toyota achava que por ser a empresa gigantesca que é poderia intimidar o site e sair impune… Olha aí no que deu, um erro grosseiro que só poderia ser corrigido dessa forma mesmo: se retratando.

  • Binho_DF

    A Toyota errou feio ao fazer o que fez e agora tenta amenizar as coisas, mais o consumidor não é tão bobo assim. O poder da internet e dos consumidores esclarecidos não pode ser desprezado. Que sirva de lição a todas as montadoras deste País.

  • JPaulo10

    A Toyota reconheceu o erro. E isso não é demérito nenhum, tãopouco motivo de vergonha para o Gerente Ricardo Bastos. Acho que o passo agora é o NA relacionar-se de modo amistoso com a Toyota, informando a seus leitores sobre todas as novidades da montadora, testando seus carros.
    O que importa é que o NA manteve seus direitos. O que houve é passado.
    Viva a Democracia!

  • EuMeSmObYmYsElF

    HA-HA-HA… eu vi o caso com o Du, vi esse agora… quando que essas montadoras vão se tocar?… não se mexe com um veículo de comunicação em massa!

  • ceneq

    Bem, pelo menos uma atitude sensata depois da besteira que fizeram.

    Sorte a deles que estamos no Brasil e não teremos um Harakiri. rsrs

    • EricoKutz

      É… se fosse no Japão nem sei o que aconteceria com essa advogada!!!

  • vjtarkan

    uma piada essa Toyota! 20 anos atrás no Brasil eles só tinham aquelas Rurais, agora acham que são donos do mundo, vão tomar no c…

    • Fla3D

      heheh sem duvida, mas a toyota tinha o bandeirantes, a rural era da willys. :p

  • BLS

    Parabéns pra Toyota, se redimiu enquanto tinha tempo.
    To rindo demais dessa situação patética, é quase vergonha alheia.

  • Texaco2

    Prezado Eber

    Sou leitor diário do Notícias Automotivas e leitor assíduo da Revista Quatro Rodas.

    Na minha casa temos 2 Corollas ( meu pai está no 6º e eu no 2º ) e fiquei abismado com a censura pretendida.

    A Toyota errou e espero que aprenda com este episódio. Quanto a qualidade dos carros, a marca está de parabéns, e para os amantes de automóveis, perdoem este deslize e continuem confiando na marca.
    A internet e a imprensa livre são fundamentais para forçarmos a melhora na qualidade dos automóveis vendidos no Brasil.

    Grato
    Texaco2

  • EricoKutz

    Méritos p/ TOYOTA por reconhecer seu erro grotesto. Agora podem começar a ralar p/ reverter o "estrago" feito. Que por sinal não vou pouco!!

    Parabens p/ NA por permanecer firme, forte e claro, não ceder a intimidação de qualquer um ou uma!!!

  • bailascomigo72

    Queria saber o destino da "dita" advogada (doutora? estagiária?) Rosângela… huahauhua

  • ThorBH

    Hit and run. Foi isso que eu vi. É a mesma coisa que dar um tapa na cara de alguém e depois simplesmente pedir desculpas.

  • Eduardo Costa

    Parabéns à Toyota por admitir seu erro. E parabéns ao NA pela postura que tomou em relação a este acontecimento.

  • Gi1709

    Caiu na pressão! Mas pelo menos ela se moveu rápido, poucos dias depois ela já conserta o estrago

  • davi_auto

    Ainda bem que ela admitiu o erro, mais será que o pessoal ainda está com raiva da Toyota?

    • RSM

      Pelo menos de minha parte sei que a montadora como um todo não culpa disso. ao meu ver, deram asas demais a advogada que mandou a intimação. A toyota do Brasil errou feio sim, mas a nível mundial a montadora não têm culpa disso. Pelo menos que sirva de liçã à toyota do Brasil.

  • Joao_Melo

    já era, toyota! o filme já foi queimado! será que esses caras não aprendem? não é a primeira vez que esse tipo de coisa acontece.

  • GusMenVin

    Mudaram de ideia tão rápido assim.

    Estranho. :|

  • AnderPvai

    Veja galera que movimento bacana foi feito, todo mundo ficou indignado, acho que todos aqui queriam bater de cinta na toyota, teve repercurssao, sentiram a pressao e se desculparam, afinal a saude financeira da toyota brasil depende unicamente de nos.
    Antes de comprar seus carros 0km pense bem, reflita se o preço esta adequado, se é de qualidade, se você é tratado com respeito, nao se deixe levar pela emoçao, nos merecemos muito mais do que temos, mas temos o que merecemos né povo brasileiro.
    Querem carro barato, para de comprar !
    E mais uma vez parabenizar ao NA, tornou-se um GIGANTE com imparcialidade e franqueza, merecem todo o sucesso e muito mais.

  • YoOdEx

    Como eu havia dito, mecheu com quem não deveria! Rapidamente a noticia se espalhou. Essas malditas têm de perceber que Blogs com seus furos despetam a curiosidade do leitor/consumidor. Bom, pelo menos ela foi esperta dessa vez e viu o erro tentando corrigi-lo!

    Claro que a imagens está manchanda, mas só o fez pelo da magnitude do NA que era muito maior que a Toyota imaginava!

  • FORECAR

    Arrependimento!:D

  • Felix_BSB

    O que posso dizer é que pelo menos um Corolla (o que seria meu) eles deixaram de vender.

  • zemarreta

    Antes tarde que ainda mais tarde!!!

  • MarcosMV

    É…

    Isso cheira a pedido dos chefões do exterior.

    Bando de folgados!:@

    • bailascomigo72

      Nada. É daqui mesmo. Como eu disse, isso é "obra" (igual a que se faz nos banheiros…) de algum "açeçor" jurídico louco pra aparecer…

  • felipesfc87

    Pelo menos reconheceu o erro.

    Agora é só emprestar um Corolla 2012 pro Eber testar!

  • Ricston

    Colegas, sou um daqueles que geralmente não postam, mas acessam o blog todos os dias. Estou para trocar de carro (sedã médio) e confesso que o Corolla era uma de minhas opções (ainda que não a preferencial). Depois dessa, acreditem, não tão cedo compro um carro da Toyota. Nem semi-novo.

  • MarlonJean

    Reconheceram! Assim não vão passar tão mal, mas garanto que foi um grande erro deles a primeira notificação.

  • CanalhaRS

    Olha Eber.
    A resposta deles bate com a minha. O NA é grande e importante demais para ser tratado daquela forma ridícula.
    Agora mais do que nunca, eles sabem que o blog tem apoio e cobertura no Brasil e no mundo.
    Eles (os fabricantes de automóveis) estão acostumados a serem temidos e tratados como deuses pelos governos. Por causa desta blindagem, agem com prepotência sobre qualquer um, até sobre os consumidores, que são sua razão de existir. Mas esse péssimo hábito, as vezes, bate de frente com a opinião pública e a liberdade de imprensa, e assim são obrigados a recuar.
    Um dos maiores vexames da Toyota no país, sem dúvida. Cabeças vão rolar por lá, adivinha de quem?

    Parabéns novamente pelo reconhecimento público (não menos que merecido).

    • aprs

      No final, foi bom pro NA. Ganhou repercussão, aquela que as empresas não sabem fazer, como se fosse um viral (mas foi real e inconstitucional). O site foi premiado por ter uma política de pagar por flagras exclusivos. Pode até ser polêmico por questões de direito de imagem, propriedade, etc (não sou advogado, nem quero). Muitos sites fazem o mesmo e não são repreendidos porque a informação flui livremente, ninguém é doido de proibir a internet toda.

  • akrobatos

    Só mais uma c*g*da do dejur de uma grande empresa que a ascom tem que consertar. Logo os japoneses não reconhecem os novos tempos?

  • expresso222

    Estava estranhando a demora da retratação! Um país de democracia tão recente não pode aceitar de forma nenhuma qualquer tipo de censura aos meios de comunicação. Se a imprensa falha pode-se acionar o judiciário, o único meio possível e democrático para resolver este tipo de situação. Censura prévia e arrogante nunca mais!

    • akrobatos

      Fala isso pro Juiz que impediu o Estadão de publicar apuração sobre o filho do Sarney.

  • Já dizia Benjamin Franklin: "tudo que se faz com raiva, acaba em vergonha" ou algo assim, não lembro.

  • V8_sempre

    E o EBER faz a maior (Embora até o ano passado) montadora do mundo perdir DESCULPAS !

    Isso deve ficar na história ! heheh !

  • lorim_ce

    se demorasse mais eu acho q o Eber nao ia receber um carro pra teste e sim de indenização hehehe

  • RSM

    Enfiou o rabo entre as pernas… Agora Eber como pedido de desculpas peça exclusividade na avaliação de 30 dias do novo corolla. seria ótimo para o site e para a toyota se retratar.

  • Anderson_Silva

    Péssima atitude do setor de relações públicas da Toyota, fizeram aquele estardalhaço ridículo com a proibição, agora volta com a atitude digna de um "corno manso", digna de uma pessoa sem palavra, viram que esta proibição se espalhou na net por diversos sites e com isso poderia manchar sua imagem perante a um potencial público ou admirador da marca, achei o pedido de desculpa tão ridículo como o de proibição, mas enfim, o blog querendo ou não precisa de notícias sobre veículos independente da marca, torço que o blog continue firme e forte com restrição ou não.

  • ZURCOLUAP

    Apesar do tratamento improprio perante este site, aparenta querer reconhecer o erro. não esperava tal conduta de um ícone automotivo. Aprenderam o valor dado aos nossos meios de comunicação. Deveriam se retratar oferecendo teste drives ao site. Quem sabe até alguma campanha de retratação ao NOTICIASAUTOMOTIVAS sedendo um TYop de linha da Toyota para ser sorteado aos leitores. TOYOTA, ME AJUDA A ACREDITAR EM VOÇÊ …

  • tfpereira

    Boa Noite.
    Independente do acontecido, acredito que muitos não perceberam o mais importante disto tudo. Viram a força que todos unidos e engajados com "determinada causa" temos? Claro que isso tornou-se grandioso em relação aos apreciadores e conhecedores de carros. Mas isso mostra que com a força de todos juntos, podemos conseguir muitas coisas. Inclusive mudar a imensa quantidade de coisa errada que tem nesse país. Obviamente que a maioria dos que postaram algum comentário com argumentos próprios, o que é muito bom. Mas com um pouco mais de esforço, podemos conseguir muitas coisas. Na era da rede social e emails, podemos fazer muito barulho sempre que assim quisermos.

    Abraços e parabéns a todos, pois não foi uma vitória do Eber ou do NA. Foi uma vitória de todos que gostam e prezam pela liberdade da expressão e obviamente, do NA.

  • Tiago_Beneditto

    Parabéns Eber, a Toyota reconheceu que estava errado ter agido daquela forma com o site, nós vivemos em
    democracia, e não ditadura. E parabéns a Toyota também, eu continuo gostando cada vez mais da Toyota.

  • alesantiago

    Toyota, too late, a cagada tá feita, bando de baka!

    • PauloECosta

      Baka é idiota em japonês! Muito bom!

  • benelaux

    Tá desculpada… Mas que não volte a acontecer!!!
    heheuee

  • caraca

    Que "pisada na bola" da Toyota. Esta montadora produz veículos tão bons quanto qualquer outra japonesa, contudo, cobra preços exorbitantes. Depois desta não compro Toyota "nem a pau Juvenal!". Só tem uma coisa que odeio mais que a prepotência: a BURRICE. Os burros são mais perigos que os prepotentes, daí a infinidade de "recalls" nos produtos Toyotas.

  • fernandogdm

    Parabens toyota, parece óbivio, mais reconhecer o erro e retratar-se é admirável! Ainda mais em um curto espaço de tempo!

    Porém o estrago já foi feito, agora só resta remediar e trabalhar pra isso nunca mais ocorrer!

    É uma vergonha a toyota estar passando por isso, torço para que ela seja bem criativa na remediação!

  • marcossadalamuller

    O que será que aconteceu com a Advogada?

    • aprs

      Foi rever seus procedimentos, livros jurídicos e modelo de carta.

    • RSM

      A essa hora tá se preparando pra entrar na fila do sine de manhã.

  • danielowner

    Teve que abaixar a cabeça para a força dos Blog, né dona Toyota?!

    • leitorNA

      Provavelmente ela teve que cumprir ordens, se ela saiu alguns vão junto com ela, a não ser que outra pessoa possa receber também a culpa

  • Renato_Dantas

    Está comprovado, temos nas mãos uma arma poderosíssima que é a Internet, que venham as montadoras tentarem calar qualquer meio de comunicação que estamos armados e perigosos com a mídia escrita e falada, parabéns Toyota por reconhecer um erro gravíssimo.

  • GustavoMiguez

    Embora tenha melhorado muito, a m… já foi feita, dona Toyota.
    Por atitudes como essa e, principalmente, por causa do preço irreal que nem fomos na Toyota agora quando trocamos de carro.

  • asilvaguiar

    a toyota deveria de doar um carro, pelos danos(qual?).

    mesmo assim não publicaria mais nada, em relação a toyota ter mandando o primeiro aviso, somente retirou após a dimensão que foi criada foi divulgada até nos EUA, o que prejudica muito suas vendas, alem dos milhares de leitores do NA que reclamaram dessa medida.

    • EKFRAGOSO

      LEXUS LFA.

      • asilvaguiar

        ou então doar um corolla para cada leitor que se sentiu lesado, eu sou um deles, já que para eles o corolla tem um otimo preço.

  • RafaMusso

    Uma folha de papel uma vez amassada ou dobrada nunca mais volta a ser lisa como era… Toyota vc conseguiu queimar o seu filme de uma forma absurda… Pelo menos a minha confiança nessa marca se foi.

  • Danilo_SP

    Vi a noticia no site do Jalopnik, engraçado mesmo é ver como uma poderosa multinacional pode cometer gafes tão absurdas com um meio de comunicação de bom tráfego como o NA, a retificação era esperada porém não se pode negar que o estrago já foi feito.

    Embora seja classificada como uma marca de qualidade aqui no BR, nos EUA a Toyota já é considerada uma montadora que faz carros sem graça e que só têm apelo pra quem não sabe diferenciar acelerador do freio. Esse episódio de censura apenas reitera a imagem de marca mal aceita nos EUA.

    Leiam a matéria e os comentários no site Jalopnik US e terão uma dimensão.

  • Victor Motter

    Falei que ia ter recall da notificacao !!!

  • HenriqueAzevedo

    Que isto sirva de exemplo para as demais marcas que vislumbrem inibir o direito de informação para potenciais consumidores.

    Ter uma matéria postada aqui e/ou em sites especializados com espaço para opiniões alheias referentes ao produto representado por uma determinada marca, ainda é uma das formas mais baratas e divulgadoras.

    Há outro pró em relação às matérias postadas, a oportunidade rara oferecida pela democracia da internet das empresas coletarem críticas, sugestões e clínicas virtuais sobre seus produtos, projetos e ideias, antes mesmo que sejam lançados, podendo contribuir de maneira positiva no desenvolvimento de soluções práticas e abrangentes ao gosto dos proprietários.

    Como leitor do N.A., sinto-me interligado com os fabricantes, ao expressar o meu modo de ver perante os produtos.

    O Notícias Automotivas é um interessante meio de entretenimento e informação, me transmitindo credibilidade, profissionalismo e imparcialidade.

    Aos editores, colaboradores, redatores e leitores, minhas congratulações por exercerem com mérito e talento o que amam.

  • Eddu13

    A Toyota viu que o NA tem muitos acessos diarios e veio com desculpas para que o Eber mostre os lançamentos e eles vendam.

  • iGOMD

    Gratificado de ver que existe sensatez na Toyota Brasil

    • Victor Motter

      ou pelomenos um pouco né !

  • aprs

    Parabéns a todos. Aqui (Brasil) não é casa da mãe Joana, ainda. Quanto à foto, eles tem esse direito e escolheram o NA por ser um blog. Essa sim é uma carta mais apresentável. O "super segredo" todo mundo conhece e tem várias fotos que não a do NA sobre o Corolla S. Uma pena terem se sentido prejudicados pelo NA estragar a surpresa. Queria ver se fosse QR ou AE.

  • LucasVieiraa

    Falta aula de português pro "gerente-geral"!!! Lamentável.

  • mjprio

    Voce trouxe a tona dois casos muito interessantes. Enquanto a montadora de Hitler tratou o Du com extrema antipatia , face ao bom trabalho dele, a Renault fez uma grande besteira ao ignorar a Dani. E ainda houve o caso do peugeot naufragado!!!!
    esperamos, que mesmo sob a égide dos mais porcos políticos ja vistos neste país, daqueles que se vangloriam de um falso heroísmo, que nada mais foi do que uma tentativa torpe de instaurar uma das mais nefastas e sujas formas de se conduzir o povo na base da mordaça e da opressão comunista/maoísta/castrista, etc. possamos sair da politica do pão e circo ( ou do bolsa esmola ) e possamos botar a boca no trombone e termos mais senso crítico. Ainda bem quje ha pessoas como vc que não se deixam alienar

  • borges0105

    PARABENS….!!!

  • _Duko

    Bem galera… estamos todos nós de parabéns… com certeza o Éber sozinho teria sido retirado do ar, isso mostrou que o ser dono do blog é apenas um grande mediador entre o que está acontecendo e o público alvo. Por isso é de responsabilidade de todos manter essa alta qualidade do NA e torna-lo cada dia maior para que "equívocos" como esse nunca mais ocorra.

  • Crazy_finnish

    Pelo jeito, vão culpar a estagiária de direito por ter feito seu serviço "errado"!

  • HENRY_SPEED

    RECALL ATE NA OPNIÃO (piado mode-on).
    É a força do N.A e seus Leitores

  • DavidGilmour

    Va?… Toyota,dar Pena … No hagas algo,de lo que te arrepentiras despues…Asi dice el refran.

    Va? … Toyota, dando Pena … Não faça algo, que se arrepender mais tarde … É o que diz o provérbio.

  • cabayo123

    Agora essa advogada terá que andar por lá com uma camuflagem como o Corolla S

  • KawasakiNinja

    Legal!!! Gostei!!! Só falta agora abaixar o preço da Hilux SW4 par uns R$80k q eu compro uma amanhã mesmo!!!!

  • FrankBR

    Esse pedido de desculpa foi um dos mais sinceros que já vi. :D

  • marcio233

    Eu já sabia… Ponham esta advogada para FORA! Ela e quem mais participou desta atitude infantil. No mundo corporativo de hoje, estes vacilos são imperdoáveis.

  • Diens_mg

    Ahhh, desculpa a vergonha que passei… (eu não, a toyota, kkk)

    kkkkk

    Ahh váa, pensou que esse fosse um sitezinho qualquer né? Pois eh… respeito é bom e todo mundo gosta… Não quer aperecer, esconda melhor os segredos, do contrário não culpe se a competência dos blogs e sites em descobrir é maior do a a de vcs em esconder…

  • heraldofuji

    Toyota ficou com imagem queimada! Atuamente tenho Mitsubishi e até estava disposto a colocar uma Hilux SVR AT na minha garagem, mas após toda trapalhada ficou mais distante, ponto para concorrencia. Afinal problemas com os freios da Hilux, corola com acelaração espontanea, etc…..+ trapalhada causada por uma advogada que não tem o que fazer = imensa perda financeira.
    Parabéns Toyota!
    Reconhecer o erro foi gesto nobre, mas não deixe que tais fatos se repitam, procurem melhorar o desing e qualidade de seus produtos.

  • mikaelbrian

    depois q viu q a situação ficou feia pra ela teve q escrever uma nv carta pedindo desculpas

  • RenePOA

    Se a ex-advogada da Toyota enviar seu currículo
    com a mesma qualidade da notificação …………..
    coitada.

  • alzano

    Chupa Toyota.

  • nando_acf

    Toyota se tiveres precisando de um advogado competente que não faça cagada estou a disposição…

  • TMZ

    Com certeza eles se surpeenderam com a repercusao negativa.
    Bem feito!!!!
    Parabens NA, provou pra esse povo que nao soh essas revistas puxa sacos que o povo leem. Que muita, mas muita gente le e participa do NA.
    PARABENS!!!

  • Cil

    Ehehehehe… essa Toyota! Foi um erro gravíssimo, foi péssimo para a imagem da marca, que já não anda lá essas coisas… mas o pior é que a marca se comportou com uma criança mimada ao invés de como uma empresa que até pouco tempo atrás era a maior vendedora de carros do mundo.

    Foi imensamente infantil e continuo discordando dessa presepada de tirar o tal Corolla S do ar… grande coisa esse coisa… OUTRO COROLLA! Ainda se fosse um carro novo, um super esportivo, mas um… Corolla… afff… Curioso que eles não implicaram com as fotos do Feietios.

    Do outro lado, mais e mais precedentes estão se abrindo para mostrar a força que a internet tem. E que siga o NA!

    Obs.: Acabei de ler o post no Jalopnik americano…. a frase final é perfeita: "After all, who really cares about a Corolla equipped with a rear spoiler?

"

  • Eber sentiu na pele o poder da popularidade. Parabéns NA.

  • Ricardo_Alves

    alguem entrou na sala com um punhado de graficos e relatorios mostrou os milhoes gastos em publicidade para vender os produtos e fixar a marca. depois mostrou outros graficos com o tamanho da besteira que eles fizeram. e na coluna de debito e credito alguem vai ter que pagar a conta.

  • PKuster

    Se toda montadora recorresse à justiça para evitar os "furos" que a imprensa especializada consegue obter, inclusive com fotos, dos seus novos lançamentos, não existiria mais a mídia especializada do setor. Foi simplesmente ridículo e a Toyota só retratou-se depois (só depois ?) de perceber a grande mancada que deu, que acarretaria em enorme prejuízo para a imagem da marca, afetando também suas vendas. Um verdadeiro tiro no pé !

  • acedaniel

    haha abriu as pernas. rs…

  • tochio

    este caso fica mais que provado que no brasil nós nos ferramos porque ficamos quietos. . vamos protestar mas minha gente!!!!!

  • Thiago_Matos

    Isso mostra a importância não só da internet mas também o reconhecimento do site Noticias Automotivas o Eber e sua equipe estão de parabéns isso é o reconhecimento de um trabalho bem feito e feito com seriedade, logo a Toyota por ter reconhecido o erro mostra que é capaz de voltar atrás muito bom mesmo!!!

  • laguardia

    A Toyota percebeu que estava dando um tiro no pé com aquela notificação. Um marketing negativo sem tamanho, principalmente pelo fato de que os compradores dos seus carros, geralmente são pessoas com um pouco mais de formação e que portanto leem mais. Não que isso seja uma regra, mas pelo valor dos modelos que a marca vende no Brasil, geralmente os compradores são das classes A, B e um tanto da C, que teem mais acesso e procuram mais por informações. (Sem ofensas, apenas fatos)

  • fininhopublic

    Quando departamentos jurídicos fazem qualquer coisa como essas sem consultar o departamento de comunicação dá essas m******.

    É impossível que tenha passado por lá primeiro, hoje em dia qualquer um que esteja no meio automotivo sabe que o NA é um dos sitios mais frequentados relacionados ao assunto.

    Já falei meu irmão, direito pensa que detém o poder, mas os comunicadores dentro de uma empresa de grande porte como a Toyota é que, de fato, têm poder de decisão!

  • eeeeeeedu

    Fiquei bastante feliz com a posição que a Toyota tomou… mesmo depois da bangunça, ainda dá pra ter algum pouco de respeito pela montadora japonesa. Mas que foi feio foi e isso só aumenta a importância e RELEVÂNCIA do NA na mída. Não adianta Toyota ou seja lá a montadora que for, pensar que 4Rodas manda alguma coisa… já era, depois que inventaram a tal internet, nada mais é tão fácil de se controlar.

  • SauloPms

    Meus parabéns Eber, por mais essa vitória! o NA sendo reconhecido (mesmo que a contra-gosto?) pela Toyotta.
    Para a Japonesa, pelo menos reconheceu o erro. Menos mal. (também pudera).

  • diegotietz

    Muito bom! Eu imagino que aquela primeira notificação saiu do jurídico sem passar por nenhuma triagem da direção. Mas no final, parabéns pra Toyota por reconhecer que os blogs AJUDAM a divulgar a marca, e não o contrário. Ah, e claro, Parabéns pro notíciasautomotivas, também!

  • lucasbvieira

    Na minha opinião, a Toyota ficou com raiva com o flagra sendo divulgado, repassaram para uma Advogada podre que sem perceber o tamanho do NA resolveu intimidar o blog com uma carta ameaçadora porque ela é uma grande corporação ne?! e trouxe um dano para a empresa que será lembrado por um bom tempo. Ah se a Globo comentasse um negócio desses no Jornal Nacional. Parabéns NA é pra mostrar mesmo!

  • vhrocha

    Só pediram desculpas por causa do grande numero de pessoas que repudiaram a ação da Toyota. Se não tivesse chegado ao ponto que chegou, continuaria na mesma. Parabéns NA, isso mostra o quanto é valioso o seu trabalho nesse Blog.

  • erickluuh

    Parabéns NA. Esta vendo gente, o povo unido consegue muito mais que causar tumulto, consegue justiça, imagina todos juntos por um mundo melhor '-'

  • richoll

    Parabéns Eber, NA e todos leitores que colaboraram pela divulgação desta situação infame.
    Publica a foto de novo, kkk!

  • landocar

    ao menos reconheceu a mancada. mto bom, companheiros, mas vamos continuar vigiando e lutando. ratazanices corporativas e do governo tem q ser deduradas mesmo. em tempo: alguem pode me dar o link do blog (ou site) do companheiro q faz projeções dos vw e q a vwb queria proibir?

  • victorweslley

    Parabéns ao blog NA que acompanho há muito tempo e melhor que muitas revistas do ramo em matéria de novidades. A Toyota deve estar louca de invés de criar um endomarketing, fazer o que fez com este blog. A carta de desculpas é muito fraca e não me convenceria se eu fosse dono do blog. Deixaria essa marca no ostracismo.

  • maiamachadoch

    finalmente alguém de bom senso pegou o caso, tinha que tirar da mão daquela advogada sem visão absolutamente nenhuma para a empresa, só pensando em cima dos livros de direito

  • Marcoswhooper

    Se eu fosse você Eber não publicaria mais nada desta Toyota escrota. Acha que brasileiro é o que? Otário?

  • lucasfs87

    nao conserta a cagada de antes! errou ta errado!

  • Wellsanto

    Parabens ao NA,que ao passar do tempo tem total credibilidade e imparcialidade !!!
    E QUE MORAL HEIN………..RECEBENDO PEDIDO DE DESCULPAS DA MULTNACIONAL !!!!!!!!!!
    É nois na NA !!!!!!! :D

  • rafagalego10

    muito bem toyota fez o certo tambem depois da pressao que sofreu pelo twitter ne tinham que fazer isso

  • leitorNA

    Pensaram que o NA eram um site pequeno que iria sair de fininho com medo. Coisa típica desses escritórios de advocacia cheios de advogados puxa-sacos de juízes, todos com o rei na barriga, mancomunados com executivos toscos acostumados a berrar com funcionários para serem temidos. Achavam que seria fácil como comprar matérias pagas disfarçadas de "artigos" na 4patas ou no JabáEsporte.

    Viram o que o NA é um grande catalisador de opinião pública, graças às suas matérias isentas, com opinião clara e que conta com grande participação voluntária de visitantes, comentadores e principalemente, dezenas de milhares de leitores.

    Tomaram uma bela invertida. Passaram como censuradores toscos, do nível de ditadores arcaicos e caricaturais como Fidel, Hugo Chavez, MamuteArmandinhoeJade (alguém soletre o nome daquele louco do Irã).

    Os publicitários e o departamento de imprensa da Toyota devem ter suado nestes dias, para tirar a imagem da Toyota do Brasil como empresa arcaica que prega censura à informação ao invés de resolver seus próprios problemas.

    Pelos menos dessa vez perderam, resta ver se aprenderam

    parabéns equipe do Notícias Automotivas. Continuem assim! Estamos com vocês!

  • Valter000

    Nooooooossa, que legal.
    É bom isso acontecer, para que as montadoras vejam o poder que a internet tem hoje. E é bom também para os consumidores, para ver podemos sim cobrar produtos melhores e por preços mais justos.

  • andrevidigal

    Uma reverenda BORRADA DE CALÇAS ta toyotinha!!!

  • Gustavo Sirelli

    Por partes. Voltou atrás por que alguém, lá dentro, deve ter um cérebro. Além de ter ficado muito feio, se deram conta de que teriam menos um veículo para mostrar seus carros "super originais". E isso faz falta.

    Por parte do site, desculpem mas não concordo com a retirada das imagens. Se houve vazamento, o problema é da fábrica, não do veículo que vive de dar informações (preferencialmente em primeira mão). É do jogo. Sem contar que as fotos já estão na rede, babau. Acaba parecendo que o site é subserviente, não pode viver sem a toyota ou seu dinheiro de publicidade. Estou falando da imagem que passou, espero que entendam.

  • heraldofuji

    O público que acessa o NA e outros sites do segmento automotivo, são pessoas que tem um fanatismo incondicional por carros, e buscam diariáriamente notícias sobre novos modelos ou mais informações sobre o modelo pretendido. A Toyota tem que fazer uso desse poderoso instrumento que é a internet, para expor a qualidade, resistência, desing, etc.. de seus produtos, e não ficar achando que o NA é inimigo da TOY e sim ter o NA e outros sites do mundo automotivo, como parceiros aliados, liberando informações em primeira mão e disponibilizando sua linha de veículos para o NA testar e avaliar como já vem sendo feito com outros fabricantes.
    TOYOTA! abra o olho! Pois a concorrência não está para brincadeira!
    Mais uma vez gostaria de parabenizar a toda equipe do NA pelo novo visual!
    Abração Eber.

  • StNgI

    Quem tem * tem medo :D Mas parabéns a Toyota por reconhecer o erro e pedir desculpas! Isso sim é digno de uma marca que vende bem no mercado nacional.:D

  • DanielPilfer

    Coitada da advogada. Se quiser tem vaga pra estágio aqui no Órgão em que eu trabalho…

  • fschulz84

    É… Parece que eles perceberam o tamanho do buraco que eles estavam cavando…

    Isso só mostra o poder do NA (pelos anos de um ótimo trabalho) e da internet.

    Parabéns Eber e equipe NA, isso somente ilutra o quanto o trabalho de vocês é acompanhado e principalmente, reconhecido.

    Abraços.

  • brunoly_bh

    Que papelão, parece coisa de amador…

  • tiagokall

    Te digo mais, se fizessem um fusca igual aquele eu comprava.

    • Leandro1978

      Pois é, eu acho que eles poderia aproveitar a plataforma do futuro Lupo e fazer algo neste sentido. Inclusive o 1º protótipo do Lupo tinha motor traseiro (!), ou seja, para os mais saudosos, seria um "prato cheio". Pela projeção do Du Oliveira, tal modelo entraria justamente no segmento que o Lupo entrará, ou seja, seria um carro de entrada da marca. Fora que seria uma oportunidade do Fusca voltar às origens, isto é, voltar a ser popular e não um carro de nicho como é o hoje o New Bettle, que é bonito e tudo, mas está longe da proposta do Fusca original. Inclusive ambos poderia conviver, já que utilizariam plataformas diferentes.

  • Luf

    parabéns por pedir desculpa e reconhecer o erro, já é um grande começo…
    seria melhor ainda se viesse com um carro de teste pro NA, para mostrar que realmente "deseja estabelecer um relacionamento de confiança mutua e qualidade"

    quando será que eles vão pedir pra vc avaliar um carro deles hein Ebér…

    no fim das contas o NA que vai sair ganhando… e nós tb claro

  • 01luks

    Quem não deve não teme! ;)

  • ro_dp

    EBER…sou leitor do NA a um bom tempo e comecei a postar na carta de censura q a Toyota te enviou para demonstrar minha indignação e apoio ao site e a vc como profissional da comunicação.
    Acredito como muitas pessoas q a Toyota não se arrependeu mas sim ficou com muito medo da repercussão q isso iria dar…a amplitude da internet é absurda, hj em dia é fácil um estrangeiro entrar no NA e clicar no botão de tradução usando o Google Chrome, então a noticia hj corre mais do q nunca. Como eu disse no post onde foi publicizado a carta de censura da Toyota: Cabeças vão rolar !!! – e se o Gerente Geral de Comunicação, Relações Públicas/Governamentais, Sr. Ricardo Bastos teve q se pronunciar de maneira forma e pessoal, isso quer dizer q com ctz a ordem veio de cima. Imaginem, um funcionário das uma "besteirinha", quem vai pedir desculpas é apenas um a mais hierarquia…agora, se um funcionário faz uma bela c@g@d@, ai meu amigo, é o gerente ou até dono da empresa quem vai pedir desculpas, e adivinha o q aconteceu ?!?!…rs…essa ADEVOGADA realmente fez igual ao caso Ferrari acusando Chris Harris de noticiar mentiras, mecheu com a imprensa de forma TOTALMENTE errônea, e na minha humilde opinião, essa ADEVOGADA com ctz vai ser chamada numa salinha, com mais 3 ou 4 superiores e vai escutar MUITOOOOOOOOO, isso se não for mandada embora ou tirada delas algumas atribuições por conta dessa palhaçada.
    Meu pai mesmo, estava em duvida de qual carro compras e já tinha eleito o novo Corolla como o mais novo membro da familia…depois q mostrei a reportagem pra ele estranhei hj (segunda) não o ver indo pra agencia conforme havia dito antes, pra pegar o carro. Perguntei o q havia acontecido e ele prontamente respondeu: Vc acha q vou comprar um carro de uma empresa q faz isso?!?!…vou esperar mais 1 mes e comprar um Azera. Menos um Corolla vendido por causa de uma ADEVOGADA "legal" q não quis ter o mínimo de cortesia e educação e conversar numa boa. Parabéns Toyota, divulguem qual atitude vai tomar para com essa funcionária. Parabéns NA pelo sucesso.

  • vynycyus

    A Toyota não faz mais que a obrigação, que é pedir desculpas.

  • Ludley

    Eu mesmo mandei um email para a Toyota dizendo que esse comportamento, não é respeitoso para os clientes e eu como proprietario de um honda com intensão de comprar um toyota, tinha voltado atras depois de ver a toyota tentando resguardar informações.

  • HelioReis93

    Tarde demais! A Toyota se queimou para sempre no Brasil!

  • Matheus_Marques

    Sensacional!

    A Toyota, assim como toda montadora que quer uma boa imagem, tem que ter uma boa relaçao com os grandes portais de automovel. O NA é uma referencia no Brasil e é visto em outros paises, inclusive. Portanto, nao demorou nada pra eles se darem conta de que tinham feito besteira.

  • HallsPreto

    Oia, ja pode mandar o corola S pro Eber fazer uma avaliação kkkkkkkkkkkkkkk

  • VictorEsteche

    É disso que eu estava falando, Eber, meu filho!

    Parabéns para todos os leitores por essa mobilização! Foi como uma carreata de "Corollas" que, de repente, dá de cara com uma de Bugattis! Quem roncou mais grosso, Toyota, hein? Hein? Rrrá!

    Agora que está com a cesta cheia de tanto catar coquinho, espero que a Toyota aprenda que não se trata apenas de veicular uma notícia ou tirá-la do ar. Isso diz respeito a privar o consumidor de informações, o que é inaceitável para qualquer empresa que diz respeitar sua clientela. Shame on you, Toyota, shame on you!

    E a dúvida que não cala: o que será feito da "Dotôra", hein?

  • epicentro01

    Agora já fizeram a m… Toyota. Troco de carro a cada 2 anos, sempre na linha de sedãs. Toyota está fora da minha tabela de avaliações para a próxima compra. Claro que cada um tem sua opinião, mas se o NA fosse meu, eu não divulgaria mais nada sobre a Toyota. Abraço.

  • beier58

    Pois é, a Toyota se acha a última bolacha do pacote. Pode até fazer bons carros, mas a arrogância da marca dá nojo. A alguns anos fui até uma revenda da marca na minha cidade disposto a trocar o meu carro por um Corola mas o tratamento que recebi foi quase de desprezo. Até parece que não precisam de consumidores…então que fiquem com seus carros e seu nariz empinado. Equanto isso as montadoras coreanas agradecem….

  • diegogerman

    Me lembrou a propaganda da Nissan pras concorrentes pedindo desculpas…

  • tuago007

    Então fizeram um "recall" neste caso. hehehe
    Bom, pelo menos tiveram a humildade de reconhecer a atitude errada.

  • caraca

    ôôôô… "espertos" da Recall , ops…, Toyota, façam uma visita ao pessoal da concorrência coreana e aprendam como tratar o consumidor brasileiro.

  • Vitor_Augusto

    Perdoem-me o pessoal do NA, mais voces perderam alguns pontos no meu conceito. Conforme a página de segredos diz: "Queremos continuar trazendo muitas novidades para nossos leitores, e por isso, decidimos que agora em 2010 iremos pagar por flagras importantes! É isso mesmo. Se você tem acesso a informações exclusivas, pode ser dar bem!" Essas infomações exclusivas pode ser considerado um crime, sabiam? Algum funcionário dá informações sobre um produto secreto de sua empresa, isso é trair a confiança da empresa que lhe deu o emprego. Não estou defendendo a Toyota, mais incentivar outros a roubarem segredos geralmente de sua própria marca é errado e está no Código Penal brasileiro:
    Do código penal:
    Incitação ao crime Art. 286 – Incitar, publicamente, a prática de crime: Pena – detenção, de três a seis meses, ou multa. Violação do segredo profissional Art. 154 – Revelar alguém, sem justa causa, segredo, de que tem ciência em razão de função, ministério, ofício ou profissão, e cuja revelação possa produzir dano a outrem: Pena – detenção, de três meses a um ano, ou multa.
    Depois que li a matéria desse site ( http://colunistas.ig.com.br/flaviogomes/2011/05/0… ) refleti e vi que tinha algo errado. Acho que o NA devia incentivar os leitores a os ajudarem, por exemplo, "leitor flagrou o Carro X em testes andando pelas ruas da Cidade Y". Mesmo assim, seria errado, porque os pilotos de testes do carro estão trabalhando, e isso na minha opinião é falta de educação. Fica ai minha dica.

  • Mystvan

    Que bom que tudo foi esclarecido. Mas teria sido melhor (bem melhor) se a Toyota tivesse sido mais cautelosa antes de agir. Aparentemente, tudo voltou ao seu estado normal. Porém, a reputação foi arranhada e ficaram as cicatrizes. Eis uma imagem memorável do "todo-poderoso" nº 1 da Toy-Yoda:
    http://www.ethicalcorp.com/content.asp?ContentID=

  • Lucianofiat

    kkkkkkkkkkkkkkkkk… a advogada queria ajuda a toyota acabou se lascando rsrssrsrsr.

  • Geórgenes

    O NA não precisa ficar dando importância a Toyota. Desde que eles não dão importâncias aos Blog's. Neste caso sendo o proprietário do Blog NA prontamente atenderia o pedido deles. Porém também não aceitaria a carta de desculpas, pois a Toyota bate primeiro e pergunta depois.
    Só mandaram a carta de pedido de desculpas porque viram que o assunto estava tomando proporções grandes. Maiores até do que eles iriam imaginar. Se a Toyota não quer que fale da sua marca com toda certeza, tem muitas outras montadoras que esperam por isso. Abraços

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros por mais de 11 anos. Saiba mais.

Send this to a friend