Toyota Prius 2022 no Brasil? O que aconteceu com ele

toyota prius br

Conhecido por ser o primeiro híbrido da Toyota no Brasil, o Prius saiu de linha em nosso mercado em 2021. Se antes ele era uma grande novidade no segmento, atualmente enfrentava uma concorrência desleal, inclusive dentro de casa.

Por outro lado, o modelo continua sendo oferecido em outros mercados, como nos Estados Unidos. Pensando no que vemos lá fora, será que ele ainda faria algum sucesso por aqui se voltasse em 2022?

A resposta a essa pergunta depende diretamente dos planos da Toyota, que nunca se pronunciou de forma definitiva sobre o Prius no mercado brasileiro. Em agosto de 2021, a marca disse que sua saída era uma decisão estratégica e que ele poderia voltar no ano seguinte.

O fato é que as vendas do Prius por aqui eram muito baixas, com apenas 3 emplacamentos em 2021 e 54 vendas em 2020. Em 2019, o híbrido havia vendido 853 unidades, o que mostra que tinha um potencial maior anteriormente. Mas o que mudou?

Parte dessa resposta, obviamente, está nos lançamentos da própria Toyota nesse segmento. O Corolla, por exemplo, chegou em 2019 com a novidade do motor flex aliado ao propulsor elétrico, algo que o Prius nunca teve por aqui.

Depois disso, foi só uma questão de tempo até que a marca japonesa percebesse a ótima oportunidade para colocar a mesma receita no segmento que mais vende no mundo, os SUVs, lançando o Corolla Cross.

toyota corolla cross na 1

Os dois usam o mesmo conjunto, composto pelo motor 1.8 flex de 98/101 cavalos e 14,5 kgfm de torque ligado aos propulsores elétricos de 72 cv e 16,6 kgfm, sempre com câmbio CVT. No final, são 122 cv de potência combinada.

Esse número pode não impressionar tanto, mas ele dá conta do recado. Além disso, produz uma economia significativa para o bolso do proprietário com seus 16,3 km/l no sedã ou até 17 km/l no SUV, com gasolina.

A prova final de que esse era o caminho aparece quando voltamos a falar das vendas. No ano passado, o Corolla teve 41.891 emplacamentos em todas as suas versões, enquanto seu irmão Corolla Cross ficou om 34.249 vendas.

A expectativa da marca era que as versões híbridas respondessem por 15% a 20% desse volume, mas a realidade é que 22% dos modelos novos são híbridos. Ou seja, apenas em 2021, a Toyota colocou nas ruas 9.200 sedãs e 7.500 SUVs com esse tipo de propulsão. Um número muito maior que o Prius poderia sonhar.

Outro fator que parecia atrapalhar o Prius era seu preço, que já encostava nos R$ 200 mil antes de sair de linha. Por serem mais modernos, a dupla Corolla e Corolla Cross podem cobrar R$ 177.690 e R$ 196.390, respectivamente, e isso não atrapalha seu bom desempenho.

E se o Prius quisesse apostar numa receita mais premium, subindo ainda mais esse valor, ele esbarraria no RAV4, que entrega 222 cv e custa R$ 301.990. Ou seja, não havia mais espaço para o pioneiro desse segmento.

De qualquer forma, a Toyota tem tido motivos para celebrar. Em outubro do ano passado, ela divulgou que já havia vendido cerca de 25 mil carros híbridos flex por aqui. Hoje esse número já está acima de 52 mil emplacamentos.

E o Prius nos Estados Unidos?

toyota prius prime 2022 1

Com todos esses fatores, parece difícil dizer que o Prius poderia voltar a ser vendido por aqui, muito menos fazer sucesso em nosso mercado. Mas e se falarmos do modelo oferecido nos EUA, será que a situação mudaria?

Mesmo tendo uma linha bem completa por lá, que inclui Corolla, Camry, RAV4, Venza, Avalon, Sienna e Highlander entre os híbridos, a Toyota continua oferecendo o Prius nesse mercado.

Seu preço começa em US$ 24.625, no modelo que tem o mesmo visual que já conhecíamos por aqui. Essa versão é vendida em 8 configurações, chegando a US$ 32.920 na opção Limited. Na parte mecânica, nada muda.

Além dele, a marca também oferece o Prius Prime, modelo que chegou em 2016. Essa é a versão plug-in da família, mas que também tem um visual um pouco diferente, sendo oferecido por lá como um modelo separado.

A dianteira tem faróis quádruplos de LED, grade exclusiva e para-choque redesenhado, enquanto a traseira tem lanternas horizontais interligadas. Aqui o desenho do futurista do Prius atinge seu ápice.

toyota prius prime 2022 2

A gama desse modelo é mais enxuta, contando apenas com as versões LE, XLE e Limited, com preços entre US$ 28.220 e US$ 34.000. Suas baterias podem ser recarregadas em 5,5 horas numa tomada convencional, com 35 km de autonomia no modo elétrico.

Além do visual, dá pra notar como qualquer versão do Prius oferecida nos EUA é mais moderna e completa do que tínhamos por aqui. Mesmo assim, essa receita parece não ser suficiente para bater de frente com as novidades do segmento.

Mas se você pensa que isso indica uma merecida aposentadoria para esse modelo, a Toyota pensa diferente. No Japão, um novo Prius pode chegar ainda em 2022, com as devidas mudanças no visual e no pacote tecnológico.

toyota prius prime 2022 3

Mais adiante, a marca também planeja lançá-lo com um motor de combustão movido a hidrogênio. Mas isso ainda deve demorar, com a expectativa de que um possível Prius PHEV movido a hidrogênio chegue em 2025.

E o que você acha? Será que o Prius teria lugar em nosso mercado na forma atual ou, quem sabe, numa futura geração?

google news2Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.


Últimas Notícias



viny
Autor: Viny Furlani

Trabalha no segmento automotivo há mais de 18 anos. Desde 2009 trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escrevendo avaliações e notícias sobre carros, totalizando mais de 2.000 artigos.