Toyota quer pagar motoristas por dados do carro: ideia polêmica pode virar tendência global

toyota corolla hybrid 2026 avaliação na (18)
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A coleta de dados pelos carros modernos deixou de ser segredo faz tempo, mas a forma como essas informações são usadas ainda é nebulosa — e motivo de crescente desconfiança entre motoristas.

Após o escândalo envolvendo a General Motors, que foi forçada a interromper a venda de dados por pressão da agência reguladora dos EUA, uma ideia mais amigável começa a ganhar força.

A Toyota registrou uma nova patente que pode mudar completamente a relação entre montadoras e donos de veículos quando o assunto é privacidade e remuneração.

A proposta é simples: se o carro já coleta dados enquanto roda, por que não permitir que o motorista receba uma compensação por isso?

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toyota land cruiser fj oficial 18
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O sistema criado pela marca japonesa envolve uma estrutura automatizada de avaliação dos dados coletados.

Primeiro, o carro envia informações para os servidores da Toyota, que comparam os dados com uma espécie de tabela de preços previamente definida.

Se a informação for considerada útil — por contribuir com o aprimoramento dos sistemas de segurança ou condução autônoma —, o motorista receberá um valor proporcional à importância daquele dado.

Caso contrário, os dados são descartados e nenhuma compensação é feita.

toyota corolla cross xrx avaliação na (27)
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Segundo a documentação da patente, a Toyota quer utilizar essas informações para treinar modelos de inteligência artificial e melhorar funcionalidades como frenagem automática, leitura de obstáculos e direção assistida.

A montadora alega que só dados reais, capturados em situações específicas e imprevisíveis, como animais cruzando a pista ou buracos em regiões pouco mapeadas, são eficazes nesse tipo de treinamento.

Entre os exemplos citados, há registros curiosos.

A gravação de um javali atravessando uma estrada em área montanhosa poderia valer dinheiro.

Já a passagem por um buraco nos EUA, mesmo que por apenas um segundo, também entraria na conta.

Há também menções a objetos caídos em vias secundárias ou registros de guinchos apenas em áreas do Japão.

O importante, segundo a Toyota, é captar situações que os sistemas atuais ainda não reconhecem bem — mas que motoristas humanos detectam com facilidade.

O ponto mais relevante, porém, é o consentimento.

O sistema descrito exige que o condutor aceite explicitamente o envio dos dados, podendo ativar ou desativar a função a qualquer momento, até mesmo antes de cada viagem.

Essa transparência, ausente na maioria dos sistemas atuais, pode ser o diferencial que faltava para tornar a coleta de dados mais ética e aceitável.

Apesar de não mencionar valores específicos, a Toyota reconhece o potencial econômico por trás da proposta.

Um estudo de 2021 já estimava que o mercado de dados automotivos poderia movimentar até US$ 400 bilhões por ano até 2030 — o equivalente a mais de R$ 2 trilhões na cotação atual.

Diante desse cenário, compartilhar os lucros com quem gera os dados pode ser uma saída estratégica para reduzir críticas e evitar novas sanções governamentais.

Se essa ideia realmente for adiante, a indústria automotiva pode estar prestes a inaugurar um novo modelo de relação com seus clientes — mais transparente, mais justo e, quem diria, até lucrativo para o motorista comum.

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Autor: Eber do Carmo

Fundador do Notícias Automotivas, com atuação por três décadas no segmento automotivo, tem 20 anos de experiência como jornalista automotivo no Notícias Automotivas, desde que criou o site em 2005. Anteriormente trabalhou em empresas automotivas, nos segmentos de personalização e áudio.


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