Toyota recebe aporte do BNDES para produção de motores híbridos flex no Brasil

toyota sorocaba 3
toyota sorocaba 3

A Toyota sofreu um grande prejuízo com a destruição parcial da fábrica de motores em Porto Feliz, no interior de São Paulo, onde produzia os propulsores de modelos feitos em Indaiatuba e Sorocaba.

Assim, diante de seu plano de recuperação da montadora e também do início da produção de motores híbridos flex no país, a Toyota recebeu do BNDES um importante aporte financeiro.

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) aprovou limite de crédito no valor total de R$ 500 milhões para apoiar o plano de investimento da Toyota.

toyota sorocaba 2
toyota sorocaba 2

O montante será usado pela montadora para aquisição de máquinas, equipamentos e serviços tecnológicos de alto valor agregado para aplicação em novos projetos atrelados a veículos híbridos flex, que ocorrerão em Sorocaba.

Veja também

Com recursos do programa BNDES Mais Inovação, a Toyota vai adquirir serviços e bens inovadores produzidos pela indústria 4.0, além de contribuir com a expansão da base de fornecedores cadastrados no programa do banco federal que fornecem esses equipamentos de conteúdo nacional.

Segundo o BNDES, dessa maneira, outras empresas também terão acesso a esses equipamentos, considerados inovadores para o setor automotivo nacional.

toyota indaiatuba 2
toyota indaiatuba 2

O financiamento também contribuirá com a retomada da fábrica de Porto Feliz, atingida por fortes chuvas e ventos intensos em setembro de 2025.

Aloizio Mercadante, presidente do BNDES, afirma: “A atuação do BNDES é fundamental para acelerar a difusão de máquinas, equipamentos e serviços tecnológicos da indústria 4.0 no Brasil. Ao apoiar investimentos como o da Toyota, estamos contribuindo para viabilizar o desenvolvimento de novos projetos e fortalecer a base nacional de fornecedores, ampliando o acesso de outras empresas a tecnologias inovadoras e impulsionando a modernização da indústria brasileira com mais competitividade, inovação e conteúdo nacional.”

A Toyota tem focado na produção de modelos híbridos flex com motores importados, permitindo que os Corolla e Corolla Cross continuem em suas linhas de montagem, enquanto a produção regular de motores não é retomada.

📣 Compartilhe esta notíciaX FacebookWhatsAppLinkedInPinterest
📨 Receba um email com as principais Notícias Automotivas do diaReceber emails
📲 Receba as notícias do Notícias Automotivas em tempo real!Canal do WhatsAppCanal do Telegram
Siga nosso site no Google Notícias
unnamed
Autor: Ricardo de Oliveira

Com experiência de 29 anos na área automotiva, há 18 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook


formulario noticias por email

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.