
A Toyota sofreu um grande prejuízo com a destruição parcial da fábrica de motores em Porto Feliz, no interior de São Paulo, onde produzia os propulsores de modelos feitos em Indaiatuba e Sorocaba.
Assim, diante de seu plano de recuperação da montadora e também do início da produção de motores híbridos flex no país, a Toyota recebeu do BNDES um importante aporte financeiro.
O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) aprovou limite de crédito no valor total de R$ 500 milhões para apoiar o plano de investimento da Toyota.

O montante será usado pela montadora para aquisição de máquinas, equipamentos e serviços tecnológicos de alto valor agregado para aplicação em novos projetos atrelados a veículos híbridos flex, que ocorrerão em Sorocaba.
Veja também
Com recursos do programa BNDES Mais Inovação, a Toyota vai adquirir serviços e bens inovadores produzidos pela indústria 4.0, além de contribuir com a expansão da base de fornecedores cadastrados no programa do banco federal que fornecem esses equipamentos de conteúdo nacional.
Segundo o BNDES, dessa maneira, outras empresas também terão acesso a esses equipamentos, considerados inovadores para o setor automotivo nacional.

O financiamento também contribuirá com a retomada da fábrica de Porto Feliz, atingida por fortes chuvas e ventos intensos em setembro de 2025.
Aloizio Mercadante, presidente do BNDES, afirma: “A atuação do BNDES é fundamental para acelerar a difusão de máquinas, equipamentos e serviços tecnológicos da indústria 4.0 no Brasil. Ao apoiar investimentos como o da Toyota, estamos contribuindo para viabilizar o desenvolvimento de novos projetos e fortalecer a base nacional de fornecedores, ampliando o acesso de outras empresas a tecnologias inovadoras e impulsionando a modernização da indústria brasileira com mais competitividade, inovação e conteúdo nacional.”
A Toyota tem focado na produção de modelos híbridos flex com motores importados, permitindo que os Corolla e Corolla Cross continuem em suas linhas de montagem, enquanto a produção regular de motores não é retomada.
📨 Receba um email com as principais Notícias Automotivas do diaReceber emails
📲 Receba as notícias do Notícias Automotivas em tempo real!Canal do WhatsAppCanal do Telegram
Siga nosso site no Google Notícias










