
A Toyota registrou no INPI – Instituto Nacional de Propriedade Industrial – o caminhão leve Hilux Champ, um derivado da picape Hilux e do SUV SW4, já que compartilha o chassi IMV, que também sustenta o furgão Hiace, em breve no mercado nacional.
O Hilux Champ é um produto focado em pequenos negócios, que tem uma proposta de baixo custo, tendo inclusive gerado uma variante SUV em mercados asiáticos.
Como se sabe, o Hilux Champ utiliza a mesma mecânica da Hilux, que nele tem potência e torque reduzidos para aplicação comercial, tanto no uso rural quanto no urbano, tornando o veículo bem versátil.

Lá fora, ele usa os motores diesel 2GD 2.4 litros e 1GD 2.8 litros, sendo este o mesmo de Hilux e SW4, mas ele pode ser colocado no mercado nacional com algo entre 140 e 150 cavalos.
Com transmissão manual de seis marchas e tração traseira, com opção 4×4, o Hilux Champ pode operar em qualquer área comercial, usando componentes simples e robustos, como suspensão por eixo rígido atrás.
Tendo feixes de molas e bandejas dianteiras reforçadas, o caminhão leve da Toyota aqui terá capacidade para uma tonelada de carga útil devido à legislação nacional para veículos diesel.

Usando uma cabine simples e focada no uso comercial, o Hilux Champ se presta bem ao propósito, mas teria chance aqui no Brasil?
Para sua produção, o veículo tem na planta argentina de Zárate o local ideal para sua produção, ao lado de Hiace, SW4 e Hilux.
Aqui, o nome Champ pode não ser usado, já que as características do produto o diferem muita da picape média, mas em termos de marketing, a Toyota poderia resgatar o nome Bandeirante.
Tendo inclusive versão com cabine dupla e caçamba de aço, o Hilux Champ se assemelha muito em aspecto ao rústico Bandeirante, feito por mais de 30 anos no Brasil.

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