Toyota suspende produção da Daihatsu após escândalo de segurança no Japão

daihatsu mira e s 2022 1
daihatsu mira e s 2022 1

A Toyota suspenderá a distribuição de carros da marca japonesa Daihatsu, assim como estaria programada a paralisação de produção da tradicional bandeira de carros kei no Japão.

O motivo para isso é um escândalo de segurança que envolve a marca Daihatsu e que tem sua origem em 1989, afetando não só a empresa, já que existe a possibilidade de Toyota ampliar a suspensão para outros fabricantes.

Mazda, Subaru e a malaia Perodua, também podem ser afetadas, uma vez que compartilham plataformas e sistemas com a Daihatsu, que em 2022, vendeu 1,1 milhão de carros, sendo 40% deles no mercado exterior.

daihatsu tanto
daihatsu tanto

A ação da Toyota também se dará fora do Japão, tanto em vendas quanto em produção, por conta de irregularidades nos testes de segurança da empresa, considerados fraudulentos há décadas e que vinham sendo executado desde 1989 na montadora.

A Toyota disse em nota no Japão: “Como resultado da investigação, além da fraude no acabamento das portas em abril e da fraude no teste de colisão lateral em maio, foi descoberto que havia 174 novas irregularidades em 25 itens de teste”.

Para piorar, a Toyota revelou ainda: “O número de modelos de veículos em que foi confirmada atividade fraudulenta é de 64 modelos de veículos e 3 motores (total de veículos em produção/desenvolvimento e modelos descontinuados), incluindo aqueles que já descontinuaram a produção. Isso inclui 22 modelos de veículos e 1 motor vendido pela Toyota”.

daihatsu move custom
daihatsu move custom

Imagine 64 modelos de carros e 3 motores, todos sob suspeita de segurança! A Toyota divulgou ainda que na fase final da investigação, os testes aos airbags dos Daihatsu Move/Subaru Stella, Daihatsu Cast/Toyota Pixis Joy, Daihatsu Gran Max/Toyota Town Ace/Mazda Bongo revelaram que o acionamento do airbag era igual ao dos produtos produzidos em massa.

Foi descoberto que houve fraude na medida em que o computador (ECU) não estava sendo utilizado, assim como o desempenho de segurança relacionado ao resgate dos ocupantes (destravamento das portas).

A Toyota contratou institutos independentes para uma nova certificação dos processos de segurança. Líder nas vendas de kei cars, a Daihatsu responde por 40% do mercado nipônico e esse escândalo irá dinamitar a imagem dela diante dos clientes.

google news2Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.


Últimas Notícias



unnamed
Autor: Ricardo de Oliveira

Com experiência de 27 anos, há 16 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook, X