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A Toyota suspenderá a distribuição de carros da marca japonesa Daihatsu, assim como estaria programada a paralisação de produção da tradicional bandeira de carros kei no Japão.
O motivo para isso é um escândalo de segurança que envolve a marca Daihatsu e que tem sua origem em 1989, afetando não só a empresa, já que existe a possibilidade de Toyota ampliar a suspensão para outros fabricantes.
Mazda, Subaru e a malaia Perodua, também podem ser afetadas, uma vez que compartilham plataformas e sistemas com a Daihatsu, que em 2022, vendeu 1,1 milhão de carros, sendo 40% deles no mercado exterior.
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A ação da Toyota também se dará fora do Japão, tanto em vendas quanto em produção, por conta de irregularidades nos testes de segurança da empresa, considerados fraudulentos há décadas e que vinham sendo executado desde 1989 na montadora.
A Toyota disse em nota no Japão: “Como resultado da investigação, além da fraude no acabamento das portas em abril e da fraude no teste de colisão lateral em maio, foi descoberto que havia 174 novas irregularidades em 25 itens de teste”.
Para piorar, a Toyota revelou ainda: “O número de modelos de veículos em que foi confirmada atividade fraudulenta é de 64 modelos de veículos e 3 motores (total de veículos em produção/desenvolvimento e modelos descontinuados), incluindo aqueles que já descontinuaram a produção. Isso inclui 22 modelos de veículos e 1 motor vendido pela Toyota”.
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Imagine 64 modelos de carros e 3 motores, todos sob suspeita de segurança! A Toyota divulgou ainda que na fase final da investigação, os testes aos airbags dos Daihatsu Move/Subaru Stella, Daihatsu Cast/Toyota Pixis Joy, Daihatsu Gran Max/Toyota Town Ace/Mazda Bongo revelaram que o acionamento do airbag era igual ao dos produtos produzidos em massa.
Foi descoberto que houve fraude na medida em que o computador (ECU) não estava sendo utilizado, assim como o desempenho de segurança relacionado ao resgate dos ocupantes (destravamento das portas).
A Toyota contratou institutos independentes para uma nova certificação dos processos de segurança. Líder nas vendas de kei cars, a Daihatsu responde por 40% do mercado nipônico e esse escândalo irá dinamitar a imagem dela diante dos clientes.
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