Toyota terá R$ 11 bilhões no Brasil para fazer picape e SUVs

daihatsu dn trec 1

Parece que a filial local da Toyota, diante do programa Mobilidade Verde, conseguiu convencer a matriz no Japão a trocar o México pelo Brasil parta um enorme investimento de R$ 11 bilhões, que serão anunciados neste mês de março.

Segundo o colunista do jornal O Globo, Lauro Jardim, o mega investimento da Toyota vaio gerar diretamente 2.000 empregos no país, mais precisamente na planta da montadora japonesa em Sorocaba, interior de São Paulo.

daihatsu dn trec 2

A informação fala da produção de um híbrido local, que será o Novo Toyota Yaris Cross, porém, haverá mais um SUV a ser feito na planta paulista, que evidentemente será ampliada.

Sobre esse segundo SUV, nada foi revelado ao jornalista, mas para criar um volume interessante no mercado nacional, a Toyota precisará de um SUV que faça sentido comercialmente.

daihatsu dn trec 3

Atualmente a Toyota faz o Corolla Cross, mas tem no RAV4, seu SUV tradicionalmente importado, fora a SW4, que vem da Argentina e bem mais vendida. Com o Novo Yaris Cross, a marca japonesa terá um portfólio ajustado para sua proposta por aqui.

toyota yaris cross 2024 1toyota yaris cross 2024 1

Caberia algo mais? Bem, observando o cenário atual, com algumas marcas decidindo-se pelo mesmo caminho do Fiat Pulse, inclusive agora até com chances reais do Hyundai Venue vir através da HMB, a Toyota teria no Daihatsu DN Trec uma opção para encerrar o Yaris hatch.

Também como híbrido, seria uma opção de acesso para conter carros elétricos chineses, como o BYD Dolphin Mini, por exemplo. Outro ponto é que o Raize tem em torno de 4,00 m e fica assim longe dos 4,31 m do Yaris Cross emergente.

toyota yaris cross 2024 2toyota yaris cross 2024 2

Por ser um produto de volume, DN Trec (e também o Yaris Cross), demandaria boa ampliação da capacidade em Sorocaba, ainda que as linhas do Yaris hatch e sedã seriam ocupadas por eles também.

Outro ponto para reforçar o DN Trec em versão Toyota é o fato do ex-presidente da montadora na região, Masahiro Inoue, agora é presidente mundial da Daihatsu. Uma picape híbrida com carroceria monobloco também será feita.

[Fonte: Lauro Jardim/O Globo ]

 

 

google news2COMPARTILHE
TwitterFacebookWhatsAppLinkedInPinterestQuer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!

google news2Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!

Na enquete anterior, mais de 60% das respostas (352 pessoas) indicaram preferir notícias do Brasil e do mundo, ao invés de avaliações de carros, ou notícias somente do Brasil.

Ao publicarmos notícias do Brasil e do mundo, qual formato de notícia você prefere, notícias curtas, ou mais longas e detalhadas?

.

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.




unnamed
Autor: Ricardo de Oliveira

Com experiência de 27 anos, há 16 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook, X