Toyota testa híbrido plug-in flex no Brasil

corolla cross phev 2

A Toyota quer dar mais um passo no processo de hibridização de seus carros no mercado brasileiro e começou a testar a tecnologia phiv com motorização flex.

Os testes começaram com Toyota Corolla Cross Hybrid com sistema plug-in, objetivando maior autonomia usando o etanol e também gasolina.

Rafael Chang, presidente da Toyota do Brasil, comenta: “Partindo do princípio de que o híbrido flex possui um dos mais altos potenciais de compensação e reabsorção na emissão de CO2 gerado desde o início do ciclo de uso do etanol extraído da cana-de-açúcar, passando pela disponibilidade nas bombas de abastecimento e sua queima no processo de combustão do carro, estamos animados com os testes em um híbrido plug-in”.

Chang finaliza: “É importante ressaltar que esses testes estão alinhados com nossos planos de futura produção nacional de veículos PHEV-FFV (híbridos plug-in flex fuel), reforçando nosso compromisso com a inovação e o crescimento sustentável da indústria nacional, e que se traduz em geração de empregos e benefícios para a economia”.

corolla cross phev 1

O sistema híbrido, que combina três motores, é composto por dois elétricos e um a combustão com tecnologia flex, apresentado oficialmente no Corolla sedã, e que também equipa o SUV Corolla Cross, lançado em 2021.

Os modelos híbridos-flex da Toyota são todos “híbrido full”, com eficiência energética de até 40%, capazes de mover o veículo somente com energia elétrica, enquanto um veículo híbrido leve (ou mild-hybrid), que melhora a eficiência em cerca de 5%, não chega a ter força para mover o veículo.

No caso do uso de um sistema PHEV flex, os novos híbridos plug-in da Toyota poderão rodar mais tempo com energia elétrica e farão uso de carregadores externos, permitindo assim que se use pouco o etanol no tanque ou mesmo nem use, dependendo das condições de viagem no dia a dia. O PHEV Flex fará parte do pacote de investimentos nos próximos cinco anos no Brasil.

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Autor: Ricardo de Oliveira

Com experiência de 27 anos, há 16 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook, X