
A Toyota finalmente parece ter encontrado o caminho certo no mercado de carros elétricos da China — e com uma abordagem que surpreendeu muita gente.
O novo SUV elétrico bZ3X, lançado em março pela joint venture GAC Toyota, já é o EV mais vendido entre todas as marcas estrangeiras no país, deixando para trás rivais como Volkswagen e Nissan.
Com um preço inicial de 109.800 yuans (aproximadamente R$ 80 mil), o bZ3X é o veículo elétrico mais acessível da Toyota na China. E os números já mostram que a estratégia funcionou.
Em maio, o modelo vendeu 4.344 unidades, liderando entre os EVs de marcas internacionais. O Volkswagen ID.3 ficou logo atrás, com 4.217 emplacamentos, seguido pelo sedã elétrico N7 da Nissan (3.034 unidades).
O BMW i3 e o VW ID.4 CROZZ completaram o top 5 com pouco mais de 2.600 unidades cada.
Logo após o lançamento, o interesse foi tão grande que o site da Toyota chegou a sair do ar com o volume de acessos.
Segundo Peng Baolin, diretor de vendas da GAC Toyota, em abril já haviam sido entregues mais de 10 mil unidades, com outros 12 mil pedidos em andamento.
Com 4,64 metros de comprimento e espaço interno versátil que chega a quase 3 metros quando os bancos são rebatidos, o bZ3X se posiciona no mesmo segmento do BYD Yuan Plus (vendido fora da China como Atto 3).
Ele é oferecido em sete versões diferentes, sendo duas delas equipadas com sensor LiDAR — tecnologia raramente vista em carros desse preço. O pacote com LiDAR custa a partir de 149.800 yuans (cerca de R$ 110 mil).
O SUV conta com duas opções de bateria: 50 kWh, que oferece autonomia de 430 km, e 67,9 kWh, com alcance de até 610 km, ambos no ciclo chinês CLTC. Por dentro, o bZ3X aposta em tecnologia com uma central multimídia de 12,3 polegadas e painel digital de 8,8 polegadas.
O modelo vem ainda com sistema Momenta 5.0, que oferece condução semiautônoma de nível 2, estacionamento remoto e outros recursos avançados.
O sucesso do bZ3X também marca o início de uma nova fase da Toyota na China. A marca revelou sua estratégia “China R&D 2.0”, que inclui parcerias com gigantes da tecnologia como Huawei, Xiaomi e Momenta para desenvolver soluções em software, direção inteligente e inteligência artificial.
O plano é claro: fazer com que o mercado chinês seja o motor da inovação global da marca japonesa.
Os resultados já começam a aparecer. Em abril, as vendas da Toyota na China cresceram 20% em relação ao ano anterior, com quase 143 mil veículos entregues. Até maio, o acumulado de 2024 já soma 530 mil unidades, alta de 7,7%.
E o portfólio vai continuar crescendo. Esta semana, a marca lançou o bZ5, um SUV maior, do tamanho do Tesla Model Y, mas com preço inicial na casa dos R$ 95 mil.
Se repetir o sucesso do irmão menor, a Toyota pode em breve se tornar uma das forças mais competitivas no mercado chinês de veículos elétricos.
A montadora japonesa, antes criticada pelo atraso na eletrificação, parece agora determinada a liderar — e, ao que tudo indica, começou muito bem.
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