Toyota volta a adiar planta de baterias e alimenta desconfiança sobre real compromisso com EVs

toyota corolla concept japan mobility show (4)
toyota corolla concept japan mobility show (4)

A tão aguardada virada elétrica da Toyota ganhou mais um capítulo de incerteza.

A montadora japonesa acaba de adiar pela segunda vez os planos de construção de sua nova fábrica de baterias para veículos elétricos no Japão, em um movimento que reacende críticas sobre o ritmo lento da empresa em direção à eletrificação.

O terreno, de 280 mil metros quadrados, foi adquirido em Fukuoka com o objetivo de abrigar uma instalação dedicada à produção das promissoras baterias de estado sólido.

A expectativa era de que o acordo oficial com o governo local fosse assinado ainda no primeiro semestre de 2025. No entanto, a montadora já havia adiado esse prazo para o outono — e agora a assinatura foi novamente empurrada para algum momento de 2026.

Veja também

toyota corolla concept japan mobility show (2)
toyota corolla concept japan mobility show (2)

A justificativa da Toyota é a mesma de antes: “demanda abaixo do esperado” por veículos elétricos. A declaração, porém, destoa dos dados de mercado.

Segundo a consultoria Rho Motion, as vendas globais de EVs superaram os 2 milhões de unidades em setembro de 2025, registrando alta de 26% em relação ao mesmo período do ano passado.

O governador de Fukuoka, Seitaro Hattori, confirmou à imprensa o adiamento após se reunir com o presidente da Toyota, Koji Sato.

Apesar do revés, ele negou que a montadora esteja cancelando o projeto, afirmando que os planos seguem em revisão e ajustes ao longo do próximo ano.

toyota corolla concept japan mobility show (1)
toyota corolla concept japan mobility show (1)

A notícia chega dias depois de Keiji Kaita, executivo da Toyota responsável pelo centro de desenvolvimento de engenharia neutra em carbono, afirmar no Japan Mobility Show que a empresa continua no cronograma para lançar seu primeiro modelo com bateria sólida até 2028.

Declarações que agora parecem destoar da realidade dos bastidores.

Em paralelo, a Toyota anunciou recentemente uma parceria com a Sumitomo Metal Mining e com a gigante petrolífera Idemitsu para viabilizar a produção em massa das novas baterias.

Prototipadas com promessas ousadas — 1.200 km de autonomia e recarga em apenas 10 minutos —, essas baterias ainda não têm data concreta para estrear nos modelos de produção.

toyota corolla concept japan mobility show (5)
toyota corolla concept japan mobility show (5)

A montadora também apresentou a cadeia de valor para os eletrólitos sólidos desenvolvida pela Idemitsu, parte fundamental da futura fabricação dessas células avançadas. Ainda assim, sem infraestrutura pronta, tudo segue no campo da teoria.

A crescente frustração entre analistas e consumidores é visível. A empresa já havia prometido baterias sólidas para 2020, depois empurrou para 2023, e agora fala em 2028.

Enquanto isso, concorrentes como Volkswagen , BMW, Hyundai e Mercedes-Benz avançam com seus próprios projetos de baterias de nova geração.

Apesar do discurso oficial sobre queda de demanda, o que se vê é um mercado global em expansão, com consumidores cada vez mais interessados em soluções elétricas eficientes.

toyota corolla concept japan mobility show (6)
toyota corolla concept japan mobility show (6)

A insistência da Toyota em atrasar sua infraestrutura pode custar caro em um cenário onde a inovação e a agilidade ditam os rumos da indústria automotiva.

📣 Compartilhe esta notíciaX FacebookWhatsAppLinkedInPinterest
📨 Receba um email com as principais Notícias Automotivas do diaReceber emails
📲 Receba as notícias do Notícias Automotivas em tempo real!Entre agora em nossos canais e não perca nenhuma novidade:

Canal do WhatsAppCanal do Telegram
Siga nosso site no Google Notícias
noticias
Autor: Eber do Carmo

Fundador do Notícias Automotivas, com atuação por três décadas no segmento automotivo, tem 20 anos de experiência como jornalista automotivo no Notícias Automotivas, desde que criou o site em 2005. Anteriormente trabalhou em empresas automotivas, nos segmentos de personalização e áudio.


formulario noticias por email

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.