
A Toyota sofreu um grande impacto no Brasil com um vendaval que destruiu quase que completamente a fábrica de motores em Porto Feliz, no interior de São Paulo.
Desde então, a montadora japonesa vem enfrentando um período difícil com a produção local limitada a modelos híbridos, cujos propulsores flexíveis em combustível são importados.
Todavia, a empresa está em ritmo de reconstrução da planta destruída, apesar de as instalações de Indaiatuba e Sorocaba, com suas linhas de montagem para Corolla e Corolla Cross, além do Yaris, respectivamente, funcionarem parcialmente.
O retorno à produção normal já está previsto, conforme revelado por Evandro Maggio, presidente da Toyota no Brasil, durante o Congresso Perspectivas e Tendências 2026, realizado por AutoData.
Veja também
Maggio disse: “Em janeiro voltaremos a produzir os motores flex por aqui, assim como os SSV [de combustão interna, geralmente a gasolina]. Hoje, os veículos estão sendo equipados com motores de fora.”
O executivo continuou: “Tivemos ajuda das fábricas do Japão, da Indonésia, da Turquia e da Tailândia para moldar componentes e montar peças que pudessem ser usadas na produção deste motor.”
Além de motores, a Toyota do Brasil está recebendo peças e componentes de fornecedores do Japão, ajudando assim a recompor elementos que seriam fornecidos localmente pela planta inativa.
Sobre a fábrica de motores, Maggio revelou como anda a recuperação. Ele contou: “Estamos deslocando máquinas para um galpão na cidade e fazendo o acondicionamento dos equipamentos para, só então, voltar com a manufatura de motores. Primeiro faremos a montagem e, posteriormente, voltaremos a produzi-los”.
Já em relação à Indaiatuba, uma vez que o plano original era desativar a fábrica para transferência da produção do Corolla para Sorocaba, não teve seu cronograma alterado pelo incidente.
Com a unidade 2 desta última pronta, a produção do Corolla (possivelmente da próxima geração) ocorrerá no segundo semestre do próximo ano.
📨 Receba um email com as principais Notícias Automotivas do diaReceber emails
📲 Receba as notícias do Notícias Automotivas em tempo real!Entre agora em nossos canais e não perca nenhuma novidade:
Canal do WhatsAppCanal do Telegram
Siga nosso site no Google Notícias










