Toyota volta ao ritmo normal somente em março do próximo ano

toyota sorocaba 3
toyota sorocaba 3

A Toyota sofreu um grande impacto no Brasil com um vendaval que destruiu quase que completamente a fábrica de motores em Porto Feliz, no interior de São Paulo.

Desde então, a montadora japonesa vem enfrentando um período difícil com a produção local limitada a modelos híbridos, cujos propulsores flexíveis em combustível são importados.

Todavia, a empresa está em ritmo de reconstrução da planta destruída, apesar de as instalações de Indaiatuba e Sorocaba, com suas linhas de montagem para Corolla e Corolla Cross , além do Yaris, respectivamente, funcionarem parcialmente.

O retorno à produção normal já está previsto, conforme revelado por Evandro Maggio, presidente da Toyota no Brasil, durante o Congresso Perspectivas e Tendências 2026, realizado por AutoData .

Veja também

Maggio disse: “Em janeiro voltaremos a produzir os motores flex por aqui, assim como os SSV [de combustão interna, geralmente a gasolina]. Hoje, os veículos estão sendo equipados com motores de fora.”

O executivo continuou: “Tivemos ajuda das fábricas do Japão, da Indonésia, da Turquia e da Tailândia para moldar componentes e montar peças que pudessem ser usadas na produção deste motor.”

Além de motores, a Toyota do Brasil está recebendo peças e componentes de fornecedores do Japão, ajudando assim a recompor elementos que seriam fornecidos localmente pela planta inativa.

Sobre a fábrica de motores, Maggio revelou como anda a recuperação. Ele contou: “Estamos deslocando máquinas para um galpão na cidade e fazendo o acondicionamento dos equipamentos para, só então, voltar com a manufatura de motores. Primeiro faremos a montagem e, posteriormente, voltaremos a produzi-los”.

Já em relação à Indaiatuba, uma vez que o plano original era desativar a fábrica para transferência da produção do Corolla para Sorocaba, não teve seu cronograma alterado pelo incidente.

Com a unidade 2 desta última pronta, a produção do Corolla (possivelmente da próxima geração) ocorrerá no segundo semestre do próximo ano.

📣 Compartilhe esta notíciaXFacebookWhatsAppLinkedInPinterest
📨 Receba um email com as principais Notícias Automotivas do diaReceber emails
📲 Receba as notícias do Notícias Automotivas em tempo real!Entre agora em nossos canais e não perca nenhuma novidade:

Canal do WhatsAppCanal do Telegram
Siga nosso site no Google Notícias
unnamed
Autor: Ricardo de Oliveira

Com experiência de 29 anos na área automotiva, há 18 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook


formulario noticias por email

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.