Yaris 2023 / Yaris Sedan 2023: preço, motor e versões

toyota yaris 2023 2

Saiba aqui tudo sobre o Toyota Yaris 2023 e seu irmão Toyota Yaris Sedan 2023. O modelo compacto vem nas carrocerias hatch e sedã, com motor 1.5 e em três versões cada um, tendo sido um importante produto da marca no país.


O Toyota Yaris é um dos carros globais da japonesa, e ele tem tido considerável sucesso em vários mercados ao redor do planeta. Apenas em um ano, o compacto chegou a vender mais de 100.000 unidades nos Estados Unidos. Por aqui, ele atingiu a marca de 90.000 unidades produzidas nos primeiros 14 meses.

A expectativa da Toyota em relação ao Yaris é vender 45% na versão Yaris Sedan e 55% na carroceria hatch.

Entre as vendas do Yaris e do Etios, a marca japonesa intencionava emplacar 5.800 unidades mensais, além de aumentar consideravelmente suas exportações para países vizinhos. Agora, o mais caro ficou sozinho com essa tarefa, já que o Etios saiu de linha.

Falando sobre os resultados no mercado brasileiro, em 2021 o modelo emplacou 21.126 unidades do hatch e 12.436 unidades do sedã.

Toyota Yaris 2023 – detalhes

toyota yaris 2023 1

O conceito aplicado no desenvolvimento do Toyota Yaris 2023 tinha como objetivo lançar um produto que pareça ser de um segmento superior, tanto no visual como na lista de equipamentos. Mas, e na prática, será que a Toyota conseguiu isso?

A frente do Toyota Yaris 2023 e do Yaris Sedan 2023 é marcada pela grande entrada de ar no para-choque (com grade em formato de colmeia no hatch e com linhas horizontais no sedã) e pelo estilo da grade e dos faróis, que parecem um peça única (aplicando o conceito de design global da marca, chamado de Keen Look).

Essa grade dianteira é pintada de preto nas versões Yaris XL, Yaris XS e Yaris XLS, abandonando o estilo cromado visto anteriormente.

Já a parte inferior do para-choque do Toyota Yaris 2023 tem vincos marcantes, assim como o capô, além de conter os faróis de neblina (de série em todas as versões).

toyota yaris 2023 3

Partindo para a lateral, vemos que o Toyota Yaris 2023 tem uma linha de cintura elevada e janelas mais estreitas, estas com contorno e coluna central pintados de preto.

Os vincos continuam proeminentes, especialmente na porta dianteira (que acabou muito maior que a porta traseira, tirando um pouco da harmonia visual).

As rodas são de 15 polegadas (com pneus 185/60) para privilegiar o conforto, segundo a marca, mas parecem pequenas e poderiam ser aro 16.

Os retrovisores são pintados na cor da carroceria e tem repetidores de seta, além de rebatimento elétrico na versão XLS. As maçanetas também são da mesma cor do carro. Quando comparamos a lateral das duas versões de carroceria, o Toyota Yaris 2023 na versão hatch parece mais harmonioso.

As rodas não “somem”, como no Yaris Sedan, e a coluna C tem a pintura Total Black, que lhe confere um visual mais esportivo.

toyota yaris 2023 4

Chegando na parte traseira, vemos lanternas que invadem as laterais (elas são de LED nas versões XS e XLS), e ali o Toyota Yaris Sedan 2023 compensa o visual de sua lateral.

As lanternas tem um desenho que encaixa muito bem com a tampa do porta-malas (que leva 473 litros, enquanto o hatch tem 310 litros). Na parte inferior, no para-choque, a traseira conta com as lanternas de neblina, o que dá maior visibilidade pelos outros veículos.

A versão hatch do Toyota Yaris 2023 ainda tem lavador e limpador do vidro traseiro, além de aerofólio e uma faixa pintada de preto. Junto com a coluna C pintada na mesma cor, o visual fica realmente mais esportivo.

E o que dizer do interior? Podemos dizer que suas dimensões estão dentro do esperado para a categoria: são 4.145 mm de comprimento, 1.730 mm de largura, 1.490 mm de altura e 2.550 mm de distância entre-eixos (a versão sedã só difere no comprimento, que é 4.425 mm).

toyota yaris 2023 5

Visto de perto, o Toyota Yaris 2023 tem um bom acabamento, com materiais de boa qualidade e encaixe. A marca optou por um interior totalmente em preto (incluindo colunas e teto) na versão hatch e cinza no Yaris Sedan.

Os bancos são de couro apenas nas versões XS e XLS, mas tem apoio de braço central desde a versão de entrada. Os ocupantes traseiros tem um espaço bom para as pernas, além de assoalho plano (o que é raro e dá muito mais conforto para quem viaja no meio).

O nível de equipamentos do Toyota Yaris 2023 é interessante, especialmente a partir das versões intermediárias. Mesmo nas mais baratas, porém, não há o que reclamar.

Além do básico, ele conta com sete airbags, comandos no volante, controle de estabilidade e tração, assistente de partida em rampa, banco e volante com ajuste de altura, faróis com acendimento automático e computador de bordo.

No caso da configuração mais barata, o computador de bordo tem display LCD de 2,7 polegadas, enquanto nas versões mais caras ele é TFT de 4,2 polegadas e colorido, além de ter mais funções.

Subindo para as outras versões, o modelo passa a contar com piloto automático, ar-condicionado automático e digital, central multimídia com tela de 7 polegadas, bancos em couro, câmera de ré, teto solar e outros itens.

A linha de motores do Toyota Yaris 2023 era composta por duas opções, as mesmas usadas anteriormente pelo Etios. A primeira, que aparecia apenas na versão hatch, era o propulsor 1.3 flex, que ganhou mais potência e entregava 101 cv e 12,9 kgfm de torque.

Depois que ela saiu de linha, restou apenas o motor 1.5 flex, que também ficou mais potente, tendo 110 cv e 14,9 kgfm de torque. O câmbio é sempre CVT, simulando sete velocidades.

Toyota Yaris 2023 – novidades

toyota yaris 2023 6

A linha 2023 do Yaris hatch e Yaris sedan foi anunciada em meados de janeiro de 2022 (veja aqui Novo Yaris “emergente” será híbrido e estreia em meados de 2022), trazendo diversas novidades. Algumas delas, como no visual, foram discretas, enquanto outras chamaram bastante a atenção.

As mudanças no exterior se concentram na dianteira, onde a dupla recebeu um novo para-choque com formato trapezoidal, com a parte interna pintada em preto e acabamento no estilo colmeia. A grade também mudou levemente e as rodas receberam um novo desenho.

Enquanto as versões mais baratas XL e XS continuam com o DRL no para-choque, a opção mais cara XLS recebeu novos faróis de LED com essa luz de rodagem diurna integrada.

Enquanto a traseira continua a mesma, o interior da Yaris 2023 ganhou um novo revestimento para os bancos (nas versões XL e XS), central multimídia de 7 polegadas com Android Auto e Apple CarPlay de série e mais duas entradas USB para os passageiros traseiros.

A principal novidade, porém, está na segurança, pois agora o modelo da Toyota vem de série com sete airbags (um de joelho, dois frontais, dois laterais e dois de cortina) e aviso de cinto de segurança para o banco traseiro em todas as versões.

As duas opções mais caras ainda receberam alerta de saída de faixa e sistema de pré-colisão, o que coloca o modelo em outro patamar nesse quesito entre seus principais concorrentes.

Finalmente, temos outra novidade na parte mecânica, pois a Toyota abandonou o uso do motor 1.3 nesses modelos. Agora, o Yaris 2023 vem apenas com o propulsor 1.5, que entrega até 110 cv e 14,9 kgfm de torque, sempre associado ao câmbio CVT de sete marchas.

Com os novos modos de condução Eco e Sport, e ajustes para reduzir o consumo e as emissões, o modelo tem médias com etanol de 8,8 km/l na cidade e 10 km/l na estrada (hatch) e 9,0 km/l na cidade e 10,6 km/l na estrada (sedan).

Confira abaixo as mudanças anteriores:

A última grande mudança foi em novembro de 2020, quando ambos perderam o câmbio manual para adotar uma linha 100% automática.

Tanto os clientes da marca, quantos os consumidores desses segmentos no geral, já pediam quase sempre pelo modelo sem o pedal da embreagem, então não fazia sentido a marca manter a versão manual. Além disso, seu preço era muito próximo da opção CVT mais barata.

Na expectativa pela chegada do modelo renovado, o que deve ocorrer apenas no próximo ano, a Toyota já colocou em seu site a linha 2021 da família Yaris. Tudo foi feito sem alarde, já que não houve qualquer alteração no visual, na lista de equipamentos ou na parte mecânica. Exceto, é claro, o usual aumento de preços.

A única alteração foi a adição de uma nova série limitada para o hatch, o Yaris S, que terá apenas 450 unidades. Ele é baseado na versão topo de linha XLS Connect, tendo inclusive o mesmo preço, motor e câmbio. A diferença está no visual exterior e em alguns detalhes estéticos no interior.

O Toyota Yaris S 2021 vem com rodas de 16 polegadas (o restante da linha tem rodas aro 15), faróis com projetores, friso vermelho no para-choque, retrovisores pintados em preto com detalhe em vermelho, lanternas em LED com um discreto friso vermelho na base, bancos com costuras em vermelho e teto solar elétrico.

Por isso, o que temos como novidade para o modelo é o que foi anunciado anteriormente, para a linha 2020. As novidades chegaram em agosto de 2019, e incluem novos equipamentos e um novo visual na versão X-Way.

A principal novidade está na conectividade, pois o Toyota Yaris 2020 passa a ter os sistemas Android Auto e Apple CarPlay em sua central multimídia, a partir da versão XL Plus Connect (antiga XL Plus Tech). Para os donos do modelo 2019, a atualização do sistema custa R$ 429,99 (incluindo mão de obra), num serviço que dura 1 hora em qualquer concessionária.

Outra novidade que a linha 2020 recebeu aparece na versão aventureira X-Way, que agora tem 3 opções de cores dual-tone: preto e branco, preto e vermelho e preto e cinza. Além disso, o modelo também ganhou novas rodas diamantadas em tons mais escuros.

Depois dessas mudanças, a Toyota anunciou outras novidades para o Yaris 2020, divulgadas em 12 de novembro de 2019. A partir dessa data, todas as versões passaram a ter novas nomenclaturas, o que facilitaria sua diferenciação.

As versões do Toyota Yaris 2020 que oferecem Android Auto e Apple CarPlay passam a ser chamadas de Connect, enquanto que a versão de entrada foi batizada de Live. Com isso, a linha passa a ter a seguinte ordem (incluindo as carrocerias hatch e sedã): XL Live (versão de entrada), XL Plus Connect, XS Connect, X-Way Connect e XLS Connect.

Mais importante que essas mudanças, porém, foi a alteração do motor da versão XL Plus Connect na carroceria hatch. Antes equipada com motor 1.3, agora essa opção passa a ter o motor mais potente 1.5, sem alteração nos preços.

Finalmente, a última novidade é que a versão topo de linha XLS Connect passa a ter luz diurna de condução, ou DRL.

Toyota Yaris 2023 – versões

Hatch

  • Toyota Yaris 1.5 XL CVT 2023
  • Toyota Yaris 1.5 XS CVT 2023
  • Toyota Yaris 1.5 XLS CVT 2023

Sedã

  • Toyota Yaris Sedan 1.5 XL CVT 2023
  • Toyota Yaris Sedan 1.5 XS CVT 2023
  • Toyota Yaris Sedan 1.5 XLS CVT 2023

Cores disponíveis: Branco Polar (sólido), Vermelho Granada (apenas hatch), Cinza Granito, Prata Lua Nova, Preto Infinito, Azul Titã e Branco Lunar.

Toyota Yaris 2023 – equipamentos

toyota yaris 2023 8

Confira a lista de equipamentos de cada versão (hatch e sedã):

Toyota Yaris 1.5 XL CVT 2023

ACABAMENTO EXTERNO: espelhos retrovisores externos elétricos na cor do carro e pisca integrado, grade inferior tipo colmeia, maçanetas externas e para-choques dianteiro e traseiro na cor do carro e rodas de aço 15″ com calota na cor prata.

ACABAMENTO INTERNO: interior de colunas e teto na cor preta, acabamento interno das portas e dos bancos de tecido e descansa-braços dianteiro.

CONFORTO: ar-condicionado manual com filtro antipólen e ar quente, chave com comandos integrados (abertura e travamento das portas e alarme), computador de bordo com 12 funções, direção eletroassistida progressiva (EPS), entrada USB para passageiros no banco traseiro tipo A (duas).

SEGURANÇA: sete airbags (frontais, laterais, de cortina e de joelho), controle eletrônico de estabilidade veicular (VSC), controle eletrônico de tração (TRC), desembaçador do vidro traseiro, freios ABS com BAS e EBD, sistema de alarme perimétrico, sistema de assistência ao arranque em subida (HAC), sistema universal Isofix para fixação de cadeirinhas com Top Tether e luzes diurnas no para-choque dianteiro.

ÁUDIO: antena short-pole, quatro alto-falantes e dois tweeters, sistema de áudio central multimídia Toyota Play+ com tela sensível ao toque de 7″, AM/FM, função MP3, entrada USB (no console central), Bluetooth e conexão para smartphones e tablets através do espelhamento SDL, Android Auto e Apple CarPlay.

toyota yaris 2023 7

Toyota Yaris 1.5 XS CVT 2023

ACABAMENTO EXTERNO: itens da versão XL + faróis halógenos projetores com máscara negra e linha guia em LED com função “siga-me”, luzes de condução diurna em LED separadas dos faróis e lanterna traseira em LED, acabamento externo preto na terceira coluna, aerofólio traseiro e rodas de liga leve 15″ com acabamento na cor prata.

ACABAMENTO INTERNO: itens da versão XL + acabamento interno das portas em couro e dos bancos parte em couro, parte em tecido, maçanetas internas na cor prata e revestimento do colante em couro.

CONFORTO: itens da versão XL + ar-condicionado automático com filtro antipólen e ar quente, banco traseiro rebatível 60:40 (somente encosto), computador de bordo de alta resolução (TFT) com 16 funções, manopla para troca de marchas localizada no volante (Paddle Shift), controle de velocidade de cruzeiro, descansa-braço traseiro com porta-copos, Smart Entry e Start Button/Push Start.

SEGURANÇA: itens da versão XL + sistema de pré-colisão (PCS) e alerta de evasão de faixa (LDA).

Toyota Yaris 1.5 XLS CVT 2023

ACABAMENTO EXTERNO: itens da versão XS + faróis em LED com acendimento automático, luzes de condução diurna (acoplada aos faróis), grade dianteira com detalhes na cor do veículo, acabamento preto brilhante e detalhes cromados, rodas de liga leve 15″ com acabamento dual tone (preto e cinza) e teto solar.

ACABAMENTO INTERNO: itens da versão XS + detalhe da manopla da transmissão em couro e base da manopla de câmbio com acabamento cromado.

CONFORTO: itens da versão XS + espelho retrovisor interno com antiofuscamento eletrocrômico e espelho retrovisor externo com rebatimento elétrico.

SEGURANÇA: itens da versão XS + câmera de ré com linhas de distância, faróis de neblina dianteiros e alarme volumétrico.

Toyota Yaris 2023 – preço

Hatch

  • Toyota Yaris 1.5 XL CVT 2023 – R$ 92.190
  • Toyota Yaris 1.5 XS CVT 2023 – R$ 101.490
  • Toyota Yaris 1.5 XLS CVT 2023 – R$ 112.690

Sedã

  • Toyota Yaris Sedan 1.5 XL CVT 2023 – R$ 96.390
  • Toyota Yaris Sedan 1.5 XS CVT 2023 – R$ 104.990
  • Toyota Yaris Sedan 1.5 XLS CVT 2023 – R$ 116.990

(Preços com base no configurador do site da Toyota, em janeiro de 2022)

Toyota Yaris 2023 – motor

toyota yaris 2023 10

A Toyota decidiu equipar o Yaris 2023 com apenas uma opção de motorização, retirando de linha a mais fraca que estava disponível apenas para o modelo hatch, em suas versões de entrada.

Esse era o propulsor 1.3 Flexfuel, Dual VVT-i DOHC de 16 válvulas. Ele era dianteiro, transversal, com comando de válvulas duplo no cabeçote e injeção multiponto. Seu rendimento era de 94/101 cavalos (gasolina/etanol) a 5.600 rpm e 12,5/12,9 kgfm de torque, disponíveis a 4.000 rpm.

O outro motor disponível na linha do Toyota Yaris 2023, que agora equipa todas as versões do hatch e do Yaris Sedan 2023, é um 1.5 Flexfuel, Dual VVT-i DOHC, também de 16 válvulas.

Assim como o outro propulsor, ele é dianteiro, transversal e com comando de válvulas duplo no cabeçote e injeção multiponto. Ele entrega 105/110 cavalos de potência, respectivamente com gasolina e etanol, sempre a 5.600 giros. O torque máximo é de 14,3/14,9 kgfm, a 4.000 rpm.

Já a transmissão do Toyota Yaris 2023, que já tinha perdido a opção manual, segue apenas com o Multidrive CVT, que simula sete velocidades.

Toyota Yaris 2023 – desempenho

Com o motor 1.3 de até 101 cv, o Toyota Yaris hatch 2022 acelerava de 0 a 100 km/h em 12,5 segundos, com velocidade máxima de 170 km/h.

Já equipado com o motor mais forte 1.5 (que não muda tanto em termos de potência, mas sim no torque), o compacto chega aos 100 km/h em 11,8 segundos, com máxima de 173 km/h.

E o que dizer do Yaris Sedan 2023? Bem, ela é equipada apenas com o propulsor 1.5, como dito acima, e seus números não empolgam tanto, mas estão dentro do esperado para a categoria: 12 segundos para ir de 0 a 100 km/h e velocidade máxima de 186 km/h.

Toyota Yaris 2023 – consumo

toyota yaris 2023 9

O consumo do Toyota Yaris 2023, que é equipado com motor flex em todas as versões, pode ser um de seus principais atributos frente à concorrência, já que ele é o mais econômico de sua categoria.

Segundo o Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular, do Inmetro, e também com informações oficiais da própria marca, o Toyota Yaris 2023 apresenta as seguintes médias de consumo:

  • Yaris hatch 1.3 CVT (fora de linha): 8,9 km/l na cidade e 9,9 km/l na estrada (etanol) e 13 km/l na cidade e 14,1 km/l na estrada (gasolina).
  • Yaris hatch 1.5 CVT: 8,8 km/l na cidade e 10 km/l na estrada (etanol) e 12,6 km/l na cidade e 13,8 km/l na estrada (gasolina).
  • Yaris sedã 1.5 CVT: 9 km/l na cidade e 10,6 km/l na estrada (etanol) e 13 km/l na cidade e 14,5 km/l na estrada (gasolina).

Toyota Yaris 2023 – manutenção e revisão

Parte cada vez mais importante na divulgação de um produto, os custos de manutenção e revisão do Toyota Yaris 2023 prometem, segundo a marca, satisfazer seus clientes com o programa “Revisão da Medida”.

Segundo a Toyota, é o menor custo da categoria. Vale destacar ainda que a garantia para o Yaris 2023 é de 5 anos.

Veja abaixo os valores de ada revisão:

  • 10.000 km – R$ 364,77
  • 20.000 km – R$ 759,00
  • 30.000 km – R$ 585,00
  • 40.000 km – R$ 1.071,00
  • 50.000 km – R$ 585,00
  • 60.000 km – não informado

Toyota Yaris 2023 – ficha técnica

Motor

1.3 (fora de linha)

Tipo

Dianteiro, Transversal e Flex

Número de cilindros

4 em linha

Cilindrada em cm3

1.329

Válvulas

16

Taxa de compressão

13:1

Injeção eletrônica de combustível

Multiponto

Potência Máxima

101 cv a 5.600 rpm

Torque Máximo

12,9 mkgf a 4.000 rpm

Transmissão

Tipo

CVT de 7 velocidades

Tração

Tipo

Dianteira

Freios

Tipo

Discos ventilados (dianteira) e tambor (traseira)

Direção

Tipo

Elétrica

Suspensão

Dianteira

Independentes, McPherson

Traseira

Eixo de torção

Rodas e Pneus

Rodas

Roda de 15 polegadas

Pneus

185/60 R15

Dimensões

Comprimento total (mm)

4.145

Largura (mm)

1.730

Altura (mm)

1.490

Distância entre os eixos (mm)

2.550

Capacidades

Capacidade de carga (kg)

440

Tanque (litros)

45

Peso vazio em ordem de marcha (kg)

1.110

Peso bruto total (kg)

1.550

Coeficiente de penetração aerodinâmica (Cx)

n/d

 

Motor

1.5

Tipo

Dianteiro, Transversal e Flex

Número de cilindros

4 em linha

Cilindrada em cm3

1.496

Válvulas

16

Taxa de compressão

13:1

Injeção eletrônica de combustível

Multiponto

Potência Máxima

105/110 cv a 5.600 rpm

Torque Máximo

14,3/14,9 kgfm a 4.000 rpm

Transmissão

Tipo

CVT de 7 velocidades

Tração

Tipo

Dianteira

Freios

Tipo

Discos ventilados (dianteira) e tambor (traseira)

Direção

Tipo

Elétrica

Suspensão

Dianteira

Independentes, McPherson

Traseira

Eixo de torção

Rodas e Pneus

Rodas

Roda de 15 polegadas

Pneus

185/60 R15

Dimensões

Comprimento total (mm)

4.145 (hatch) / 4.425 (sedã)

Largura (mm)

1.730 (hatch e sedã)

Altura (mm)

1.490 (hatch e sedã)

Distância entre os eixos (mm)

2.550 (hatch e sedã)

Capacidades

Capacidade de carga (kg)

425 (hatch) / 420 (sedã)

Tanque (litros)

45

Peso vazio em ordem de marcha (kg)

1.125 (hatch) / 1.130 (sedã)

Peso bruto total (kg)

1.550 (hatch) / 1.550 (sedã)

Coeficiente de penetração aerodinâmica (Cx)

n/d

Toyota Yaris 2023 – fotos

 

Autor: Viny Furlani

Formado em Gestão de Negócios, trabalha no segmento automotivo há mais de 17 anos. Em 2009, passou a escrever avaliações e notícias sobre carros, totalizando mais de 2.000 artigos, em vários sites. Além das matérias escritas para o NA, também cuida das mídias sociais do site.