Trabalhadores da GM podem parar novamente no dia 16 de setembro

gm sjc a 1
gm sjc a 1

A General Motors pode enfrentar em breve uma nova greve em uma de suas fábricas mais antigas e a possibilidade já está aprovado pelo sindicato local, que já deu o sinal verde para o aviso de greve, legalmente obrigatório antes de uma paralisação.

Esta é a situação na fábrica de São José dos Campos, onde são feitas as Chevrolet S10 e Trailblazer, bem como motores. Os trabalhadores da unidade da GM, inaugurada em 1953, rejeitaram a proposta de reajuste salarial de 1,85%, percentual abaixo dos 3,71% do INPC do período.

Assim, em assembleia, os empregados da GM no Vale do Paraíba aprovaram o aviso de greve, que serve como um alerta para a montadora resolver a questão até a próxima segunda-feira, dia 16 de setembro, quando o turno cruzará os braços.

Com um dia útil nas mãos, a GM pode ainda reverter a situação com uma nova proposta. A atual, rejeita, incluía fim da estabilidade no emprego de funcionários vítimas de lesões e doenças do trabalho, bem como o congelamento do piso salarial.

Valmir Mariano, presidente em exercício do sindicato, disse ao site Auto Data : “Ao apresentar esta proposta extremamente rebaixada, a GM desrespeita os trabalhadores. Os metalúrgicos da fábrica têm histórico de luta e organização. Não engoliremos essa afronta”.

Com 3.250 unidades, a planta da GM recentemente admitiu reabrir um turno para aumento da produção da picape S10, que foi ultrapassada pela argentina Ford Ranger pela primeira vez em muito tempo e com larga vantagem nos números atuais.

A instalação já vem de outras paralisações recentes e a situação por lá nunca parece resolvida, com as demais unidades da GM e no estado de São Paulo e no Rio Grande do Sul esteja um pouco melhor agora, com os recentes investimentos anunciados. A empresa não se pronunciou sobre a situação em São José dos Campos.

 

google news2Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!
Categorias GM

Na enquete anterior, 29% das respostas (254 pessoas) indicaram que acessam o NA algumas vezes por semana. 24% acessam todos os dias.

Agora, queremos saber: O que você acha do tempo de carregamento das páginas do nosso site? Usamos um sistema de CDN (rede de distribuição de conteúdo) da Amazon, que traz os dados do site a partir da capital mais próxima da sua casa.

.

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.




unnamed
Autor: Ricardo de Oliveira

Com experiência de 27 anos, há 16 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook, X