
A transição da BMW para sua nova geração de veículos elétricos e conectados, conhecida como Neue Klasse, está ganhando ritmo — mas o avanço vem acompanhado de baixas importantes.
Três modelos tradicionais da marca estão com os dias contados: X4, Série 8 e Z4 serão aposentados até 2026, encerrando capítulos distintos da história da montadora bávara.
O primeiro a sair de cena é o BMW X4, SUV cupê que chegou ao mercado em 2018 e recebeu um facelift em 2021. Diferentemente do novo X3, renovado em 2024, o X4 não terá uma nova geração com motor a combustão.
Na prática, a BMW decidiu que o menor X2 assumirá o papel de substituto indireto, enquanto rumores apontam para a chegada de um iX4 elétrico com a plataforma Neue Klasse, previsto para os próximos anos.
Veja também

A própria BMW já restringiu as opções do X4 em seu configurador na Alemanha, segundo o Auto Motor und Sport.
As versões a gasolina foram retiradas e, a partir de setembro de 2025, apenas variantes diesel (20d, 30d e M40d) continuarão disponíveis — mas só até novembro, quando toda a linha será oficialmente descontinuada.
Outro que dá adeus é o Série 8, um dos modelos mais sofisticados da marca. Apesar do facelift em 2022, o grand tourer de luxo nunca se tornou um sucesso de vendas.
Vendido em versões cupê, conversível e Gran Coupé, foi este último que sustentou a linha até aqui.
O ano-modelo 2026 será o último para o Série 8, com destaque para a série especial M850i Edition M Heritage, limitada a 500 unidades.

A BMW não fala sobre uma nova geração e os boatos sobre um possível retorno da Série 6 seguem sem confirmação.
Fechando a lista de aposentados está o icônico BMW Z4, roadster que representa uma linhagem que começou nos anos 1990 com o Z3.
Com produção compartilhada com o Toyota GR Supra na planta da Magna Steyr, na Áustria, o Z4 será produzido até a primavera de 2026.
E, diferente do Supra — que deve ganhar nova geração feita apenas pela Toyota —, não há substituto previsto para o roadster alemão.
Com isso, a BMW abandonará de vez o segmento dos conversíveis esportivos, seguindo os passos de rivais como Audi (TT Roadster) e Mercedes-Benz (SLC/SLK).

A decisão de matar os três modelos tem fundamento comercial. Entre janeiro e agosto de 2025, foram vendidos apenas 1.916 unidades do X4, 659 do Série 8 e 2.613 do Z4 na Alemanha.
Juntos, os três representaram uma fração mínima frente aos mais de 160 mil BMWs emplacados no país no mesmo período.
Ainda assim, os fãs da marca não perdem a esperança. Boatos sobre um novo esportivo elétrico baseado na Neue Klasse circulam desde 2023, quando fotos de um cupê camuflado vazaram na imprensa.
A BMW, por enquanto, prefere manter o mistério.
Seja como for, a BMW está trocando tradição por transformação. Modelos icônicos e emocionalmente marcantes dão lugar a plataformas modulares, mais eficientes e voltadas a uma nova geração de consumidores.
📲 Receba as notícias do Notícias Automotivas em tempo real!Entre agora em nossos canais e não perca nenhuma novidade:
✅ Canal do WhatsApp📡 Canal do Telegram
📰 Siga nosso site no Google Notícias