Troller: fábrica finalmente passa da Ford para o Ceará; fará carros elétricos

troller t4 connect
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A antiga fábrica da Troller em Horizonte, no interior do Ceará, mudou finalmente de mãos e passou da Ford para o governo do estado, num acordo que demorou anos para ser concretizado.

Assim como na Bahia, com a BYD em Camaçari, a Ford passou a instalação para o governo estadual, que repassará sob concessão o local para um novo investidor, que promete produzir veículos elétricos no local.

No caso da Ford, a empresa disse em nota que o acordo foi “um passo definitivo para utilizar a planta de Horizonte na geração de crescimento econômico e social para a comunidade cearense”.

Em 11 de janeiro de 2021, uma data que muitos clientes da Ford não se esquecem, a montadora americana fechou as fábricas de Camaçari, Taubaté e anunciou que Horizonte, então com a Troller, seguiria o caminho até setembro do mesmo ano.

Assim como as duas que faziam carros e motores, respectivamente, a Troller também viu sua fábrica fechar e a própria marca entrar em extinção, como a Mercury, muitos anos antes nos EUA.

Mas, águas passadas não movem moinho e um novo “dono” chega na forma da Comexport, que atua em comércio exterior e suprimentos, pretendendo transformar a planta de Horizonte num hub montador de veículos para outras marcas.

A ideia é produzir carros elétricos para três marcas interessadas em vender no Brasil, usando um modelo bem comum no Uruguai, onde empresas locais montam picapes, vans e pequenos caminhões para atingir mercados do Mercosul sem imposto de importação.

O investimento inicial da Comexport é de R$ 400 milhões em Horizonte, onde o processo deverá ser como CKD ou SKD, de modo a facilitar o ingresso dessas marcas no país sem taxas os 35% de taxa.

Isso inicialmente, já que os planos da Comexport é avançar na nacionalização e na produção de componentes para estes fabricantes estrangeiros. Nenhum dos três foi revelado, mas marcas chinesas são sempre as primeiras a estarem na fila de negócios como este.

 

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Autor: Ricardo de Oliveira

Com experiência de 27 anos, há 16 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook, X