
Depois de anos adotando uma postura cautelosa em relação à eletrificação total, a Toyota finalmente parece pronta para acelerar com força total rumo ao futuro dos carros elétricos.
Segundo informações do jornal japonês Nikkei, a marca pretende lançar cerca de 15 modelos 100% elétricos desenvolvidos internamente até 2027. Mais do que isso, a meta ambiciosa é produzir cerca de 1 milhão de EVs por ano já nos próximos dois anos.
Essa virada de chave é significativa, considerando que até agora a Toyota vinha apostando quase exclusivamente em híbridos como sua principal estratégia de eficiência energética.
Enquanto outras montadoras correram para construir fábricas de baterias e infraestrutura para EVs, a gigante japonesa permaneceu relativamente discreta, lançando apenas o SUV elétrico bZ4X e seu equivalente da Lexus, o RZ, nos principais mercados, como o norte-americano.

A reportagem da Automotive News Europe procurou a Toyota para comentar o plano revelado pelo Nikkei, mas a montadora se limitou a dizer que “a informação não foi anunciada pela empresa”, evitando negar categoricamente a veracidade da notícia — o que só alimenta ainda mais a especulação.
Em 2024, a Toyota vendeu globalmente cerca de 140 mil veículos elétricos, incluindo o Mirai movido a célula de combustível de hidrogênio.
Apesar de representar um avanço expressivo em relação a 2023, os EVs ainda correspondem a apenas 2% do total de vendas globais da empresa.
Para alcançar o objetivo de 1 milhão de unidades por ano, a montadora precisaria multiplicar esse número por mais de 7 vezes até 2027 — e por 25 vezes até o fim da década, caso deseje que 35% de sua produção global seja composta por elétricos.

A nova fase de eletrificação já começou a tomar forma com lançamentos como o C-HR+ elétrico na Europa, que estreou com recepção positiva e deve partir de um preço competitivo, na casa dos 30 mil dólares.
Na China, o bZ3X começou a ser vendido recentemente por cerca de 15 mil dólares, reforçando a proposta da marca de ampliar sua linha com modelos acessíveis e variados.
Também está nos planos o lançamento do bZ5X, um SUV de três fileiras, e sua versão de luxo, o Lexus TZ. Até a popular picape Tacoma deve ganhar uma versão elétrica em breve.
Há ainda rumores sobre um supercarro elétrico da Lexus, que pode finalmente sair do papel.
Curiosamente, enquanto diversas montadoras rivais — como Ford, GM e Volkswagen — estão postergando ou reduzindo suas metas de eletrificação diante de vendas abaixo do esperado, a Toyota pode estar entrando no jogo justamente no momento mais estratégico.
A empresa segue a filosofia anunciada por Akio Toyoda em 2021: só apostar na eletrificação total quando o mercado realmente mostrar maturidade para ela.
Caso consiga cumprir suas metas, a Toyota poderá mais uma vez confirmar sua fama de montadora conservadora, porém estrategicamente certeira.
E ao oferecer um portfólio diversificado, com preços adequados e foco na confiabilidade, tem grandes chances de se tornar líder também no mercado de elétricos, assim como já é entre os híbridos.

Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!