“Tudo por causa do celular”: Depois de 28 anos, a Mazda muda seu logotipo, para que fique mais bonito na tela dos dispositivos móveis

mazda logos
mazda logos

Nos últimos anos, diversas montadoras decidiram modernizar suas identidades visuais, seja por meio de pequenas alterações ou mudanças radicais em seus logotipos.

Agora, parece que a Mazda também entrou nessa tendência. Segundo o jornal japonês Nikkei, a fabricante do icônico Miata anunciou a adoção de um novo emblema, embora a mudança seja sutil em comparação a outras marcas que reformularam completamente suas identidades, como General Motors e Jaguar .

O novo logotipo da Mazda já havia sido registrado em pedidos de patente no ano passado, o que permitiu uma prévia da atualização.

As diferenças em relação ao design atual são discretas: o contorno externo do símbolo agora tem um formato mais circular, enquanto as asas internas perderam suas curvas suaves, adotando ângulos mais definidos.

Além disso, o logo abandona qualquer efeito tridimensional, aderindo à estética plana que se tornou padrão na indústria automotiva nos últimos anos.

mazda novo logo
mazda novo logo

Segundo a publicação japonesa, a mudança visa melhorar a legibilidade da marca em dispositivos móveis, uma preocupação crescente para as montadoras na era digital.

Curiosamente, apesar da suposta oficialização do novo logotipo, a Mazda ainda não o incorporou em seus canais oficiais. No momento, seus sites continuam exibindo o emblema introduzido em 1996.

Também não há informações sobre uma possível alteração na tipografia da marca, embora isso pareça improvável, já que a inscrição “Mazda” tem se mantido inalterada ao longo das décadas e se encaixaria bem no novo design.

Ainda resta a dúvida se a fabricante estreará o novo logotipo em um modelo inédito ou se ele será gradualmente implementado na linha de produção.

A Mazda tem um longo histórico de mudanças visuais. O atual logotipo já está em uso há 29 anos, tornando-se um dos mais longevos da empresa.

Antes dele, a marca utilizou o chamado “Eternal Flame” entre 1991 e 1996, um emblema que passou por um refinamento apenas um ano após sua estreia, quando suas bordas foram suavizadas.

A tipografia usada na inscrição “Mazda”, por sua vez, remonta a 1975 e já havia sido o único elemento visual da marca até 1991.

Desde o lançamento de seu primeiro carro de passeio em 1960, a Mazda teve uma série de insígnias diferentes, incluindo um logotipo circular com um “m” minúsculo no centro, que depois foi integrado a um triângulo estilizado em homenagem aos motores rotativos.

Se há algo evidente na trajetória da Mazda, é que a empresa tem se tornado mais consistente em sua identidade visual ao longo do tempo.

Mesmo com a nova atualização, a mudança é bem mais contida em comparação a períodos anteriores, sinalizando que a marca busca manter sua identidade reconhecível, enquanto se adapta às novas exigências do design moderno.


google news2
Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!
.

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.



Autor: Eber do Carmo

Fundador do Notícias Automotivas, com atuação por três décadas no segmento automotivo, tem 18 anos de experiência como jornalista automotivo no Notícias Automotivas, desde que criou o site em 2005. Anteriormente trabalhou em empresas automotivas, nos segmentos de personalização e áudio.