Turquia mostra novo carro elétrico nacional na CES 2024

togg t10f 1
togg t10f 1

Embora se destaque muito no setor de defesa, com armas modernas, em especial, drones, os turcos não tinham até pouco tempo, uma marca de automóveis para chamar de sua, mas o governo de Ancara mudou as coisas com a Togg.

A marca turca, patrocinada pelo governo, lançou-se na CES 2022 com uma gama de conceitos elétricos avançados, focados no segmento premium e agora mostra no evento de Las Vegas, um novo carro elétrico, o sedã Togg T10F.

togg t10f 2
togg t10f 2

Com carroceria de estilo fastback, o Togg T10F é menor que os primeiros modelos da marca e chama atenção por sua frente expressiva, com faróis full LED grandes e grade falsa em preto brilhante.

Atrás, lanternas em LED num conjunto único, assim como a tampa traseira tem o vidro integrado, ampliando o vão de acesso ao porta-malas, como em um carro europeu tradicional.

togg t10f 3
togg t10f 3

Ainda que as linhas da carroceria não sejam coisa nova, com o T10F lembrando alguns carros europeus, a Togg quer focar mesmo é no interior, com painel revestido em materiais premium e várias telas digitais para cluster, infotainment e entertainment.

Tem ainda um display digital para o ar condicionado dual zone, além de oferecer acabamento em couro e teto panorâmico com vidro de escurecimento automático, entre outros.

togg t10f 4
togg t10f 4

O Togg T10F chegará ao mercado europeu com versões de tração traseira com duas opções de bateria, assim como uma versão AWD. A opção de acesso tem 218 cavalos e 35,5 kgfm, com autonomias de 350 ou 600 km, nas células de  52,4 ou 88,5 kWh.

Já o T10F AWD vai de 0 a 100 km/h em 4,6 segundos com 71,1 kgfm, mas a potência não foi revelada. A autonomia dessa versão é de 530 km no ciclo WLTP. O tempo de recarga de 20% a 80% é de 28 minutos.

togg t10f 6
togg t10f 6

Pesando de 1.939 e 2.215 kg, o Togg T10F tem coeficiente aerodinâmico de 0,23 de cx. Vem? A Togg continua dando seus primeiros passos na Europa e precisa vencer certo ceticismo por ser marca nova, ainda que a Turquia tenha um parque automotivo desenvolvido. Por ora, não se sabe de movimentos dela por aqui.

 

google news2Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.


Últimas Notícias



unnamed
Autor: Ricardo de Oliveira

Com experiência de 27 anos, há 16 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook, X