
A BMW acaba de iniciar um recall global de grandes proporções por conta de uma falha no motor de partida que pode causar incêndios.
Só nos Estados Unidos, quase 200 mil veículos estão envolvidos, enquanto na Alemanha o número já passa de 136 mil. Em escala global, o total ainda não foi divulgado, mas estima-se que supere facilmente a marca de 400 mil unidades.
O defeito, segundo a BMW, está diretamente ligado ao motor de seis cilindros turbo B58, usado em diversos modelos entre 2015 e 2022.
O problema é grave: água pode infiltrar-se no relé do motor de partida, causando corrosão nos componentes internos.
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Com o tempo, isso pode levar a falhas no sistema elétrico e, no pior cenário, provocar um curto-circuito e um incêndio no compartimento do motor — ou, como os técnicos preferem chamar, um “evento térmico”.

Nos Estados Unidos, o recall atinge modelos como o Série 2 (230i), Série 3 (330i), Série 4 (430i e 430i conversível), Série 5 (530i), além dos SUVs X3 e X4.
O roadster Z4 também está na lista, e por causa da parceria de desenvolvimento entre BMW e Toyota, o Toyota Supra 3.0 — que compartilha a base técnica com o Z4 — também entrou na jogada, com 1.469 unidades envolvidas.
Apesar de a Toyota afirmar que não há registros de incêndios com o Supra até agora, a marca optou por aderir ao recall em conjunto com a BMW.
A recomendação para os proprietários é clara e direta: até que a substituição do componente seja feita, evite estacionar o carro dentro de casa ou próximo de estruturas.
Em outras palavras, é melhor manter distância de garagens, paredes ou qualquer área onde um possível fogo possa causar mais estragos.

A BMW informou que já detectou casos de falhas relacionadas ao motor de partida em seus concessionários nos EUA. Inicialmente, pensava-se que os problemas poderiam estar ligados a reparos malfeitos ou colisões anteriores, mas investigações mais recentes descartaram essa hipótese.
O verdadeiro culpado foi identificado: infiltração de água e corrosão no motor de partida fabricado pela Valeo.
O início das notificações aos proprietários está previsto para meados de novembro. A substituição do motor de partida será feita gratuitamente, como determina a legislação vigente, mas até lá, os proprietários devem redobrar a atenção.
Essa nova dor de cabeça para a BMW surge em um momento em que a marca tenta consolidar sua presença no mercado de veículos eletrificados e enfrentar uma concorrência cada vez mais agressiva.
A falha, ainda que relacionada a um componente específico, atinge a imagem da fabricante, que se vê forçada a lidar com mais um grande recall envolvendo múltiplos modelos e mercados.
Enquanto isso, a curiosa inclusão do Toyota Supra no recall mostra como os laços entre montadoras podem trazer vantagens técnicas — e também compartilhar os problemas.
Resta saber se o “evento térmico” vai se limitar ao motor de partida ou se vai esquentar ainda mais os bastidores da indústria automotiva.
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