Se alguém já estava desconfiado sobre a chegada de um carro elétrico da Tesla com preço de US$ 25.000, então, agora tem a certeza de que suas suspeitas tinham fundamento.
Elon Musk virou finalmente o balde de água com gelo sobre a cabeça das massas que estavam ansiosas por um Tesla de US$ 25.000, um valor que em real equivale hoje a R$ 142,2 mil.
Durante a apresentação dos resultados financeiros do terceiro trimestre, Musk justificou aos investidores: “Basicamente, não faz sentido ter um modelo convencional de US$ 25 mil. Seria estúpido. Seria completamente contrário ao que acreditamos”.
Apesar de não ter mais o alvo de US$ 25.000, como revelado em 2020, a Tesla terá um modelo barato e, que em realidade, será mais de um produto.
Sabe-se que este novo carro não será feito sobre a nova plataforma do Cybercab, que seriam derivados das versões antigas dos Model 3 e Y, de modo a custar menos. Suspeita-se até que sejam versões baratas destes…
Musk já teria antecipado que seria uma gama de carros baratos, mas eles não chegarão a custar US$ 25.000 e sim menos de US$ 30.000. Isso tirará a vantagem da Tesla diante dos concorrentes, mas não somente nos EUA.
Nos states, GM, Ford e Stellantis preparam carros elétricos na faixa dos US$ 25.000, o que ainda parece duvidoso, dados os custos mais elevados nos EUA e também do tamanho das plataformas envolvidas.
Seja como for, a Tesla terá problemas na Europa e China com esses carros na faixa dos US$ 30.000, já que os europeus trabalham com preços em subcompactos baratos na casa dos € 20.000 e os chineses estão a dominar os valores bem acima.
Na própria China, a guerra de preços deve forçar a Tesla a mudar de posição ou se preparar para estagnação nas vendas, já que as marcas locais avançam em carros elétricos cada vez mais baratos e sofisticados, comprometendo as vendas de estrangeiras.
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