
O Ford Fiesta atual está com os dias contados, mas isso não significa que o nome irá morrer assim tão facilmente, já que fontes dizem que a montadora americana e o fabricante alemão Volkswagen formaram um empreendimento “muito bem-sucedido”.
A informação vem do site britânico Auto Express, que diz que a Ford quer ampliar a gama de carros elétricos com base na plataforma modular MEB da Volkswagen na Europa.
A revista cita Martin Sander, chefe de vendas e marketing da Volkswagen, disse que a parceria com a Ford está “muito, muito, muito bem-sucedida” e que “não quer descartar que existam oportunidades futuras para compartilhar tecnologia novamente.

Ex-funcionário da Ford Europa, Sander sugere que outros produtos da Ford poderão existir a partir da MEB e, nesse caso, o primeiro deles seria o Fiesta Electric.
Todavia, o caso acima não estaria relacionado com a MEB padrão que sustenta os modelos Explorer e Capri, mas a base MEB-Entry, a mesma que sustentará os modelos ID.1 e ID.2 da Volkswagen.
Como se sabe, essa variante da plataforma modular da VW tem motor elétrico dianteiro e suspensão traseira por eixo de torção, mais simples e barata.
Se pensarmos num portfólio inteligente da Ford Europa com a MEB-Entry, poderíamos contemplar não só um Novo Fiesta, mas também num Novo Ka, este baseado na versão do ID.1 da VW.

Para irmos além, embora a Volkswagen não tenha relatado, a próxima geração do Caddy com base na MEB-Entry poderia também sustentar o próximo Tourneo Connect.
Uma ampliação ainda caberia para o próximo Puma e quem sabe um retorno do EcoSport como um SUV elétrico compacto correspondente ao irmão já citado.
A Ford se recusou a comentar, mas disse que “está confiante em sua capacidade de competir nos segmentos certos”.
Com o congelamento de novos projetos de carros elétricos baratos nos EUA, a parceria com a VW pode salvar a lavoura da Ford.
[Projeção: Theophilus Chin]

Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!