Um simples parafuso solto que pode causar incêndio faz Toyota chamar mais de 55 mil carros para recall

toyota corolla cross xrx avaliação na (50)
toyota corolla cross xrx avaliação na (50)

Em tempos de carros cada vez mais sofisticados, até um único parafuso mal apertado pode colocar todo o sistema em risco.

É o que acaba de acontecer com a Toyota , que anunciou um recall de mais de 55 mil veículos híbridos por causa de uma falha aparentemente banal, mas com potencial perigoso.

O problema está no inversor, componente que gerencia o fluxo de energia do sistema híbrido, e que pode apresentar falha por conta de um parafuso mal apertado na montagem.

Segundo a NHTSA (Administração Nacional de Segurança no Tráfego Rodoviário), o torque inadequado pode comprometer o contato elétrico da peça.

Veja também

Na prática, isso pode acionar luzes de alerta no painel, reduzir a potência do carro e, em casos extremos, levar à perda total da força motriz ou até provocar incêndio.

toyota corolla cross xrx avaliação na (43)
toyota corolla cross xrx avaliação na (43)

Os modelos afetados são o Camry Hybrid 2025-2026, com mais de 51 mil unidades envolvidas, e o Corolla Cross Hybrid 2026, com cerca de 3.700 exemplares.

Ambos utilizam inversores fabricados pela Denso, em sua planta no Tennessee, nos Estados Unidos.

Embora os motores a combustão sejam diferentes — 2.5 litros e até 235 cv no Camry, 2.0 litros e 199 cv no Corolla Cross — o componente afetado é comum a ambos.

Até o momento, a Toyota afirma que não há registros de acidentes ou feridos relacionados à falha, mas admite ter recebido 34 relatórios técnicos internos e 15 solicitações de garantia.

O conserto, no entanto, ainda está em fase de definição: a montadora informa que os donos serão avisados assim que o reparo estiver disponível.

toyota camry 2025 eua (2)
toyota camry 2025 eua (2)

A solução prevista é a inspeção do inversor e o reaperto ou substituição do parafuso, sem custo para os proprietários.

Este é mais um exemplo de como a tecnologia embarcada nos carros modernos aumenta não só a eficiência, mas também a complexidade dos sistemas.

Basta uma peça de alguns milímetros fora da especificação para colocar em risco a segurança e a confiabilidade de um veículo inteiro.

A falha também reacende a atenção sobre a cadeia de fornecimento: neste caso, a responsabilidade recai sobre a Denso, tradicional parceira da Toyota.

Enquanto os motoristas aguardam o chamado oficial para o recall, resta o alívio de que o problema foi identificado a tempo, sem vítimas.

Mas o episódio serve como alerta: em carros híbridos e elétricos, até o menor detalhe pode ter grandes consequências.

📣 Compartilhe esta notíciaX FacebookWhatsAppLinkedInPinterest
📨 Receba um email com as principais Notícias Automotivas do diaReceber emails
📲 Receba as notícias do Notícias Automotivas em tempo real!Canal do WhatsAppCanal do Telegram
Siga nosso site no Google Notícias
noticias
Autor: Eber do Carmo

Fundador do Notícias Automotivas, com atuação por três décadas no segmento automotivo, tem 20 anos de experiência como jornalista automotivo no Notícias Automotivas, desde que criou o site em 2005. Anteriormente trabalhou em empresas automotivas, nos segmentos de personalização e áudio.


formulario noticias por email

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.