No mundo inteiro, ainda há espaço para carros compactos que sabem exatamente o que são. E o Suzuki Alto é um desses exemplos.
O pequeno hatch japonês, queridinho nas cidades do Japão, acaba de receber uma leve atualização para a linha 2025, com mudanças discretas no visual e ganhos importantes em eficiência de combustível.
Quase quatro anos após a estreia da nona geração, o facelift chega sem grandes revoluções, mas com refinamentos que fazem diferença.
A frente do carro foi redesenhada com uma nova grade que lembra um bigode, além de tomadas de ar remodeladas que acompanham um para-choque com contornos mais suaves.
Na traseira, a principal novidade é um discreto spoiler no teto, conferindo um toque extra de esportividade.
As mudanças externas também trouxeram ganhos funcionais. Segundo a Suzuki, as alterações melhoraram a aerodinâmica do carro, o que colaborou para a redução no consumo.
O motor continua sendo o mesmo 660 cc, disponível em versões aspirada ou com sistema híbrido leve.
E é justamente nessa versão híbrida que estão os melhores números. A economia de combustível no ciclo WLTC chega a 28,2 km/l, o que equivale a 3,55 litros a cada 100 km ou impressionantes 66,3 milhas por galão.
Com isso, o Alto se consagra como o mini carro a gasolina mais eficiente do Japão.
Vale lembrar que essa versão japonesa não tem relação direta com o Suzuki Alto vendido na Índia, embora compartilhem o nome.
O modelo nipônico mede apenas 3,39 metros de comprimento e ganhou novas opções de cores para a linha 2025, incluindo um inédito tom Terracotta Pink Metallic e variações em dois tons, como o Foggy Blue Pearl Metallic com teto em azul escuro.
Por dentro, o Alto continua com sua proposta simples de quatro lugares, mas traz algumas atualizações interessantes.
A central multimídia de 7 polegadas agora é compatível com o sistema Suzuki Connect, permitindo controle remoto do ar-condicionado por meio de aplicativo no celular.
Na versão Hybrid X, topo de linha, o modelo recebe volante revestido em couro legítimo e maçanetas cromadas. Por outro lado, a versão básica segue com rodas de aço e painel sem tela.
No quesito segurança, o Alto agora conta com o pacote Dual Sensor Brake Support II, alerta de saída de faixa e aviso de partida de veículo à frente em semáforos.
O novo Suzuki Alto já está disponível para encomenda no Japão. Os preços começam em 1.142.900 ienes, o equivalente a cerca de R$ 42 mil, para a versão mais simples com tração dianteira.
Já o modelo mais caro, híbrido com tração nas quatro rodas, chega a 1.639.000 ienes, ou aproximadamente R$ 60 mil. Uma prova de que eficiência, praticidade e preço justo ainda têm espaço no mercado.
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