Única unidade de EV que a GM vendeu em 1997 está sendo restaurada por Youtuber

gm ev1 youtuber
gm ev1 youtuber

Um dos carros mais polêmicos e simbólicos da história automotiva acaba de ganhar uma nova chance: o General Motors EV1, elétrico pioneiro dos anos 90, será restaurado por um canal do YouTube depois de décadas abandonado.

A unidade em questão, um modelo de 1997 da primeira geração, foi arrematada em leilão na Geórgia por US$ 104 mil (cerca de R$ 520 mil), e agora está nas mãos do canal Electrek Garage, que promete devolver ao carro sua glória perdida.

Esse EV1 teve uma vida conturbada. Inicialmente entregue por leasing a um morador do Colorado, o carro passou boa parte do tempo indo e voltando para manutenção até ser tomado de volta pela GM , que o desativou e doou para a Clark Atlanta University.

Lá, ficou esquecido e deteriorado por anos — até ser resgatado por colecionadores e restauradores.

Veja também

A raridade do projeto não está apenas em sua condição, mas no fato de que a maioria dos EV1 foi destruída pela própria GM no início dos anos 2000, como parte de um controverso processo de eliminação dos elétricos da marca.

Os poucos sobreviventes foram doados com peças removidas, cláusulas de uso restrito e proibição expressa de serem consertados.

Can We Fix This EV1? | 1997 GM EV1 Restoration

Felizmente, essas restrições não se aplicam mais aos novos donos.

A unidade adquirida pelo Electrek Garage está longe de ser apenas um carro antigo: é um pedaço de história automotiva que quase foi apagada.

Mas o estado atual é desafiador. O para-brisa está quebrado, o porta-malas de fibra de vidro foi danificado em uma tentativa de arrombamento e o interior sofre com mofo e ferrugem, causados pela exposição à umidade.

Além disso, como parte da “desativação” feita pela GM, o carro teve sua bateria original e módulos eletrônicos removidos.

A proposta de restauração não visa apenas recuperar o visual original do EV1, mas melhorar seu desempenho com tecnologia moderna.

A bateria de chumbo-ácido original — que rendia modestos 125 km de autonomia — será substituída por um novo conjunto de células de lítio-ferro-fosfato, com previsão de alcance superior a 320 km por carga.

Outras peças-chave já estão sendo recuperadas. O módulo de controle da tração foi substituído, e uma base de carregamento indutivo do Chevrolet S10 Electric — que compartilha componentes com o EV1 — está pronta para ser instalada.

Declan, responsável pelo projeto, estima que o EV1 esteja em funcionamento em até um ano, justamente a tempo de comemorar 30 anos desde que o primeiro exemplar foi entregue por leasing ao público.

Trata-se de um projeto ambicioso, mas com forte valor simbólico: reviver o carro que representava o futuro elétrico antes de ser cancelado por interesses comerciais.

A restauração do EV1 serve como lembrança de como a indústria, por vezes, sabota suas próprias inovações — e como a paixão de entusiastas pode reverter decisões que pareciam definitivas.

Enquanto muitos esperam que o futuro venha das montadoras, às vezes ele precisa ser resgatado da história — peça por peça, fio por fio.

📣 Compartilhe esta notíciaX FacebookWhatsAppLinkedInPinterest
📨 Receba um email com as principais Notícias Automotivas do diaReceber emails
📲 Receba as notícias do Notícias Automotivas em tempo real!Entre agora em nossos canais e não perca nenhuma novidade:

Canal do WhatsAppCanal do Telegram
Siga nosso site no Google Notícias
noticias
Autor: Eber do Carmo

Fundador do Notícias Automotivas, com atuação por três décadas no segmento automotivo, tem 20 anos de experiência como jornalista automotivo no Notícias Automotivas, desde que criou o site em 2005. Anteriormente trabalhou em empresas automotivas, nos segmentos de personalização e áudio.


formulario noticias por email

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.