O hidrogênio verde é considerado o combustível do futuro, mas já está movendo tecnologias que veremos nas próximas décadas, como os automóveis, que não emitirão poluentes usando o produto.
De Foz de Iguaçu, Paraná, universitários do Grupo Cataratas de Eficiência Energética (GCEE) se destacam na Shell Eco-marathon Brasil.
A equipe, formada por acadêmicos da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) e da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA), participam da maratona de 27 a 30 de agosto, no Pier Mauá, Rio de Janeiro, ajudando na criação de soluções e tecnologias em energia limpa.
Com disputas nas categorias Etanol, Gasolina, Bateria Elétrica e Hidrogênio, a Shell Eco-marathon Brasil tem como proposta completar o percurso com maior eficiência energética (menor consumo).
Nesta edição de 2024, a maratona recebe equipes de estudantes de várias cidades do Brasil e de países como Bolívia, Colômbia, México e Peru.
A equipe de Foz do Iguaçu, que conta com 22 universitários dos cursos de Engenharia Elétrica, Mecânica, Energia e Ciência da Computação, leva para a maratona dois protótipos de veículos, um deles movido a bateria elétrica e o outro 100% com hidrogênio verde.
A construção dos carros ocorreu nos laboratórios do Itaipu Parquetec, por meio de um Projeto de Extensão do Centro de Engenharias e Ciências Exatas (CECE) da Unioeste, iniciado em 2009, que segue ao logo dos anos evoluindo no desenvolvimento dos projetos.
O hidrogênio verde, fonte do combustível do veículo desenvolvido pelo Grupo Cataratas de Eficiência Energética, é produzido na Planta Experimental do Itaipu Parquetec, implementada em 2011 para o desenvolvimento de tecnologias aplicadas à produção, armazenamento e conversão do hidrogênio.
Além de contar com toda a infraestrutura de equipamentos para a produção, armazenamento e aplicação do hidrogênio verde, o Parquetec também possui experiência técnica para apoiar pesquisas e projetos inovadores e sustentáveis para a integração na matriz energética do país.
Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!