
Em 2013, os hipercarros multimilionários eram uma raridade no mercado, bem diferente da realidade atual, onde cada vez mais jovens bilionários alimentam a demanda por esses veículos exclusivos.
Naquele ano, a Lamborghini apresentou o Veneno Coupe no então prestigiado Salão de Genebra, trazendo um conjunto tecnológico impressionante para a época – e um design tão extremo que virou seu maior chamariz.
Agora, uma das três unidades produzidas está à venda por incríveis 13,9 milhões de dólares.

Quando foi lançado, o Lamborghini Veneno custava cerca de 4 milhões de dólares. Apenas uma década depois, seu preço mais do que triplicou, e com a extinção gradual dos motores V12 naturalmente aspirados, esse valor só deve continuar subindo.
Mas será que vale tudo isso?
Apesar de ser um dos modelos mais radicais da marca italiana, o Veneno foi construído sobre a plataforma do Aventador, que, embora icônico, não era o supercarro mais avançado de sua época.

O motor V12 de 6.5 litros foi levemente aprimorado para gerar 740 cv – um aumento em relação aos 691 cv do Aventador convencional –, mas ainda assim manteve o câmbio ISR de 7 marchas, conhecido por ser pouco refinado.
Para um colecionador, isso pode não ser um problema, mas para quem quer realmente dirigir o carro, não seria a experiência mais prazerosa.
Essa unidade específica do Veneno tem apenas 127 milhas rodadas, ou seja, praticamente nunca saiu da garagem. Seu design exagerado, assinado por Filippo Perini e Michele Tinazzo, parece um carro de corrida de Le Mans adaptado para as ruas.

Se, naquela época, a Lamborghini apostava nesse conceito futurista, hoje o Aston Martin Valkyrie seria o herdeiro natural dessa filosofia, com um carro que realmente ganhou uma versão de competição.
Se por algum motivo alguém quiser financiar esse Lamborghini Veneno, existe uma opção de pagamento parcelado. O valor estimado da prestação mensal é de absurdos 231.695 dólares por 72 meses, com um pagamento inicial de 1,39 milhão e uma taxa de juros de 9,99% ao ano.

Quem quiser algo um pouco mais “barato”, um Veneno Roadster – versão conversível limitada a 9 unidades – está à venda por aproximadamente 9,5 milhões de dólares.
Seja para rodar ou apenas para expor como peça de coleção, uma coisa é certa: o Veneno não só manteve seu status de exclusividade como se transformou em um dos investimentos mais valiosos do mundo automotivo.


Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!