
Enquanto o recém-revelado Ferrari 296 Speciale atrai olhares e manchetes, há uma joia muito mais rara prestes a ir a leilão que pode ofuscar qualquer lançamento moderno: um exclusivo Ferrari F40, convertido para especificações Competizione no final dos anos 1990.
O modelo vai a leilão no prestigiado Concorso d’Eleganza Villa d’Este, no dia 25 de maio, e deve ultrapassar os US$ 2,6 milhões — com estimativas chegando até US$ 3,1 milhões.
Fabricado originalmente como um F40 de rua em março de 1989, este exemplar (chassi número 80369) passou por uma transformação meticulosa para se aproximar das especificações da versão F40 LM, feita por encomenda de seu então proprietário.

Apenas 19 F40 LM foram produzidos pela especializada Michelotto, mas cerca de 27 unidades ao redor do mundo foram posteriormente convertidas por terceiros.
Essa raridade eleva consideravelmente o valor do carro, que supera com folga os US$ 1,4 milhão pagos por um F40 padrão há poucos anos.
Este F40 começou sua vida nas ruas de Roma, com pintura Rosso Corsa e interior Stoffa Vigogna.

Em 1994, foi para o Reino Unido, onde seu novo proprietário contratou a empresa britânica Specialised Cars para realizar a conversão inspirada no modelo de competição que disputava o campeonato BPR Global GT Series.
A transformação incluiu faróis fixos sob lentes de Lexan (adeus, faróis retráteis!), para-choque dianteiro com splitter mais pronunciado, entradas de ar ampliadas e um novo aerofólio de alta carga.
O coração do carro também foi retrabalhado. O motor V8 biturbo de 2,9 litros saltou dos 478 cv originais para 648 cv, com 76 kgfm de torque.

A receita incluiu turbocompressores maiores, sistema de escapamento esportivo, intercoolers personalizados, novo sistema de combustível e melhorias em suspensão e freios.
Além de ser uma raridade pela conversão Competizione, este F40 tem um diferencial ainda mais incomum: ele correu oficialmente.
Em 2000, foi inscrito no campeonato British GT, enfrentando rivais como o Porsche 911 Turbo e o Dodge Viper GTS-R.

Apesar de não ter tido grande sucesso em pista — com o melhor resultado sendo um modesto 16º lugar e vários problemas de confiabilidade — o carro sobreviveu sem acidentes e voltou para a Itália em 2002, onde permanece em uma coleção privada.
Quem arrematar o F40 também levará um pacote de peças de reposição digno de uma escuderia: conjuntos de rodas Speedline, um capô dianteiro e traseiro sobressalentes, além de um bloco de motor extra.
Toda a documentação de propriedade também está inclusa — algo valorizadíssimo no universo dos carros clássicos de altíssimo padrão.

Se o novo Ferrari 296 Speciale representa o ápice da engenharia atual da marca, este F40 Competizione é o retrato cru e visceral de uma era dourada da Ferrari, quando emoção e brutalidade eram ingredientes essenciais.
Um pedaço da história que, em maio, pode mudar de garagem — desde que o comprador leve consigo mais de US$ 3 milhões.


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