Enquanto um Porsche 911 Carrera 2025 custa a partir de US$ 128 mil lá nos Estados Unidos, um carrinho antigo com motor traseiro, dois volumes e tração traseira — mas com apenas 24 cv — foi arrematado por quase o mesmo valor.
E não, não se trata de outro esportivo alemão: estamos falando de um Volkswagen Fusca 1952, com janela traseira dividida e aparência extremamente simples, que foi vendido por US$ 95.959 em um leilão no site Bring a Trailer.
O valor, equivalente a aproximadamente R$ 530 mil, mostra como a raridade e a nostalgia podem transformar um carro simples em um item de colecionador extremo.
O modelo em questão é uma versão europeia do Fusca, do tipo “Standard”, que ao contrário dos modelos “Deluxe” vendidos nos Estados Unidos na época, não trazia praticamente nenhum cromado.
Para quem olha rápido, parece até uma restauração minimalista moderna, com para-choques, frisos, maçanetas e molduras dos faróis pintadas na cor da carroceria.
O carro não exibe logotipos ou emblemas, o que o torna ainda mais visualmente limpo e discreto.
Mas o que realmente chamou atenção dos entusiastas foi o conjunto mecânico. Esse Fusca conta com o motor original 1.131 cm³, com apenas 24 cv, acoplado a um câmbio manual de quatro marchas sem sincronização — ou seja, exige habilidade para trocar marchas sem arranhar.
A suspensão traseira é do tipo eixo oscilante (“swing axle”), famosa por seu comportamento instável em curvas, e os freios, pasmem, são acionados por cabo, não por sistema hidráulico.
Outro charme do modelo são os indicadores de direção, feitos por braços mecânicos (conhecidos como “bananinhas”) que saltam da coluna B, em vez de piscar com lâmpadas, como em carros mais modernos.
As rodas de 16 polegadas também são características exclusivas dos primeiros Fuscas. O item mais icônico, no entanto, é a janela traseira bipartida, presente apenas nos modelos produzidos antes de 1953.
Especialistas em Volkswagens refrigerados a ar que acompanharam o leilão comentaram que o carro restaurado, embora belíssimo, possui alguns componentes não originais, o que tornaria sua restauração completa ainda mais cara.
Mesmo assim, o valor alcançado no leilão parece ter sido mais impulsionado pela raridade e pelo estado de conservação do que por correções históricas milimétricas.
Independentemente da precisão histórica, é difícil imaginar gastar quase US$ 100 mil em um Fusca de apenas 24 cv.
Mas o caso comprova que, no mundo dos carros clássicos, paixão e exclusividade às vezes pesam mais do que potência e tecnologia.
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