master
Os mercados de ônibus elétricos no Brasil e Argentina estão crescendo e o interesse de fabricantes asiáticos, especialmente chineses, é alto, dado que utilizam essencialmente a tecnologia de baterias de fosfato de ferro.
Apesar de ambos terem bases industriais importantes para produção local de ônibus elétricos, isso não foi suficiente para dar a atratividade de atuar na região para uma empresa de Taiwan.
Então, o único caminho é o Paraguai, onde a empresa Master Transportation Bus Manufacturing Ltd apresentou o projeto para fabricação de ônibus elétricos com investimento de US$ 30 milhões no país vizinho.
Lorena Méndez, Vice-Ministra da Indústria, e Javier Giménez, Ministro da Indústria e Comércio, revelaram os detalhes do projeto, que contempla o investimento citado e a geração de 2.000 a 2.500 empregos, além do benefício de um número considerável de fornecedores locais.
Com o equivalente a R$ 150 milhões, a Master aproveita a boa relação entre os dois países, já que o Paraguai é um dos poucos países que reconhecem oficialmente o governo de Taiwan e sua presença como nação soberana.
A Master ainda não divulgou o local da fábrica, mas Cidade de Leste, junto da fronteira com Argentina e Brasil, é a cidade mais cogitada para receber o empreendimento.
Além da Master, o Paraguai pode atrair a atenção de empresas sul-coreanas, dada a relação entre os dois países, mas a ideia seria produzir peças e componentes para produzir para ônibus elétricos.
No Brasil, a decisão da cidade de São Paulo de comprar até 2.500 ônibus elétricos para o transporte público, alterou o segmento de veículos pesados, com montadoras como Mercedes-Benz, Eletra, Volvo, BYD e outras, se interessando pelo mercado.
O motivo é que São Paulo acabou influenciando outras cidades e capitais, fomentando assim um mercado antes inexistente e movendo investimentos para o desenvolvimento e também produção de tais veículos elétricos.
[Fonte: Governo do Paraguai]
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