Vão ser fabricados ônibus elétricos no Paraguai para alcançar Brasil e Argentina

master
master

Os mercados de ônibus elétricos no Brasil e Argentina estão crescendo e o interesse de fabricantes asiáticos, especialmente chineses, é alto, dado que utilizam essencialmente a tecnologia de baterias de fosfato de ferro.

Apesar de ambos terem bases industriais importantes para produção local de ônibus elétricos, isso não foi suficiente para dar a atratividade de atuar na região para uma empresa de Taiwan.

Então, o único caminho é o Paraguai, onde a empresa Master Transportation Bus Manufacturing Ltd apresentou o projeto para fabricação de ônibus elétricos com investimento de US$ 30 milhões no país vizinho.

Lorena Méndez, Vice-Ministra da Indústria, e Javier Giménez, Ministro da Indústria e Comércio, revelaram os detalhes do projeto, que contempla o investimento citado e a geração de 2.000 a 2.500 empregos, além do benefício de um número considerável de fornecedores locais.

Com o equivalente a R$ 150 milhões, a Master aproveita a boa relação entre os dois países, já que o Paraguai é um dos poucos países que reconhecem oficialmente o governo de Taiwan e sua presença como nação soberana.

A Master ainda não divulgou o local da fábrica, mas Cidade de Leste, junto da fronteira com Argentina e Brasil, é a cidade mais cogitada para receber o empreendimento.

Além da Master, o Paraguai pode atrair a atenção de empresas sul-coreanas, dada a relação entre os dois países, mas a ideia seria produzir peças e componentes para produzir para ônibus elétricos.

No Brasil, a decisão da cidade de São Paulo de comprar até 2.500 ônibus elétricos para o transporte público, alterou o segmento de veículos pesados, com montadoras como Mercedes-Benz, Eletra, Volvo, BYD e outras, se interessando pelo mercado.

O motivo é que São Paulo acabou influenciando outras cidades e capitais, fomentando assim um mercado antes inexistente e movendo investimentos para o desenvolvimento e também produção de tais veículos elétricos.

[Fonte: Governo do Paraguai]

google news2Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.


Últimas Notícias



unnamed
Autor: Ricardo de Oliveira

Com experiência de 27 anos, há 16 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook, X