Veja como um SUV movido a hidrogênio garante sobrevida ao motor V8

pininfarina namx huv 5
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Os motores grandes estão fadados à extinção com a eletrificação galopante que toma conta de alguns mercados, porém, algumas soluções estão querendo garantir que propulsores como o V8, continuem por mais tempo.

Esse é o caso do Pininfarina NamX HUV, um SUV híbrido que não usa a tecnologia que se esperaria nesse momento, ou seja, um V8 com um motor elétrico dentro de uma caixa de transmissão…

pininfarina namx huv 1
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Diferente de Audi, Porsche e outros que usam esse esquema, o NamX HUV usa o hidrogênio como forma de manter o V8 em dia com as prestações ao meio ambiente, mas num arranjo interessante.

No Pininfarina NamX HUV, um sistema de injeção de hidrogênio fica no próprio motor, tendo abaixo um V8 de alumínio com 6.2 litros e com queima 100% de hidrogênio, uma técnica que está sendo testada pela Toyota e que já foi polêmica no Brasil.

pininfarina namx huv 6
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Com mesmo volume de um V8 da GM, o NamX HUV terá duas versões de desempenho, com uma tendo 300 cavalos e outra 550 cavalos, indo assim de 0 a 100 km/h em 6,5 e 4,5 segundos, respectivamente.

O que mais se sabe sobre este SUV a hidrogênio da Pininfarina é que o NamX HUV de 300 cavalos alcança 190 km/h e o mais potente chega a 250 km/h. Todavia, num vídeo divulgado pela marca, a recarga do modelo é feita por cápsulas móveis.

pininfarina namx huv 3
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Trata-se de pequenos recipientes contendo hidrogênio, possivelmente em forma gasosa, retirados de uma estação de serviço e inserido em slots no próprio carro, de modo a abastecer o veículo, cuja autonomia não foi divulgada.

Essa pode ser a principal pedra no sapato do NamX HUV, que foca exclusivamente no uso de hidrogênio, porém, ao ouvir o ronco do V8, temos a impressão que o veículo precisará de muitas dessas cápsulas para ter um alcance razoável.

pininfarina namx huv 4
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Bom, aguardemos mais detalhes do NamX HUV, que promete revolucionar o mercado automotivo e tornar a Pininfarina uma referência no uso do hidrogênio como combustível.

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Autor: Ricardo de Oliveira

Com experiência de 27 anos, há 16 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook, X