
Ninguém esperava que a Ramcharger 2025 fosse mais pesada do que outras picapes elétricas, especialmente por conta de sua bateria menor. Pelo contrário, era razoável supor que ela poderia até ser um pouco mais leve.
Afinal, ela tem um motor V6 a gasolina sob o capô, mas sua bateria de 92 kWh é bem menor do que a de uma Ford F-150 Lightning, que conta com 131 kWh, ou mesmo a da Tesla Cybertruck, com 122 kWh.
A realidade, no entanto, é bem diferente. A Ramcharger pesa impressionantes 7.507 libras, cerca de 3.405 kg. Como isso é possível?
Para efeito de comparação, uma Ram 1500 Crew Cab equipada com o motor seis cilindros em linha biturbo de 3.0 litros pesa 2.615 kg. Isso significa que a Ramcharger é quase 816 kg, mais pesada do que a versão a gasolina.

Era esperado que houvesse uma grande diferença entre as duas, mas a situação fica ainda mais curiosa quando comparamos com outros modelos da indústria.
Uma Ford F-150 Lightning Platinum, com a maior bateria disponível, pesa 3.127 kg.
Já uma Tesla Cybertruck tri-motor, também com sua bateria mais robusta, chega a 3.129 kg. Isso significa que a Ramcharger está carregando o equivalente ao peso de uma Harley-Davidson extra o tempo todo.
Claro que há alguns fatores que explicam isso. A Ramcharger é a única das três que combina uma bateria com um motor a combustão e um tanque de combustível de 27 galões, ou 102 litros.

Além disso, segundo o engenheiro-chefe de propulsão da Ramcharger, Joe Tolkacz, o veículo ainda carrega mais de 450 kg, de bateria. E tudo isso precisa estar acomodado em uma estrutura que suporte tal peso.
A base da Ramcharger é a plataforma STLA Frame, estreando como o primeiro veículo de produção a utilizá-la. O próprio desempenho do veículo já sugere que a estrutura é extremamente robusta.
A Ramcharger tem capacidade de reboque de até 6.350 kg, e pode carregar uma carga útil máxima de 1.190 kg, o que exige um chassi excepcionalmente resistente.
A Ram afirma que o chassi da Ramcharger é 8 polegadas mais largo na seção central do que o da Ram 1500 convencional, além de ter trilhos de estrutura mais altos. Mais aço de alta resistência significa, inevitavelmente, mais peso.

Outro indício de que a Ramcharger é um verdadeiro tanque estava nas suas rodas. Entre as picapes eletrificadas já apresentadas, apenas a Ramcharger, a Ram 1500 REV e o GMC Hummer EV possuem rodas de oito parafusos, algo geralmente reservado para modelos heavy-duty, como a Ram 2500 e 3500.
Felizmente, a Ramcharger ainda não é tão pesada quanto o Hummer EV, que ultrapassa 4.100 kg.
Mas considerando que o peso da Ram 1500 REV ainda não foi revelado, as perspectivas não são animadoras para quem espera um elétrico mais leve.

Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!