
Hoje, se alguém te der um cheque em branco, dá pra sair de uma concessionária com uma Chevrolet Silverado 3500 capaz de rebocar nada menos que 16 toneladas.
Se quiser um pouco mais, a Ram 3500 segura 16.600 kg.
Mas se a ideia for puxar o mundo, a Ford Super Duty pode chegar a 18.100 kg com o pacote certo. Tudo isso com uma caminhonete que ainda entra num estacionamento de shopping.
Mas… por que, afinal, esses números viraram tão absurdos?

No início dos anos 2000, uma picape pesada americana rebocava no máximo 6.000 kg.
Então o que mudou? A resposta envolve tanto evolução técnica quanto mudanças no comportamento dos consumidores — especialmente os chamados “truck guys”, aqueles que juram precisar de mais capacidade mesmo se só rebocam um jet ski de fim de semana.
Hoje, trailers de viagem com cama king size e três eixos já beiram 9 toneladas. Barcos de luxo, motorhomes pesados e plataformas com múltiplos carros exigem cada vez mais das picapes.
Nick Cappa, porta-voz da Ram, foi direto: “Você compra uma picape com margem de sobra, porque nunca sabe quando vai resolver trazer um Dodge Viper do Arizona ou esquecer de esvaziar o tanque de esgoto do trailer antes de subir a serra.”

Outro fator é o uso comercial. Enquanto antes as duallys puxavam um trator ou máquina agrícola, hoje vemos caminhonetes carregando até quatro carros em trailers longos, todos com mais de 25 toneladas no total.
São motoristas independentes, os chamados “hot-shot truckers”, que chegam a rodar 600 mil km em menos de cinco anos.
Brian Rathsburg, da Ford, explicou que essa demanda impulsionou até os fabricantes de trailers, que agora fazem equipamentos maiores porque sabem que as picapes aguentam.

Ou seja, o ciclo se retroalimenta: mais picape, mais trailer, mais peso, mais torque.
Claro que alguém poderia dizer que um caminhão pesado, como um Volvo FH ou um Freightliner, faria isso com um braço nas costas. Mas não é a mesma coisa.
Eles são caros, difíceis de manobrar e não entram no drive-thru. Já uma Ram 3500 pode deixar o trailer no camping e passar direto no McDonald’s sem bater no limitador de altura.

No fundo, é tudo sobre confiança.
Os consumidores pagam caro — às vezes mais de US$ 100 mil — por picapes luxuosas, com bancos que massageiam, central multimídia do tamanho de uma TV e capacidade de rebocar mais do que vão usar. Mas saber que “poderiam” é o que conta.
Shad Balch, da Chevrolet, resumiu bem: “Ter mais capacidade dá confiança. Mesmo que você nunca rebocar 18 toneladas, saber que poderia torna tudo mais tranquilo.”

E como concluiu Cappa, da Ram: “Compre um caminhão que acompanhe o crescimento do seu império de brinquedos e equipamentos.”
No fim das contas, pode até parecer exagero, mas para muitos, é um exagero necessário. Ou pelo menos, justificável no papel.
[Fonte: The Drive]

Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!