Veja porque dá certo usar um celular para enxergar melhor a estrada – não que você deva fazer isso

para brisa celular 1
para brisa celular 1

Um vídeo viral feito na China está chamando a atenção para um assunto polêmico, o uso de celular durante a condução, mas nesse caso, não se trata exatamente de estar falando ao aparelho móvel.

No vídeo, num dia de tempestade – lembrando que o tufão Gaemi assola a China e muitos países do Sudeste Asiático – um motorista com um passageiro ao lado usa uma forma diferente de ver o que acontece à frente.

O passageiro coloca um celular diante do para-brisa, onde mal se pode ver o que acontece lá fora, diante da chuva torrencial, descobrindo assim que, na tela do dispositivo, pode-se ver muito melhor que usando os próprios olhos.

Lifehack moment when faced with low visibility during a storm
byu/AlimangoAbusar ininterestingasfuck

Como isso acontece? Bem, mas a luz é uma onda eletromagnética, o que significa que ela oscila em todas as direções. Segundo a física, essa luz giratória é chamada de luz não polarizada, pois não foi forçada em uma única direção.

Dessa forma, ela se torna polarizada quando atinge algo, que no caso é o vidro do para-brisa. Isso é visto como brilho que, em um corpo d’água, ocorre a dispersão de luz por uma infinidade de gotas de água de uma só vez durante uma tempestade.

Então, para resolver isso, reduzindo o ruído visual da luz polarizada, você precisa usar uma lente que foi polarizada — ou fabricada para deixar entrar apenas a luz viajando em uma única direção.

Esse é o caso da lente da câmera, projetada para filtrar essa luz e isso vem desde a famosa câmera fotográfica Polaroid. Num vídeo, uma lente polarizada revela como essa luz difusa pode ser concentrada e permitir que se tenha uma visão melhor.

Com isso, se torna possível ver a estrada num dia de tempestade muito melhor que ao olho nu, porém, recomenda-se não o fazer, uma vez que não se trata de um recurso previsto em lei ou autorizado.

Alguns carros possuem sistemas de visão noturna no cluster, garantindo que se tenha uma visão além do alcance visual no espectro infravermelho.

Mas, para filmar, pode, haja visto que alguns aplicativos, como o clássico Mobileye, permite fazer vídeos e fotos, usando-se um suporte para o smartphone. Chegará um dia em que os carros terão um para-brisa com vidro polarizado para se ver mais que os olhos permitem? Quem sabe…

 

google news2Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!

Na enquete anterior, 29% das respostas (254 pessoas) indicaram que acessam o NA algumas vezes por semana. 24% acessam todos os dias.

Agora, queremos saber: O que você acha do tempo de carregamento das páginas do nosso site? Usamos um sistema de CDN (rede de distribuição de conteúdo) da Amazon, que traz os dados do site a partir da capital mais próxima da sua casa.

.

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.




unnamed
Autor: Ricardo de Oliveira

Com experiência de 27 anos, há 16 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook, X