Velocímetro parou de funcionar, o que pode ser?

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Respeitar os limites de velocidade exige que o velocímetro esteja funcionando corretamente.

No entanto, alguns problemas podem acontecer e, nesse caso, o velocímetro deixa de funcionar.

Neste artigo, vamos falar de defeitos e suas causas no funcionamento do velocímetro.

Problema no sensor de velocidade

Um dos problemas que podem acontecer é um curto no relê do sensor de velocidade, que envia corrente positiva para o detector de movimento do veículo.

O fusível que protege o relê também pode estar queimado, geralmente sendo um fusível de 10 amperes.

O recomendável em um velocímetro eletrônico é procurar uma auto elétrica de confiança ou um estabelecimento especializado.

É importante saber que o sensor de velocidade é único e todos os outros sistemas que dependem dele para a leitura correta dos dados também ficarão comprometidos.

Algo comum que acontece se o velocímetro parou de funcionar é a alteração na mistura ar-combustível.

Como a injeção precisa de muitos dados, um deles sendo a velocidade, se ele não a tem, então a injeção passa a funcionar irregularmente. Sem saber em que velocidade o carro está, a injeção terá uma mistura ar-combustível como se o carro estivesse parado.

Em velocidade, o veículo terá rotação diferente daquela que a injeção interpreta. Dessa forma, o carro começará a engasgar e falhar por conta da alteração de mistura no motor.

Isso também eleva o consumo e reduz a vida útil do motor.

Quebrou o cabo?

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Como já citado anteriormente, alguns carros mais antigos ou bem simples possuem velocímetros mecânicos. Estes possuem uma engrenagem junto à roda, chamada de pinhão.

Esse componente é preso em outra engrenagem, ligada à um cabo de aço giratório. Quando o pinhão se desgasta, ele acaba impedindo a transferência de movimento da roda para o mostrador.

Sem lubrificação ou contaminado por agentes externos, o pinhão acaba quebrando.

Outro problema desse sistema é o cabo de conexão entre o pinhão e o marcador de velocidade. Ele gira dentro de um conduíte de proteção, que é flexível como o próprio cabo de aço.

Com o rompimento desse cabo, o velocímetro para de funcionar.

Nesse caso, se o carro tem injeção eletrônica, ele terá os mesmos problemas que ocorrem no velocímetro eletrônico. Da mesma forma, sem informação de velocidade, a injeção produzirá uma mistura ar-combustível pobre.

Isso significa mais combustível e menor desempenho, além de falhas, dificuldades na partida e oscilações.

Falando nisso, diferentemente do eletrônico, o velocímetro mecânico apresenta sintomas de que vai quebrar. Quando o pinhão ou o cabo está perto de se danificarem, haverá uma vibração no ponteiro do marcador de velocidade.

Essa vibração é um indicativo de que o medidor está com problemas.

Outra característica que aponta um defeito no marcador é um ruído no lado esquerdo do veículo. Quanto mais baixa a velocidade, maior será o ruído.

Por conta disso, o recomendado é buscar assistência de uma oficina especializada em velocímetros.

O conjunto de cabo e pinhão não é caro, ficando em torno de R$ 25,00, mas pode chegar a R$ 75,00 ou mais se for original. No caso do velocímetro eletromecânico, o preço é maior, variando de R$ 120,00 a R$ 400,00.

Caso outros mostradores parem de funcionar junto com o velocímetro, então outras causas estão envolvidas.

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    Autor: Ricardo de Oliveira

    Com experiência de 27 anos, há 16 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook, X