
O mercado de carros elétricos nos Estados Unidos vem se aquecendo, mas nem todos os modelos surfam essa onda com facilidade.
Um dos maiores tropeços recentes atende por um nome retrô, mas não conseguiu repetir o sucesso do passado.
Nos nove primeiros meses do ano, a Volkswagen emplacou apenas 2.469 unidades do ID. Buzz no mercado norte-americano, um número que o coloca como o modelo menos vendido da marca na região.
Com estoques acumulados e a virada de ano se aproximando, a marca alemã resolveu agir de forma agressiva para tentar limpar o pátio das concessionárias.
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A primeira cartada foi elevar o bônus oferecido ao consumidor final de US$ 2.500 para US$ 7.500, numa tentativa clara de atrair compradores antes de janeiro.

Esse bônus, introduzido como parte de uma ação de Black Friday, agora vale por tempo indeterminado, abrangendo todas as versões do modelo.
Além disso, há um incentivo separado de US$ 2.500 direcionado aos concessionários, o que, em tese, pode elevar o desconto total para US$ 10.000 — cerca de R$ 54 mil, na conversão direta.
No entanto, esse valor adicional depende de negociação: as lojas não são obrigadas a repassar o bônus ao cliente e podem optar por embolsá-lo.
Isso significa que quem estiver realmente interessado no ID. Buzz precisa estar disposto a pechinchar para garantir o maior abatimento possível.
A versão de entrada do ID. Buzz Pro S tem preço sugerido de US$ 59.995 nos EUA, fora os US$ 1.550 de frete, totalizando US$ 61.545, o que equivale a aproximadamente R$ 332 mil.

Com os incentivos aplicados, esse valor pode cair para US$ 51.545 — algo em torno de R$ 278 mil, já representando uma boa economia.
Mas o cenário fica ainda mais radical ao observar os anúncios publicados por concessionárias no Autotrader, site popular de vendas de veículos nos EUA.
Em Aurora, no Colorado, por exemplo, a Tynan’s Volkswagen anuncia três unidades 2025 do ID. Buzz Pro S por apenas US$ 36.695, o que equivale a cerca de R$ 198 mil — uma diferença de mais de R$ 130 mil em relação ao preço de tabela.
Esses veículos têm quilometragem mínima, com no máximo 15 milhas rodadas, o que evidencia o baixo giro do modelo.
Na Virgínia, a Karen Radley Volkswagen também queima estoque: duas unidades do ID. Buzz aparecem por US$ 45.195 (R$ 244 mil), com odômetro zerado.

O padrão se repete em diversas regiões do país, com dezenas de modelos Pro S sendo ofertados por menos de US$ 48.000 (cerca de R$ 259 mil).
Diante de tantas ofertas, fica evidente que o modelo não conseguiu conquistar o público americano como a Volkswagen previa.
Apesar do design nostálgico e da proposta inovadora, o ID. Buzz parece ter esbarrado em fatores como o alto preço inicial, concorrência acirrada e um mercado ainda em transição para os EVs.
A depender do comportamento do consumidor e da pressão por renovação de estoque, novos cortes de preço podem surgir nos próximos meses.
A grande dúvida é se mesmo com descontos tão agressivos o modelo conseguirá finalmente sair das prateleiras e ganhar as ruas dos EUA.
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