Vendas de carros elétricos chineses despencam na Europa após sobretaxa

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A sobretaxa da Comissão Europeia sobre os carros elétricos chineses surtiu efeito nas vendas do mês de julho no velho continente, onde a tarifa de importação de 10% recebeu um adicional que varia de 17% a 36%, fazendo os custos dos modelos importados da China, dispararem.

Com a Turquia aderindo também e com tarifa adicional de 40%, a União Europeia se blinda contra a entrada maciça de carros elétricos da China com preços mais baixos que os equivalentes fabricados no continente.

As marcas MG e BYD foram as mais afetadas com as sobretaxas, com quedas abaixo de 10,2% em julho de 2023, conforme publicado pela empresa de pesquisa Dataforce.

Segundo, a JATO Dynamics, a MG viu uma queda de 38% nas vendas europeias em julho em relação ao ano anterior, e uma queda ainda maior de 60% em relação a junho.

A Dataforce disse que as marcas chinesas venderam 14.000 veículos elétricos na Europa em julho, abaixo dos mais de 23.000 em junho, e um declínio de 9,7% em relação a julho de 2023.

Matthias Schmidt, analista automotivo independente baseado na Alemanha, disse que as montadoras chinesas correram para cumprir o prazo das tarifas.

Depois da MG, a BYD dobrou sua presença europeia em julho em relação ao ano anterior, embora a maior montadora da China tenha registrado uma queda sequencial de 5,5%, segundo a JATO.

Na Europa, a demanda geral por veículos elétricos continuou a enfraquecer depois que a Alemanha, o maior mercado automobilístico da Europa, removeu os incentivos no final do ano passado.

As montadoras chinesas e suas contrapartes europeias que importam carros elétricos para a União Europeia estão se ajustando à introdução das novas tarifas de 5 de julho, que aumentaram as taxas sobre veículos elétricos fabricados na China para até 48%.

Em alguns países, como Bélgica e Dinamarca, ainda vigoram incentivos fiscais para elétricos, enquanto o Reino Unido aumentou seus gastos com a eletrificação do mercado.

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Autor: Ricardo de Oliveira

Com experiência de 27 anos, há 16 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook, X