A sobretaxa da Comissão Europeia sobre os carros elétricos chineses surtiu efeito nas vendas do mês de julho no velho continente, onde a tarifa de importação de 10% recebeu um adicional que varia de 17% a 36%, fazendo os custos dos modelos importados da China, dispararem.
Com a Turquia aderindo também e com tarifa adicional de 40%, a União Europeia se blinda contra a entrada maciça de carros elétricos da China com preços mais baixos que os equivalentes fabricados no continente.
As marcas MG e BYD foram as mais afetadas com as sobretaxas, com quedas abaixo de 10,2% em julho de 2023, conforme publicado pela empresa de pesquisa Dataforce.
Segundo, a JATO Dynamics, a MG viu uma queda de 38% nas vendas europeias em julho em relação ao ano anterior, e uma queda ainda maior de 60% em relação a junho.
A Dataforce disse que as marcas chinesas venderam 14.000 veículos elétricos na Europa em julho, abaixo dos mais de 23.000 em junho, e um declínio de 9,7% em relação a julho de 2023.
Matthias Schmidt, analista automotivo independente baseado na Alemanha, disse que as montadoras chinesas correram para cumprir o prazo das tarifas.
Depois da MG, a BYD dobrou sua presença europeia em julho em relação ao ano anterior, embora a maior montadora da China tenha registrado uma queda sequencial de 5,5%, segundo a JATO.
Em alguns países, como Bélgica e Dinamarca, ainda vigoram incentivos fiscais para elétricos, enquanto o Reino Unido aumentou seus gastos com a eletrificação do mercado.
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