Vendas de minicarros dobram na França, mas preocupações aumentam à medida que mais acidentes graves ocorrem com este tipo de veículo

ligier myli 2025 1
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Nós os consideramos como minicarros ou até microcarros, mas na França e outros países da Europa, são categorizados como quadriciclos, embora estejam muito além do que entendemos aqui pelo termo.

Na França, o reino dos quadriciclos, normalmente conhecidos como os carros isentos de licença de direção ou carro de adolescentes, as vendas dobram no país no período entre 2019 e 2024.

Marcas como Aixam, Ligier, Renault e Citroën, entre outras, exploram bem esse mercado na França, onde são limitados em velocidade de 45 km/h e precisam cumprir algumas regras.

Mesmo sendo essencialmente urbanos, eles podem, por exemplo, ser movidos a diesel, algo impensável em lugares como o Brasil, por exemplo. Em Portugal, por exemplo, são conhecidos como carros de “reformados” ou aposentados.

Na França, jovens a partir dos 14 anos já podem dirigir um quadriciclo, que agora também já é oferecido com propulsão 100%, tendo ainda outra categoria a partir dos 16 anos e com limite de 90 km/h.

Embora não sejam exatamente baratos, com exceção do Citroën Ami, que parte de € 7.999, os quadriciclos estão preocupando os franceses, em especial os parisienses.

O motivo é um aumento considerável nos acidentes envolvendo estes tipos de veículos pequenos, porém, pior que isso é a gravidade dos ferimentos, já que tais carros não possuem o mesmo nível de proteção de veículos maiores.

citroen ami de volta (2)
citroen ami de volta (2)

Em 2024, só na França, ocorreram 51.058 acidentes com ferimentos, levando a 3.193 mortes em todo o país, só que envolvendo quadriciclos, a soma é pequena, de apenas 445 acidentes com ferimentos, mas que levaram a 34 das quais eram os usuários desses quadriciclos.

Na média nacional francesa, os acidentes com mortes representam 1 fatalidade a cada 16 acidentes com ferimentos, enquanto os quadriciclos chega a 1 óbito a cada 12 acidentes.

Deve-se lembrar que a França tem uam frota de 50 milhões de veículos, sendo 39 milhões de particulares, com 68% das mortes ocorrendo fora de zonas urbanas, o que intensifica a preocupação com os quadriciclos.

Testes do Euro NCAP também revelam as limitações de segurança desses pequenos carros, que muitas vezes custam bem acima de € 20.000… Seria bom o Brasil regulamentar esse tipo de carro aqui, mesmo sem diesel?

[Fonte: L’Argus ]



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Autor: Ricardo de Oliveira

Com experiência de 27 anos, há 16 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook, X