Vendas do elétrico Porsche Taycan estão fraquíssimas, com queda de 50% apenas em 2024

porsche taycan turbo s 2024 avaliação na (48)
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O Porsche Taycan, o primeiro modelo totalmente elétrico da marca, está passando por uma fase muito ruim no mercado mundial.

(Confira aqui nossa avaliação do Taycan )

Nos primeiros nove meses de 2024, as entregas globais do sedã elétrico caíram pela metade em relação ao mesmo período de 2023, com uma queda de 35% apenas nos Estados Unidos, segundo novos dados divulgados pela montadora.

Parte dessa queda nas vendas pode ser atribuída à mudança de modelo. A Porsche revelou uma versão atualizada do Taycan na primavera, trazendo melhorias na autonomia e desempenho, mas com poucas alterações visuais.

Além disso, é possível que alguns compradores tenham optado pelo novo Macan elétrico, que acaba de ser lançado. No entanto, o principal problema para a Porsche – e para outras marcas ocidentais – tem sido o colapso do mercado chinês, que afeta diretamente as vendas.

porsche taycan turbo s 2024 avaliação na (50)
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Entre janeiro e setembro de 2024, a Porsche registrou uma queda de 7% em suas vendas globais, totalizando 226.026 unidades entregues, em comparação com 242.722 no mesmo período de 2023.

A América do Norte, tradicionalmente o principal mercado da marca, apresentou uma queda de 5% nas vendas, enquanto a Europa viu um leve aumento de 1%.

O mercado chinês, no entanto, foi o mais atingido, com uma redução alarmante de 29%, o que coloca o país, que antes liderava as vendas da Porsche, agora em terceiro lugar, atrás dos EUA e da Europa.

O Taycan foi o modelo menos popular da marca no período, com apenas 14.042 unidades vendidas, superado até pela envelhecida série 718.

porsche taycan turbo s 2024 avaliação na (35)
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A Panamera, modelo a combustão equivalente ao Taycan, também sofreu uma queda de 20% nas vendas, somando 21.506 unidades. A Porsche atribui essas quedas às mudanças de modelo e à situação difícil no mercado chinês.

A situação também foi difícil para o Macan, cujas vendas globais caíram 21%, totalizando 55.000 unidades.

No entanto, a linha 911 registrou um crescimento de 2% nas vendas, alcançando 39.744 unidades no mundo todo, enquanto os modelos 718 Boxster e Cayman cresceram 10%, impulsionados pela corrida dos clientes europeus para adquirir o modelo a combustão antes que ele seja descontinuado devido às regras de cibersegurança da União Europeia.

Por outro lado, o grande responsável por evitar que o período de janeiro a setembro fosse um desastre total para a Porsche foi o Cayenne.

O SUV, renovado no final de 2023 com uma linha que inclui um modelo S com motor V8 em vez do antigo V6, viu suas vendas crescerem 21%, atingindo 77.686 unidades, tornando-se o modelo mais vendido da marca por uma grande margem.

A queda acentuada nas vendas do Taycan levanta a questão: o que a Porsche pode fazer para reverter esse cenário? Algumas possibilidades incluem a introdução de uma versão de entrada mais acessível, um redesenho mais radical ou até mesmo novas tecnologias que atraiam um público mais amplo.

Dado que o Taycan foi um modelo revolucionário para a Porsche, a montadora certamente buscará maneiras de revitalizar o interesse por seu sedã elétrico, especialmente num mercado onde a concorrência está cada vez mais acirrada.

No entanto, o desafio não se limita apenas ao Taycan. O mercado chinês, que anteriormente era a principal força motriz para as vendas globais, agora representa um grande ponto de interrogação para a Porsche e outras marcas ocidentais.

A queda nas vendas nesse mercado não afeta apenas os modelos elétricos, mas toda a linha de produtos, e será crucial para a Porsche encontrar uma maneira de recuperar terreno na região.

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Autor: Eber do Carmo

Fundador do Notícias Automotivas, com atuação por três décadas no segmento automotivo, tem 18 anos de experiência como jornalista automotivo no Notícias Automotivas, desde que criou o site em 2005. Anteriormente trabalhou em empresas automotivas, nos segmentos de personalização e áudio.