
A fábrica de motores da Toyota, localizada em Porto Feliz, no interior de São Paulo, foi atingida por um vendaval que provocou inúmeros danos na instalação industrial que fica às margens da rodovia Marechal Rondon, a SP-300.
Segundo a Defesa Civil de Porto Feliz, os ventos que atingiram a região com rajadas de 90 km/h e, conforme relatos, a ventania arrancou o telhado da empresa, danificando a parte interna da fábrica, que possui um maquinário complexo para produção de motores.
Também ocorreram danos fora da planta, com o arremesso de veículos e destruíção de alguns bens da empresa, que até o momento não se manifestou sobre os danos ocorridos na planta, relatados pelos funcionários da mesma.
Espera-se que até amanhã (23) a Toyota faça um comunicado com a situação real da planta, essencial para manter a produção de veículos nas demais fábricas da empresa no Estado, como a unidade de Indaiatuba, que faz o Corolla, assim como na principal, localizada em Sorocaba.
Veja também
Esta última faz os modelos Corolla Cross e até pouco tempo, também o Yaris, mas agora inicia a produção do Yaris Cross e, no próximo ano, com a fabricação do Corolla, que será transferido de Indaiatuba.
A fábrica da Toyota em Porto Feliz é uma unidade construída há alguns anos com processo industrial moderno e detém a mais tecnologia de ponta na produção entre as plantas da Toyota no mundo.
A Toyota investiu R$ 580 milhões (18 bilhões de ienes) na planta paulista e é a primeira da fabricante japonesa a produzir propulsores na América Latina, inaugurando um capítulo de suas operações na região, com capacidade para 108 mil unidades por ano.
Com cerca de 700 funcionários, a fábrica da Toyota produz os motores 1.5 litro e também os 2.0 litros, além do propulsor 1.8 litro do sistema híbrido flex usado nos Corolla e Corolla Cross, porém, em breve, iniciará a fabricação do motor 1.5 litro com tecnologia híbrida flex.
📲 Receba as notícias do Notícias Automotivas em tempo real!Entre agora em nossos canais e não perca nenhuma novidade:
✅ Canal do WhatsApp📡 Canal do Telegram
📰 Siga nosso site no Google Notícias