Vendendo mais até que o BYD Dolphin Mini, este EV faz sucesso e é o mais vendido da China este ano

geely xing yuan (3)
geely xing yuan (3)

A liderança do mercado automotivo chinês em 2025 tem um novo protagonista — e não é nenhum modelo da Tesla nem da BYD.

O carro mais vendido da China , somando elétricos e modelos a combustão no primeiro semestre do ano, foi o Geely Xingyuan, também conhecido como “Star Wish”.

Com preços a partir de 69.800 yuans (aproximadamente R$ 49 mil), o compacto elétrico da Geely ultrapassou os tradicionais campeões de venda e assumiu o topo do ranking.

geely xing yuan (4)
geely xing yuan (4)

De acordo com o portal chinês Yiche , a Geely vendeu cerca de 205 mil unidades do Xingyuan até junho. O BYD Seagull (o nosso Dolphin Mini), que até então brigava cabeça a cabeça com o Tesla Model Y pela liderança entre os EVs, ficou em segundo lugar com 174.912 unidades.

Já o SUV elétrico da Tesla ficou em terceiro, com 171.491 carros vendidos no mesmo período.

O sucesso do Xingyuan não é por acaso. O modelo da Geely oferece duas versões de bateria LFP fabricadas pela CATL, uma de 30,12 kWh e outra de 40,16 kWh.

geely xing yuan (1)
geely xing yuan (1)

A primeira garante autonomia de até 310 km (ciclo CLTC), enquanto a segunda chega a 410 km. Mesmo com especificações modestas, o conjunto é mais do que suficiente para o uso urbano — e o preço acessível conquista o consumidor de forma decisiva.

Mesmo com a derrota, a BYD Seagull não fez feio. Foram quase 30 mil unidades vendidas por mês, o que a mantém como uma das referências do segmento.

Para manter a competitividade, a BYD reduziu novamente os preços do Seagull em 2025, oferecendo o modelo básico por 55.800 yuans (aproximadamente R$ 39 mil).

geely xing yuan (2)
geely xing yuan (2)

Outros modelos que aparecem no top 5 de vendas incluem o Wuling Hongguang MINI EV, com 171.046 unidades, e o BYD Qin PLUS, com 163.603.

Outro destaque é o Xiaomi SU7, que mesmo com produção limitada já alcançou mais de 155 mil unidades vendidas e tem se mantido com uma média mensal acima de 20 mil desde outubro.

A Tesla, por sua vez, segue liderando o segmento premium com o Model Y, mas sente a pressão.

geely xing yuan (5)
geely xing yuan (5)

A ascensão do SU7 da Xiaomi e a explosão dos modelos mais baratos da Geely e da BYD mostram que o consumidor chinês está cada vez mais atento ao custo-benefício, especialmente no segmento de entrada.

Com a disputa acirrada e novos lançamentos a caminho, o segundo semestre promete ainda mais movimentação nesse que é o maior mercado de carros elétricos do planeta.

A guerra pelo topo mal começou, e os compactos acessíveis parecem estar em clara vantagem.

geely xing yuan (6)
geely xing yuan (6)


Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!
formulario noticias por email

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.



noticias
Autor: Eber do Carmo

Fundador do Notícias Automotivas, com atuação por três décadas no segmento automotivo, tem 20 anos de experiência como jornalista automotivo no Notícias Automotivas, desde que criou o site em 2005. Anteriormente trabalhou em empresas automotivas, nos segmentos de personalização e áudio.