Ventura: raro esportivo fora-de-série brasileiro está à venda nos EUA

lautomobile ventura 1989 1
lautomobile ventura 1989 1

O passado automotivo do Brasil é muito rico em história, mas nem todas são lembradas pelo público e, em alguns casos, mesmo os mais velhos talvez tenha até esquecido de alguns personagens, especialmente dos chamados fora-de-série.

Um dos capítulos do grande livro da história automobilística do país foi contada não por brasileiros, mas por dois argentinos… Hoje, essa página quase esquecida de um passado rico, nos traz de volta uma marca indelével de nosso peculiar mercado.

lautomobile ventura 1989 2
lautomobile ventura 1989 2

Na falta de mais marcas, além das grandes montadoras, o Brasil fez surgir muitos pequenos fabricantes de carros especiais, de produção, muitas vezes artesanal e outros até mesmo industriais. Um deles hoje traz de volta essa fase, mas não aqui e sim na cidade de Encinitas, Califórnia.

Lá, tão distante da metrópole paulista, onde em 1975, Claudio Campuzzano e Guillermo Pardo, fundaram a L’Automobile Distribuidora de Veículos Ltda., um Ventura está sendo oferecido pelo site de vendas Bing a Trailer .

lautomobile ventura 1989 3
lautomobile ventura 1989 3

Desconhecido da geração atual de brasileiros, o L’Automobile Ventura 1989 do anúncio conta a história da marca de argentinos que fez kit cars, que podiam ser montados em casa, tanto no Brasil quanto no exterior, tendo sido fabricado regularmente entre 1978 e 1983.

Em tom de amarelo, o L’Automobile Ventura 1989 reunia elementos estéticos que remetiam desde o Alfa Romeo GTV até o Dodge Polara, apoiando-se em um chassi de Volkswagen com motor boxer plano 1600 da Variant II ou EA827 1.6 à água do Passat , que chegava a 84 cavalos.

lautomobile ventura 1989 4
lautomobile ventura 1989 4

No exemplar oferecido nos EUA, o motor plano está presente, assim como bancos esportivos em tecido, acabamento do painel em vinil, instrumentação VDO e Cronomac, rodas de magnésio aros 13 polegadas na frente e 14 polegadas atrás, com pneus Bridgestone Potenza 185/70 e 205/70, respectivamente.

Em bom estado, o L’Automobile Ventura 1989 tem ainda muitos detalhes revelados no anúncio, onde o lance atual é de meros US$ 666 ou R$ 3,6 mil. Trata-se de um preço tão baixo por um carro tão rico em história no Brasil.

lautomobile ventura 1989 7
lautomobile ventura 1989 7

Fechada no início dos anos 90, a mais argentina das marcas brasileiras sucumbiu à modernidade dos importados. Restaram apenas as lembranças e os poucos carros, como este Ventura que se espera ir para a mão de um amante de carros. Alguém se habilita?

L’Automobile Ventura 1989 – Galeria de fotos

google news2Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!
Categorias EUA

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.




unnamed
Autor: Ricardo de Oliveira

Com experiência de 27 anos, há 16 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook, X