A entrada de uma nova marca no competitivo mercado europeu é uma aposta ousada, mas parece que a executiva Stella Li, vice-presidente da BYD, não tem dúvidas sobre o sucesso da Denza no continente.
Durante o lançamento da marca no Milan Design Week, Li afirmou com entusiasmo que o novo Z9 GT é “dez vezes melhor” do que qualquer concorrente das marcas premium alemãs — incluindo Mercedes-Benz, BMW, Audi e até mesmo a Porsche.
Criada originalmente como uma joint venture entre a BYD e a Daimler, a Denza hoje opera sob controle exclusivo da montadora chinesa.
E agora, ela se prepara para mirar justamente na ex-parceira Mercedes, lançando produtos de luxo com preço mais competitivo e tecnologia avançada.
O Z9 GT será o primeiro modelo da marca a chegar à Europa e promete causar impacto.
Com linhas elegantes e proporções inspiradas no Porsche Panamera, o Z9 GT é um shooting brake esportivo desenhado por Wolfgang Egger, ex-designer da Alfa Romeo e Lamborghini.
Na versão 100% elétrica, ele conta com três motores que entregam 952 cv de potência. Já a opção híbrida plug-in combina um motor 2.0 turbo com dois elétricos, somando impressionantes 858 cv.
Mas o que a BYD quer mesmo destacar é o pacote tecnológico. Segundo Li, o Z9 GT será capaz de manobras inusitadas como “crab walk” — movimentação lateral semelhante à de um caranguejo — além de drifts em câmera lenta para facilitar estacionamento e manobras em espaços apertados.
“Temos recursos que nenhuma marca tradicional oferece. Design sofisticado, desempenho impressionante e tecnologia surpreendente. Os consumidores vão notar isso imediatamente”, disse a executiva à revista Car Magazine.
Outra vantagem será o preço. Enquanto rivais como o Porsche Panamera Sport Turismo e Taycan Cross Turismo custam a partir de 1 milhão de yuans (cerca de R$ 700 mil) na China, o Denza Z9 GT é oferecido entre 334 mil e 414 mil yuans — o equivalente a R$ 235 mil a R$ 290 mil.
Isso representa uma economia gigantesca sem, ao menos na promessa, abrir mão de desempenho ou luxo.
A estratégia da Denza é clara: entregar mais por menos, com foco em tecnologia e um atendimento ao cliente que, segundo Li, será superior ao oferecido pelas marcas estabelecidas.
Com uma proposta que une performance de supercarro, design europeu e preço acessível, a marca chinesa pretende abocanhar uma fatia considerável do mercado premium europeu — e, ao que tudo indica, está disposta a fazer barulho para isso.

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