Vice-presidente de software da GM continua acreditando piamente que o sistema próprio da marca, Ultifi, é melhor do que Apple Carplay e Android Auto

equinox plus interior 3
equinox plus interior 3

A decisão da General Motors de abandonar o Apple CarPlay e o Android Auto em favor de um sistema exclusivo, chamado Ultifi, gerou discussões acaloradas entre consumidores e fãs de tecnologia.

Baris Centinok, vice-presidente sênior de software e serviços da GM, que lidera a área de software em todos os carros da montadora, afirmou recentemente em entrevista ao podcast Decoder , do site The Verge, que está convencido de que essa escolha foi a melhor.

Curiosamente, Centinok trabalhou na Apple por uma década antes de ingressar na GM , o que torna sua defesa do novo sistema ainda mais notável.

Centinok destacou que o sistema Ultifi oferece uma integração mais profunda e personalizada com os veículos da marca, algo que ele acredita ser impossível ao depender de soluções externas, como o CarPlay.

Para ele, o objetivo da GM não é apenas entregar telas com funções básicas de espelhamento, mas sim construir uma experiência digital completa e coerente que ofereça funcionalidades inovadoras e específicas de cada modelo.

blazer rs 5
blazer rs 5

“Não estamos vendendo dispositivos com simples monitores; não somos uma empresa de telas,” afirmou.

O executivo admite que chegou à GM depois que a decisão de eliminar o CarPlay e o Android Auto já havia sido tomada, mas reforça que sistemas de espelhamento de smartphones parecem “limitados” quando comparados à experiência digital imersiva e sofisticada que a GM quer proporcionar.

Ao falar sobre a transição para o Ultifi, Centinok exemplificou o que considera inconveniências do espelhamento:

“Imagine estar rebocando na estrada e precisar trocar para uma interface totalmente diferente só para escolher um podcast. Depois voltar para o sistema de rebocagem. Ou, então, ao utilizar o Super Cruise, ter que lidar com uma navegação que não interage diretamente com o carro,” explicou.

Quanto às críticas de que o sistema próprio poderia ser um meio para GM manter controle sobre as receitas de assinaturas, Centinok afirma que o foco principal é proporcionar uma excelente experiência ao usuário.

Contudo, ele reconhece que os consumidores podem se interessar por serviços adicionais, como o próprio Super Cruise, que oferece funções de direção autônoma. A montadora também explora “algumas oportunidades” em entretenimento e até jogos, mas esses recursos são vistos como complementares e não prioritários.

Apesar das promessas, muitos usuários estão divididos. Para alguns, a decisão de não contar com o CarPlay e o Android Auto nos veículos GM limita a conectividade que muitos motoristas já apreciam, como o uso de aplicativos favoritos de navegação e streaming de música diretamente das interfaces de seus smartphones.

Já outros acreditam que o Ultifi pode abrir um novo caminho na experiência digital automotiva, com um sistema mais integrado e capaz de evoluir conforme as inovações tecnológicas.

A aposta da GM em um sistema próprio reflete um desejo da montadora de controlar todos os aspectos da interação digital dos motoristas com o veículo, algo que Centinok acredita ser mais vantajoso no longo prazo.

No entanto, resta ver como os consumidores reagirão à ausência de sistemas que já se tornaram populares e se a promessa de uma experiência “vertical e harmoniosa” com o Ultifi será realmente capaz de superar a comodidade dos sistemas de espelhamento de smartphones.

google news2Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!
Categorias GM

Na enquete anterior, 29% das respostas (254 pessoas) indicaram que acessam o NA algumas vezes por semana. 24% acessam todos os dias.

Agora, queremos saber: O que você acha do tempo de carregamento das páginas do nosso site? Usamos um sistema de CDN (rede de distribuição de conteúdo) da Amazon, que traz os dados do site a partir da capital mais próxima da sua casa.

.

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.




Autor: Eber do Carmo

Fundador do Notícias Automotivas, com atuação por três décadas no segmento automotivo, tem 18 anos de experiência como jornalista automotivo no Notícias Automotivas, desde que criou o site em 2005. Anteriormente trabalhou em empresas automotivas, nos segmentos de personalização e áudio.